A vida para o professor Caraíba

No primeiro dia da semana, no mês de dezembro, numa tarde preguiçosa, sentado numa cadeira de balanço, no quintal da minha casa, com o canto dos pássaros ao fundo, lia um livro de Ciências Naturais, quando surgiu, bem na minha frente, o professor Caraíba, de barba longa, cabelo cor de algodão, calçando alpercatas de couro cru, calça jeans, camiseta regata e uma longa capa cor de ouro, parecendo um reizinho, e me disse:

“A vida é o nosso bem maior. Ela precisa ser vivida na sua máxima expressão: na arte, na cultura, na literatura, na filosofia, na poesia; comendo, bebendo, dançando, passeado, viajando, jogando, amando, lendo, estudando, mas, enfim, o importante é viver. Claro, viver sem culpa, sem preconceito, sem regras exageradas que diminuam a nossa máxima potencialização. A arte de viver consiste, na minha concepção, em ser livre. Fazer aquilo que se gosta, que se ama independentemente dos olhos e do julgamento dos outros. Acontece que, infelizmente, tem muita gente que não sabe aproveitá-la. Vive se metendo em confusão, em brigas, fumando, bebendo, usando drogas. Será que essas pessoas não entendem que a vida é bela mais frágil? Será que eles não pensam que o excesso é um erro fatal? Como são tolos os homens que pensam assim! Até o sexo exagerado é um erro. Os exercícios físicos em excesso é um erro, eles são causadores de doenças e não de saúde. O cuidado excessivo com a beleza também é um erro, causam doenças emocionais, entre elas o egoísmo e o narcisismo. A oração sem ação é um erro, tenho certeza que não agrada a Deus, é mecânica e sem vida. Até Deus sem humanidade é um erro, porque os seres humanos que agem assim pensam que são eternos e acabam morrendo tristemente. O trabalho sem férias é um erro, porque as pessoas tornam-se avarentas e acabam cometendo o pior dos pecados: a ganancia. A sabedoria da vida é o equilíbrio. Quem consegue controlar-se dominará o mundo. Não tem como escapar: os equilibrados dominaram o Planeta. Se passarmos por momentos difíceis nesta vida e passamos, como racismo, guerras, conflitos culturais, preconceito, violência, é culpa nossa, tão somente nossa, e não de Deus ou de qualquer outro Ser Superior que você venera ou adora. Mas o dia frio e cinzento se ilumina com o nosso sorriso. O sorriso agrada à vida. É a música da nossa alma. Não tem tristeza que resista diante de um sorriso. O filósofo alemão Nietzsche dizia que não poderia acreditar num deus que não soubesse dançar. Eu digo: eu não acredito num deus que não saiba sorrir. Sorria. Seja alegre. Não deixe a tristeza dominar a sua vida, o seu coração. O homem vitorioso está sempre com um sorriso no rosto e o coração alegre. Quem é alegre vive mais e melhor. Até a lua passa às noites procurando os que sorriem, porque, geralmente, são felizes. Quem não é feliz não é capaz de conquistar o paraíso. As estrelas brilham porque são felizes. Quem é feliz brilha, tanto no campo pessoal, no espiritual e na área profissional. Nunca deixe a tristeza ser maior que o seu sorriso. O mundo pode ser bem melhor quando estamos felizes. A felicidade não é uma conquista, um ponto de chegada, e sim um estilo de vida. Escreva na sua agenda, nas suas Redes Sociais, nos seus status, todos os dias: “Eu sou Feliz”. Para quem tem fé, nada é impossível. Nós somos maiores do que os nossos problemas. Quem se deixa abater pelos problemas não merece ser chamado de Ser Humano ou de Filho de Deus. O ser humano é capaz de coisas extraordinárias. O ser humano é tão poderoso que é capaz de voltar no tempo e corrigir os seus erros. Mais para que ele faça isso é necessário ter consciência do erro, de sua fragilidade. E quem tem? O que observamos hoje são pessoas arrogantes, prepotentes, que se acham superiores. Mas não. Ninguém é melhor do que ninguém. Somos iguais, em tudo. Nascemos, crescemos, nos reproduzimos — alguns — e morreremos todos. O que está errado? Pensarmos que somos eternos. Mas não. Tudo neste mundo acaba. E este é o sentimento mais genuíno que possuímos. É o sentimento que se tem ao ler um livro tão bom que se chega a não querer que acabe. Ou quando você assiste a um filme que você gostaria que durasse um pouco mais. A vida é assim, bela, no entanto, fugaz. Se não fosse assim, seria vida ou outra coisa?”.

Por fim, o professor Caraíba citou a Bíblia: “Vocês nem sabem o que acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa.” (Tiago 4:14)

P.S

Publicado originalmente em https://www.jcam.com.br/author/luis-lemos/

Luís Lemos
Enviado por Luís Lemos em 23/01/2024
Código do texto: T7982872
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.