LEGADO É UMA VIAGEM

“Qual o legado do Senhor?”, pergunta um carcereiro endividado à Napoleão.

- A resposta cabe numa enciclopédia. São mais de dez anos de glória.

- Temos muito tempo, meu Imperador!

- Traga uma garrafa de Massougnes e reúna minha Guarda Pessoal que à noite irei passar alguns ensinamentos.

Durante a travessia dos Alpes Suíços em 1800, Napoleão mandou cortar troncos de carvalhos para fazer lenha e transportar as cangaias de seus muares. Essa madeira também foi empregada na confecção de barricas para fermentar e amadurecer sua vinícola. O vinho produzido servia para comemorar suas vitórias durante a era napoleônica.

Paradoxalmente, o conhaque 1805 Massougnes que fora produzido em alusão a Batalha de Trafalgar, batalha naval entre França e Espanha contra o Reino Unido. A marinha inglesa venceu e Bonaparte aprendeu uma lição: desistiu de invadir a Inglaterra e iniciou o bloqueio continental à Ilha. O “vinho queimado” que descia travando, clarificou sua mente e limpou sua garganta. Esse ritual metafísico de Napoleão, muito controverso, trazia uma mudança de atitude e percepção da realidade.

Uma garrafa desse líquido bicentenário já custou 200.000 dólares. Intitulado pela Forbes como a bebida mais cara do mundo. Os anônimos e bilionários que degustam do precioso líquido devem fazer uma viagem nesse legado. A terra ficou pequena para esses seres iluminados. Viajarão com o Livro de Urântia no colo e ficarão fascinados por outras constelações, povoarão a lua, Marte e os anéis de Saturno.

Deixemos de viajar e voltemos a outra ilha, meu terreno leitor.

- Comandante, nosso chefe quer passar alguns ensinamentos essa noite, disse o carcereiro ao Capitão, diretor da prisão de Elba.

- Excelente, temos que aprender a aprender. Qual o assunto mesmo?

- O legado dele.

- Poxa, achei que seria sobre liderança. Vou pedir a ele para mudar o tema.

“O senhor que sabe, vou avisar aos outros e preparar o local”, falou sumindo no horizonte.

“Minha continência, meu imperador,” disse o diretor à Napoleão, e foi entrando na cela com sua permissão acenando a cabeça.

- Diga meu jovem “capita”.

- Fiquei sabendo da palestra, gostaria que falasse sobre liderança.

- Não tenha pressa. Legado é o futuro da liderança.

- Como assim? Perguntou espantado o oficial.

- Nunca fui líder, mas tenho legado!

- O senhor é o nosso líder...

- Posso até ser, mas foi por acaso. Um dos únicos líderes que deixou legado foi Jesus Cristo, disse Napoleão fazendo o sinal da cruz.

- Creio. Cadeia converte até ateu.

- Me arrependi, bati muito na Igreja, mas eles mereceram. Queriam prejudicar meu Império.

- Sim, verdade. Irei deixar o senhor descansar que a noite promete.

- Vai e não esquece meu conhaque!

Tinha uma hóspede observadora ouvindo a conversa e balançando a cabeça. Uma tartaruga, animal de estimação de Napoleão. Ficava aos cuidados do carcereiro.

À noite, foram reunidos numa arena da prisão a Guarda Pessoal, o carcereiro e alguns moradores ilustres.

Napoleão fez um gargarejo com uma dose do prometido conhaque, borrifou na tartaruga, tomou outro gole, respirou fundo e caprichou na oratória:

“Minha tropa, ao final da palestra quem acertar minha pergunta receberá uma tiara de diamantes, que mandei confeccionar para Josefina.

Capitão, sirva o melhor vinho a todos os presentes.

Tenho um plano de invadir a França e reconquistar meu governo. Quem não tiver interesse, retire-se!.”

Então cinco presos se levantaram e saíram. Napoleão mandou executá-los.

“Esses piratas eram espiões ingleses.

Determino a todos que vigiem as embarcações britânicas, ancoradas ou em patrulhamento. Quando tivermos uma oportunidade, partiremos para a França.

Todos aqui terão cargos de confiança. Promoverei a generais, juízes, prefeitos, doarei palácios ociosos, terras e obras de arte.

Líderes são revolucionários e contra o sistema vigente. Por isso sofri diversos atentados. Se não fossem meus assistentes pessoais estaria morto. Quantos se foram em meu lugar provando minhas refeições.

Há uma volatilidade de crenças e valores com o tempo. Roubos, escravidão sexual, pilhagem, assassinatos de prisioneiros, envenenamento de subordinados doentes, poluição de rios, terra arrasada. Tudo que fizemos de errado, ficou no passado. Precisamos evoluir o Grande Armée. Somos pequenos, mas temos que pensar grande.

O abuso de poder desgasta a autoridade do chefe, contudo o abuso de divindades é tolerado pelos súditos. Por isso busque o poder místico para identificação com deuses, faraós, reis, profetas e pastores.

