Os Montes das Águas

Capítulo 4

Nesse estado de espera, ouviram o trotar do cavalo do Aníbal. Finalmente chegara... Foi pôr o cavalo na cavalariça e de seguida, foi colocar no celeiro, um pequeno saco de milho que conseguiu, trazer no cavalo.Trouxe também, café e um pacote de açúcar. Depois foi para a cozinha onde o esperavam para o jantar. Sentou-se à mesa. A esposa falou:

- Já tratámos do gado!

- Ainda bem. Alguma coisa têm que fazer!

- Pois é!... E tu chegas agora!

- Cala-te mulher que é melhor!

- Pois sim! É melhor comer as batatas e o bacalhau. Foi ainda tempo de fazer uma oração. Beatriz disse: "Agradecemos-te estes alimentos Senhor, para fortalecimento, do nosso corpo! Também te pedimos que alimentes a nossa alma com, o teu Santo Espirito" Amen ! Como católica que era Beatriz não tinha por hábito fazer longas rezas. Preferia falar usando palavras suas na oração. Terminada a refeição, Bernardo começou a ler um dos seus livros que comprara, na vila. O seu pai dava-lhe todas as semanas um certa quantia . Beatriz leu a Bilblia, pois sentia uma alegria muito grande ao ler a Bíblia. Sentia mais alegria em ler a Bíblia do que ir a missa. Ao ler a Bíblia começou a descobrir, que o que estava, neste livro não era praticado, na igreja. A igreja não fazia o que estava escrito nas sagradas escritruras. Aníbal foi ler um jornal, que trouxera de Monchique. Onde leu uma notícia das revoltas nas colónias, que o deixaram indignado. Pois ele achava que os negros eram um povo inferior e deveriam servir os brancos. E que deviam estar agradecidos aos Portugueses, que os foram descobrir. E que por isso tinham muita sorte em ter alguém como os portugueses que lhes foram ensinar, a comportarem-se como gente e não como selvagens. Joaquim já estava na cama. Depois de mais um pouco de tempo, toda a família foi para a cama.

HelderDuarte
Enviado por HelderDuarte em 03/03/2023
Reeditado em 03/03/2023
Código do texto: T7731563
Classificação de conteúdo: seguro