A Consulta.
Miguel chega para sua primeira consulta a um psicólogo.
- Bom dia, Doutor.
- Bom dia, meu jovem. Sente-se e fala-me de você.
- De mim tem na minha ficha, Doutor. Mas eu to com uns probleminhas que andam me importunando a cabeça.
- Então fique à vontade para me apresentá-los.
- Ta. Olha, eu já vi pessoas sendo tragadas pela terra, pessoas sendo cuspidas da terra. Já vi mulheres fazendo partos na beira de um buraco, arremessando seus filhos dentro dele e jogando a terra em cima como os felinos fazem com suas fezes.
- Por que fizeram isto?
- Porque passaram todo o período de gravidez com um cachimbo, muito tabaco e muito crack em uso. Porque muitas delas já tiveram de esconder seus “monstros” da imprensa e porque delas já ceifara-se tudo, menos o miserável fôlego de vida. Porque elas sabem que seu destino será semelhante ao ocorrido com a Cida.
-Jovem, o que você tem a ver com isso e... (profundos suspiros) o que houve com esta tal de Cida.
- Eu vi a Cida sendo totalmente amarrada com as pernas bem abertas. Deitaram-na no chão, um garoto de uns quatorze anos enfiou em sua vagina a metade de um revólver e com a outra metade fez seis disparos.
- Ela devia drogas a ele, certo?
- Não Doutor, eles eram namorados. Ciúmes bobos dele, sabe...
Ninguém deve drogas a traficante, não. Mas dinheiro... Em dez anos eu vi setenta e seis pessoas morrerem, entre meninas e meninos de doze e senhores e senhoras de mais de setenta anos. Um de cada vez. Já vi devotos traírem seu deus e rebeldes recorrerem à Deus por esta causa. Já vi a morte sorrir enquanto a vida chorava, mas eu nunca vi o sol deixar de brilhar. Montanhas se transformarem em abismos na inconformidade de mães de ter que velar um corpo fedendo a resina de droga quando há tão pouco sentiam o cheiro suave de um bebê a se alimentar em seu colo, mas eu nunca vi o sol deixar de brilhar. A dor de uma pessoa com quatro dentes totalmente podres doendo todos de uma vez... chutou um poste por desespero e quebrou três dedos, não podia ser ajudada porque receava de ter que cumprir uma pena. Tudo e todos sendo levados pro SPC da vida, no “Super Peso de Consciência” onde as dívidas são perdoadas pelos céus e por si próprio, mas a cabeça continua à prêmio na lesada e incompreensiva sociedade. Contudo...
- ...Eu nunca vi o sol deixar de brilhar, certo jovem?
- Sim. Doutor.
-Vou perguntar de novo. Jovem, o que você tem a ver com isso?
- Nada não doutor. Não era o Senhor que estava lá para ver, certo?