Os Montes das Águas

Os Montes das Águas

Capítulo 8

Os anos passaram-se e já estávamos em 1920. Muita mudança houve na Europa e em Portugal. Na Europa tinha-se dado a Grande Guerra mundial, na qual muitos portugueses jovens foram combater ao lado da França. O Joaquim e o Bernardo, não foram para a guerra. Pois já não tinham idade para irem. Mas outros mais novos em Monchique e em Portugal foram para a grande guerra mundial de 1914. De onde muitos não mais voltaram às suas casas. Na Rússia tinha-se dado a revolução e o fim do czarismo. Agora a Rússia era Comunista. Em Portugal a monarquia também acabou. Depois de uma revolução implantou-se em 1910 a República. Mas o Comunismo em Portugal não se instituiu. A igreja católica inventou uma aparição em 1917, de Maria mãe de Jesus Cristo, que segundo dizem apareceu a três crianças, que dizem terem visto a "Nossa Senhora" de Fátima. Então isso foi como que um bloqueio à entrada do Comunismo em Portugal. A fé foi um entrave ao Comunismo.

No sitio de os Montes das Águas, assim se chamava as terras de Aníbal. Tudo mudou. Eram os Montes das Águas, por serem terras com muitas nascentes de águas. Onde haviam várias minas de águas nas terras de Aníbal. Das quais muitos regantes, tinham direito a essas águas. José Vieira ficou surdo e dedicou-se ao ofício de seu pai, fazer canastras e cestos de vime. Casou e já tem filhos. Joaquim foi morar para Monchique e tem o ofício de latoeiro. Vive com seu sogro. Tem um filho. Bernardo mora com o pai, nos Montes das Águas.Também casou e tem filhos, que Beatriz ajudou a criar. Bernardo cultiva as terras com o pai.

HelderDuarte
Enviado por HelderDuarte em 17/03/2023
Código do texto: T7742090
Classificação de conteúdo: seguro