80 ANOS VIVENDO HISTÓRIAS

Scaramouche, o contador de causos, é uma figura peculiar que viveu suas oito décadas com uma intensidade incomparável. Desde cedo, ele aprendeu que a vida é feita de histórias e que cada pessoa possui a sua própria narrativa para compartilhar. Mas foi aos 74 anos que uma nova página de sua vida começou a ser escrita, quando ele decidiu embarcar em uma jornada de duas rodas.

Com a determinação de um jovem aventureiro, Scaramouche mergulhou no mundo do ciclismo. Ele adquiriu todos os equipamentos necessários, desde o capacete de proteção até as roupas apropriadas, tornando-se um ciclista respeitável e experiente. O fato de ter iniciado essa prática em uma idade mais avançada não o impediu de abraçar essa paixão com entusiasmo.

Ao pedalar pelas ruas da cidade, Scaramouche não era apenas um ciclista, mas também um embaixador da vitalidade para os idosos ativos. Ele cumprimentava alegremente os companheiros de terceira idade que cruzavam seu caminho, demonstrando que a vida não para após uma certa idade, mas continua vibrante e cheia de oportunidades.

No entanto, a curiosidade de Scaramouche era uma característica que o impulsionava a conhecer a fundo as histórias que o rodeavam. Um dia, ele notou um homem caminhando com uma mochila, um cenário que se repetia com regularidade.Mas a repetição do mesmo trajeto gerou dúvidas em sua mente inquisitiva.

Determinado a descobrir mais, Scaramouche decidiu diminuir a velocidade de sua bicicleta e abordar o caminhante. Cumprimentaram-se de maneira amigável, e então Scaramouche, movido por sua inegável curiosidade, questionou sobre a mochila constante. O caminhante respondeu com calma, compartilhando que estava treinando para enfrentar os caminhos de Santiago a pé, uma jornada que levaria vários dias.

Essa troca de palavras serviu como mais um exemplo da filosofia de Scaramouche: tudo tem suas explicações e seus motivos. Ele compreendeu que, assim como suas pedaladas eram motivadas pelo prazer de explorar novos horizontes, o caminhante encontrava sua motivação no desafio de se preparar para a Caminhada de Compostela.

E assim, Scaramouche não apenas ampliou seu círculo de amigos, mas também colecionou histórias. Ele percebeu que cada pessoa tem sua própria jornada, suas razões e inspirações que impulsionam suas ações. Em meio às pedaladas e encontros, ele continuou a enriquecer sua coleção de causos, compartilhando as nuances e variedades que a vida tem a oferecer, independentemente da idade ou das circunstâncias.

Neri Satter – Agosto de 2023 CONTOS DO SCARAMOUCHE

 

Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 29/08/2023
Código do texto: T7873348
Classificação de conteúdo: seguro