Os Montes das Águas

Estavam conversando, quando o Bernardo, também chegou a casa. Vinha muito triste a mãe deu logo por conta disso. Sabendo como era o filho, era fácil compreender que algo estava mal. Com uma voz calma, perguntou-lhe ao mesmo tempo em que se deslocava, para junto do filho com um gesto carinhoso:

- O que tens filho?

- Estou muito triste com o José Vieira. Acabei vir da casa dele. Desde que caiu do cavalo, recuperou fisicamente, mas está com um outro problema. Não ouve bem de ambos os ouvidos. Temos que falar perto dos ouvidos, para que ele entenda o que estamos dizendo.

- Ai sim! Mas isso pode passar! Já foram ao médico?

- Foram a um médico em Portimão, mas diz que não pode fazer mais nada! Voltando-se para Joaquim, diz-lhe:

- Olá mano! Gostaste da escola?

- Eu não. Só gostava era de ficar em casa amanhã!

- Mas tens que ir, vais ver que é muito bom andares na escola. Breatriz foi para a cozinha. Para fazer alguma coisa rápido para o almoço. Pensou que rápido mesmo só um tacho de papas de milho. Por isso começou a trabalhar nesse propósito. Foram para a mesa almoçar e para espanto de todos era papas para o almoço. O Joaquim disse logo para a mãe:

- Mãe eu não gosto de papas de milho!

- Nesta casa come-se te tudo o que é comida. Não há mais nada!

- Pois mas eu não gosto.

O pai do Joaquim disse:

- Papas é bom, dá força para trabalhar na terra.

- Eu vou para a escola, não vou trabalhar na terra. Eu sou uma criança e as crianças não trabalham nas terras.

- Olha meu filho com seis anos, já podias fazer alguma coisa. Por exemplo ceifar erva para😆 vacas. Beatriz interrompeu o diálogo, com uma oração. Pai amado abençoa estes alimentos e fortalece as nossas almas com a tua santa presença àmen.

Almoçaram, Aníbal foi dormir a sexta, Bernardo foi também dormir um pouco. Beatriz foi lavar a loiça, Joaquim foi a casa da senhora Alzira. O Carlinhos ia para a escola com ele se bem que a mãe não fora levá-lo à apresentação dos alunos, porque teve que ir ver a mãe que estava muito doente, mas na manhã seguinte ia estar na escola com o filho. Ficou em acordo que o Joaquim, ia para a escola com a senhora Alzira. A tarde estava quente, Aníbal aproveitou para continuar o seu trabalho com o feijão e a esposa, ainda foi passar a ferro durante toda a tarde.

Fim do capítulo 6

HelderDuarte
Enviado por HelderDuarte em 10/03/2023
Código do texto: T7736737
Classificação de conteúdo: seguro