Ainda sobre o centésimo macaco

Alguns cientistas viram em uma ilha, alguns macacos que lavavam as suas raízes antes de comê-las, depois de algum tempo eles foram a outra ilha e nela todos símios lavavam as raízes antes de comê-las o que os levou a formar um axioma que diz que quando um número de criaturas de uma espécie age de uma forma, todas passam a fazer a mesma coisa.

Pensando desta forma é que eu me trabalho intensamente, na certeza de que se eu conseguir mudar em mim os comportamentos que abomino e mostrar para os outros aquilo que quero demonstrar posso promover uma imensa mudança no mundo, observando a vida, absorvendo dela o que tem de positivo e me trabalhando no sentido de expulsar o negativo de mim.

A certeza de que sou o epicentro do mundo que me cerca é que me faz agir como força transformadora da vida que interage comigo. Sou um micro universo em constante transformação e me aceito da forma como sou, acreditando que posso melhorar a cada momento me esforçando, curando em mim todas as mazelas e me abrindo para o novo que vem.

O pensar pode ser uma grande armadilha, quando a mente está despreparada para tal procedimento. É possivelmente mais importante ficar em silêncio corrigindo a forma da mente agir, do que deixá-la livre para pensar o que quer. O nosso trabalho no momento é o do construtor laborioso, toda a atenção no nosso mundo é necessária, para que haja crescimento.