A MONTANHA DO TOURO

Não muitos anos atrás, quando as pessoas do interior ainda sentiam muito temor ao avistarem um raro avião sobrevoando as noites e piscando suas luzes em meio às estrelas ou o luar, havia uma misteriosa montanha conhecida como a Montanha do Touro, situada a razoável distância da à época provinciana cidade nordestina chamada Mossoró.

Lá, diziam os mais antigos atemorizados, vivia um enorme e furioso touro que não permitia a entrada de ninguém em sua montanha e quem se atrevesse a desafia-lo certamente jamais voltaria para contar a história, simplesmente desaparecia para sempre. Certamente morto pelo touro selvagem. Todos, por óbvio, tinham medo de se aproximar nem mesmo pela adjacências da misteriosa montanha do touro.

Essa lenda, se inventada ou não, ultrapassou os anos e perdurou na memória dos mais velhos e das novas gerações, fazendo com que o lugar permanecesse intocável e sombrio. Certo dia, porém, um determinado morador se questionou sobre a longevidade do famigerado bovino e chegou à conclusão que se ele realmente existiu é claro que já tinha morrido, afinal de contas nenhum ser vivo é imortal. E decidiu ir até lá.

Armou-se de uma espingarda e um facão rabo de galo, cantil abastecido, carne seca, farinha e rapadura e, ainda que contrariando a opinião e os pedidos de amigos e familiares, foi ao encontro da famosa montanha. Para chegar nas imediações ele contratou um táxi, que o deixou a três quilômetros de seu objetivo. Todos os mossoroenses, em suspense, alguns rezando, outros balançando a cabeça conformados, ficaram aguardando o resultado daquela perigosa empreitada.

O taxista foi o último a ver o aventureiro vivo. Se ele voltaria ou não, se existia o tal touro dono da montanha ou fosse apenas folclore a população saberia quando ou se o corajoso homem retornasse. Os dias se passaram devagar e se foram, uma semana, dias, um mês, um ano. Não, o sujeito nunca mais voltou para casa. Até hoje não se sabe se ele realmente entrou no ambiente do touro, se somente borrou-se de medo ante o cenário intrigante da montanha e, envergonhado, resolveu desaparecer, nem se havia algum touro bravo naquela montanha de tantas histórias.

Gilbamar de Oliveira Bezerra
Enviado por Gilbamar de Oliveira Bezerra em 18/03/2024
Código do texto: T8022368
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.