A mente é universal

O nosso entendimento da natureza a partir do sistema cartesiano aplicado nos dá poucas informações sobre a vida no universo. Sabemos que a manifestação da vida é limitada pelo seu espaço físico, conhecemos também que temos a cadeia alimentar, que leva as criaturas a se alimentarem uma das outras para sobreviver.

Se partirmos da premissa que o corpo é o centro da vida, podemos ficar estarrecidos com a manifestação dela na terra, mas se compreendemos que a matéria é apenas o instrumento e que temos que aprender com ele algo para a nossa evolução espiritual, tudo fica mais fácil. Mas este entendimento liberta a alma dos paradigmas atuantes.

A mente é universal. Nós interagimos uns com os outros constantemente. Os pensamentos estão aí, presentes no que chamamos de inconsciente coletivo da humanidade e, atuam simultaneamente em todos os instrumentos individuais mentais, o cérebro. O pensar verdadeiro é muito mais do que receber e transmitir pensamentos.

Exatamente por isso o exercício do silêncio é tão importante, quando praticamo-lo em nosso dia a dia, deixamos de reproduzir automaticamente o pensamento reinante no ambiente e passamos a produzir, com um bom treino os nossos próprios pensamentos, atuando com propriedade no sistema físico-espiritual vigente no universo.