SCARAMOUCHE... 80 ANOS DE VIDA

João Neri, conhecido como o lutador Scaramouche, carrega consigo uma história de superação e perseverança que transcende as décadas. Nascido em 1943, na pequena cidade de Pulador, distrito de Passo Fundo/RS, ele enfrentou desde cedo os desafios que a vida lhe impunha. O caçula entre cinco irmãos homens e duas irmãs, sua fragilidade física preocupou os médicos durante sua infância, chegando a ser desenganado por eles.

Contudo, João Neri não se deixou abater pelas limitações que lhe foram impostas. Desde os 15 anos, ele se dedicou incansavelmente ao esporte, desafiando as previsões pessimistas dos profissionais da saúde. Experimentou diversas modalidades, desde o boxe até a ginástica olímpica, do halterofilismo às lutas cênicas na televisão onde adotou o pseudônimo que o tornou famoso: Scaramouche. Mas a vida do esporte continuou, foi corredor de rua dos 70 até os 80 anos participando de 50 eventos sendo um deles em Miami nos Estados Unidos.

Mais do que competir, o objetivo de João sempre foi mergulhar na filosofia do esporte e fortalecer-se física e mentalmente. Enquanto completava 80 anos em 2023, uma mistura de sentimentos o invadia. Alegria por ter alcançado essa marca de vida, mas também uma profunda sensação de perda, ao notar a ausência de entes queridos que partiram antes dele.

Dos seis irmãos, apenas ele e sua irmã ainda caminhavam sobre a terra, carregando consigo as memórias e o legado da família. Mas, apesar das perdas, encontrava consolo na presença de sua esposa, companheira de mais de quatro décadas, e nas três filhas que o enchem de orgulho. Os netos, frutos do amor que construiu ao longo dos anos, tornaram-se sua razão de viver, preenchendo seus dias com alegria e esperança.

A paixão pelas motocicletas acompanha João desde os tempos de juventude, há mais de seis décadas. Nos fins de semana, ele parte em sua moto pelas estradas do interior do Rio Grande do Sul, em busca de aventura e liberdade. O vento no rosto e a paisagem que se desdobra diante de seus olhos são sua fonte de inspiração, renovando sua energia e alimentando sua alma.

Assim, João Neri, o lutador Scaramouche, segue sua jornada pela vida, enfrentando cada curva do destino com coragem e determinação. Sua história é um testemunho de que, mesmo diante dos desafios mais árduos, é possível encontrar força e significado na busca pela superação e pela felicidade.

Neri Satter – FEVEREIRO DE 2024    CONTOS DO SCARAMOUCHE

 

 

Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 18/02/2024
Reeditado em 18/02/2024
Código do texto: T8001836
Classificação de conteúdo: seguro