Conto infantil: O Menino Mura e a Batalha de Itacoatiara: Uma Aventura Através do Tempo

Uma narrativa informátiva com uma linguagem simples e fictícia.

Em uma escola ribeirinha enfeitada pelos sons da floresta e pelo reflexo do Rio urubu na aldeia correnteza, vivia um menino chamado Mura. Seus olhos, como poças d'água escura, guardavam histórias incríveis que ouviu de seus avós, e sua voz ecoava a sabedoria da floresta.

Em uma tarde ensolarada, a sala de aula se transformou em um portal para o passado. Mura, com a empolgação de um contador de histórias, transportou seus colegas para o coração da Batalha de Itacoatiara, uma luta épica travada nas águas turbulentas do rio em frente a pequena e serena Itacoatiara.

"Imaginem canoas ágeis e ligeiras como flechas, desviando-se de balas e canhões," Mura narrava, gesticulando como se estivesse remando em meio à batalha. "Os guerreiros, usando a selva como escudo e o rio como caminho, enfrentaram navios muito maiores com bravura e inteligência."

Ana, com os olhos arregalados de admiração, questionou: "Mas Mura, como eles conseguiram vencer com apenas canoas e flechas contra navios tão poderosos?"

Mura sorriu, revelando a sabedoria dos seus ancestrais. "Eles conheciam o rio como a palma da sua mão, Ana. Usaram a correnteza a seu favor, surpreendendo o inimigo em táticas geniais, como contam os historiadores Frank Chaves e Francisco Gomes."

João, intrigado com a bravura dos guerreiros, perguntou: "E qual o segredo da vitória deles, Mura?"

Mura ponderou por um instante, buscando as palavras que melhor traduzissem a essência da batalha. "A força que os impulsionava ia além da bravura individual, João. Era a união, a garra de um povo que lutava por sua terra, por sua liberdade. Era o amor por Itacoatiara que guiava cada flecha, cada remada, cada estratégia."

A professora, comovida pela história, acompanhava a empolgação dos alunos. "Mura, você poderia recitar os versos que celebram essa batalha?"

Com a voz clara e forte, Mura recitou os versos que ecoavam a bravura dos seus ancestrais:

Nas águas de Itacoatiara,

Onde o rio e o céu se encontram,

Guerreiros bravos lutaram,

Com a força que os ventos contam.

Com canoas ágeis e ligeiras,

Desviaram de balas e canhões,

Na selva, encontraram maneiras,

De vencer com seus corações.

E assim a história foi tecida,

Com linhas de coragem e união,

Itacoatiara, terra querida,

Guarda em si essa grande lição.

A sala irrompeu em aplausos, contagiados pela bravura e engenhosidade dos guerreiros. Mura sorriu, feliz por compartilhar um capítulo importante da história que moldou sua terra natal.

Mais do que uma simples batalha, Itacoatiara se tornou um símbolo da força do povo, da capacidade de superar desafios com união e inteligência. Uma história que Mura compartilhou com seus colegas, inspirando-os a valorizar suas raízes e lutar por um futuro ainda mais grandioso.

Para saber mais sobre a Batalha de Itacoatiara:

A Batalha Naval de Itacoatiara: [https://www.franciscogomesdasilva.com.br/a-batalha-naval-de-itacoatiara/](https://www.franciscogomesdasilva.com.br/a-batalha-naval-de-itacoatiara/)

* **Os 80 anos da Batalha Naval:** [https://medium.com/@franciscogomessilva/os-80-anos-da-batalha-naval-75ee87b6431b](https://medium.com/@franciscogomessilva/os-80-anos-da-batalha-naval-75ee87b6431b)

Joilson Remanso
Enviado por Joilson Remanso em 26/04/2024
Código do texto: T8050225
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.