A presença do chefe na ação principal motiva os homens nas maiores dificuldades. Toda estratégia precisa ter o dedo e a mão do responsável. Sempre lidere a frente e se quiser bem-feito, faça você mesmo.

A revolução francesa é o exemplo do terrorismo de estado. Os monarquistas estavam tranquilos em seus tronos até a primeira cabeça rolar ou um corpo queimar. A insegurança, o caos e o medo são formas de controle social.

As pirâmides do Egito foram construídas por causa da servidão. Escravos pagam com a morte, servos com a alma. Servos são escravos ideológicos. Tenham servos e use os escravos até o pó.

Alguém conhece minha diretriz de comando? Digo que não! A regra é não seguir regras. Sem gesso. Conhecer a história militar serve para aprender a descartar. Toda grande batalha vencida só foi possível por loucura ou aproveitamento de uma vulnerabilidade do caos gerado pela decisão inusitada. Se não tiver nenhuma ideia, seja imprevisível e tenha iniciativa para inovar.

A vida é eterna. Quem morrer nessa vida ganha o paraíso. E se quiser pode voltar reencarnado no seu herói preferido. Sempre espalhei esse conceito sobrenatural e consegui ter homens eufóricos e devotados à causa. Vidas paralelas em outro plano justificam alguns perderem a vida por nossos propósitos.

Cultuar a arte alivia as tensões do combate. Por isso, incentivo concursos culturais, escrevo novelas, contos e folhetins. Aprecio música clássica, esculturas, pinturas e toda expressão artística. Achei muitos oportunistas e bajuladores, de Beethoven a bobos do império. Então mãos à obra de arte.

Com Gengis Khan aprendi o valor da proteína animal, seu sangue e do leite. Nossas tropas duraram nos combates graças a carne salgada ou defumada de muares e seu leite quase maternal. Bendito muares estratégicos.

Conheça os subordinados. Por exemplo, sei que todos aqui estão endividados. Escolheram estar aqui para receber gratificação de representação no soldo para compensar as pensões judiciais que pagam da Europa à haréns no Egito.”

- Faz um vale aí, meu rei!?, gritou um engraçado na plateia, todos riram e teve que ter um intervalo.

Realmente, a Guarda Pessoal e os carcereiros em sua maioria viviam com míseros trinta por cento do soldo. Muitos militares eram cheios de filhos de várias mulheres. Os chamados “filhos da revolução.”

Ainda pagavam propina aos barcos ingleses para transportar amantes, especiarias indianas e bebidas alcóolicas. Eram roubados duplamente, pois muitas garrafas estavam vazias.

Após uma pausa para mijar, Napoleão retorna aos conselhos.

“Não ter diretriz gravada em pedra não significa não ter intenção. Ocultar o próximo movimento deixa a vitória nas mãos dos deuses, sejam eles Ares, Seth, Odin ou Querubins. Divindades beligerantes controlam e punem quem infringe as estratégias de guerra.

Liderança é a capacidade de motivar, influenciar e afetar ideias e ações. Onde estiverem duas pessoas, haverá um líder. Chefiar não deduz liderar. Liderança gera mudança e transformação interior. Mudança psicológica e estrutural. Altera a visão de futuro no presente. Transporta de um ponto A para um ponto B.

Já o legado é o fruto da liderança. A materialização dos resultados alcançados. Líderes constroem legado imaterial e intangível. Criminosos conseguem deixar bens e herança para seus parentes. Que uma simples decisão na justiça consegue retirar os bens produto de ilícitos.

Vamos às perguntas. Alguém tem alguma dúvida?”

Todos em silêncio refletem as palavras do preso político.

“Como havia falado no início, quem acertar minha pergunta leva a tiara de diamantes. E para manter a mística dos Bonaparte, terá um lugar ao meu lado no trono.

Quem sabe a definição de legado em uma palavra? Quem souber grita de pé.”

- Herança!, grita o Capitão diretor.

- Não. Herança será minha cela quando for coroado novamente.

- Viagem!, alguém fala baixo na plateia.

- Alguém respondeu corretamente, disse Napoleão - quem foi? - fale mais alto.

- Viagem!, grita o carcereiro de pé.

- Legado é uma viagem. Venha receber sua tiara de diamantes. Presenteie sua bela esposa. Amanhã cedo partiremos de volta à França. Libras pagas. Quem oferta preço, não é valorizado. Você será promovido a general e será meu vice decorativo. Vamos descansar. Teremos longos dias pela frente, encerra Napoleão.

Quando Napoleão foi dormir, o carcereiro entra na cela e fala baixinho:

- Estou ficando doido ou foi você que me disse uma "viagem”, sua tartaruga falante.

A tartaruga balança a cabeça e pausadamente diz: “Psiu, Napoleão está dormindo... tenha uma ótima noite, meu general de sorte!”

Isaac Machado Azevedo
Enviado por Isaac Machado Azevedo em 04/10/2022
Reeditado em 11/09/2023
Código do texto: T7620149
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.