Os Montes das Águas

Os Montes das Águas

Capítulo 7

Joaquim depois de algum tempo já gostava da escola, e já sabía ler e escrever. Era bom aluno. Beatriz não estava mais angustiada por ele, pois tudo estava a correr, pelo melhor. Na casa de Aníbal as coisas estavam indo bem. Aníbal era mais atencioso para sua mulher e para seus filhos. A vida sempre nos ensina a mudar, feliz aquele que muda de vida. As dificuldades da nossa existência fazem-nos mudar e ainda bem que assim é. Aníbal depois de ter visto a morte na sua frente, aprendeu alguma coisa. Certa noite Vinha ele no seu cavalo de uma viagem aos Casais, numa noite de tempestade em que o vento era forte, a chuva também. Quando vinha passando na estrada dos Casais, caiu um pinheiro com o forte vento que fazia. A árvore caiu exatamente em cima dele, deixando-o preso debaixo dela. O cavalo não ficou debaixo do pinheiro mas o seu dono ficou. Esteve desmaiado na estrada até vir a manhã. Mas há sempre um anjo da guarda, que Deus envia a favor dos eleitos para o seu reino. Ainda que muitos não acreditem. As sagradas escrituras dizem que Deus predestinou alguns para serem salvos. Enquanto que a outros Deus não lhes dá sentirem arrependimento. Melhor dizendo, Deus sabe quem são os que são dele. No entanto todos podem ser dele se tiverem arrependimento. O fato do homem ser salvo ou não isso depende de Deus, mas em grande parte do homem, que tem a responsabilidade de se arrepender dos seus pecados. Deus protegeu Aníbal neste acidente, porque ele sabía que Anibal vinha a arrepender-se depois. Assim logo pelo nascer do sol, mas numa manhã sem sol, ia um homem também no seu cavalo, para Marmelete para trabalhar na casa de um agricultor, durante uma semana.

Este homem era o pai do rapaz que tinha ficado surdo depois de cair do cavalo. Ia para Marmelete fazer cestos e canastras de vime, já que este era o seu trabalho. Quando viu aquele seu vizinho, debaixo do pinheiro, correu com o seu cavalo a galope e foi à Nave chamar ajuda. Por fim chegou um homem da família dos Medronho, que vivia no Monte Novo. Era esta família, formada por pessoas de bem e tinham muitos criados ao seu serviço. Veio este Medronho e trouxe uma das suas carroças e alguns servos. Cortaram o grande pinheiro e tiraram Anibal debaixo da árvore. Então o próprio senhor Medronho levou na sua carroça, Aníbal para um hospital que havia em Monchique. Felizmente Aníbal ficou bem, pois apenas desmaiou com o peso do pinheiro, mas logo recuperou. Mas desde esse dia do acidente, ele diz que esteve naquele dia numa viagem de arrebatamento em que viu o inferno e que Deus lhe falou para ele se arrepender dos seus pecados. Desde esse acidente Aníbal tornou- se Cristão e prometeu mudar de pensamento em relação a Deus. Agora já vai à missa com sua esposa. As coisas mudaram para bem. Felizmente este homem tornou-se de ateu a Crente.

HelderDuarte
Enviado por HelderDuarte em 17/03/2023
Código do texto: T7742088
Classificação de conteúdo: seguro