Para que ler???

A leitura tem uma grande importância em vários sentidos, posso citar algumas aqui:

- Aprender.

- Tirar boas notas.

- Falar bem e escrever bem.

- Ser informado da realidade.

Esses são os motivos básicos da leitura, talvez me esqueci de 1 ou 2. Mas o motivo principal para se ler é o crescimento interno, como homem, como ser pensante, só se justifica ler se também se pensa, ler e decorar, ler e não aprender, ler e não refletir, é perder tempo. A leitura não pode ser uma obrigação e sim uma opção, aquele que reflete sobre o que lê, tem senso critico, capacidade de transmitir o conhecimento, aquele que apenas se importa com a nota da prova do professor de geografia ou história, ou qualquer outra matéria, não se preocupa em saber por que surgiu a primeira guerra mundial, não consegue associar a guerra à ganância do homem e a sua eterna vontade de ser igual a Deus, e também não entende por que os territórios são divididos, dividindo não apenas os territórios, mas também os homens criando assim guerras e conflitos pela posse das terras. Aquele que estuda só para saber, apenas se importa com datas, nomes e conceitos pré-determinados, e perde o maior tesouro da leitura o conhecimento...