A menina das estrelas
Contam que há muito tempo atrás, quando o céu e a terra ainda se tocavam, existia uma casa onde morava uma menina que dançava com as estrelas. A casa era humilde, de paredes de barro e teto de palha e somente um lampião ficava aceso pra iluminar todo o cômodo. Mas todas as noites, assim que o sol se punha e a lua dava suas mil caras, as estrelas desciam e arrodeavam a casa para que uma menina magra, quase franzina, saísse para brincar e dançar.
Seus pais não sabiam responder porque e como se dava tal maravilha. Perguntados, eles apenas respondiam:
"Elas vêm e dançam. Simples assim"
Um dia, porém, a menina não dançou mais. As estrelas vinham. Dançavam até se cansarem e nada dela sair… as estrelas foram ficando tristes. E a lua, quase que ficava nova pra sempre de tão desolada. Até que uma estrela mais nova, entrou na casa da menina e a viu deitada, ardendo de febre, coitada! E viu seus pais segurando aquela mãozinha frágil e os rostos cabisbaixos…
Será que ela não dançaria mais? Será que a alegria se perdeu para sempre? Não, não era possível. E então decidiu chamar todas as demais estrelas e a lua pra visitar a menina. Entraram todas, não me pergunte como. E a casa se encheu de luz e todas as estrelas dançavam sem parar. E então a menina pediu pra aquele estrela mais novinha:
"Me leva junto com você?"
E a estrela estendeu um raio de luz e saiu levando a menina pelos ares. E a menina viu a casa se afastando e se afastando… de repente ela perguntou:
"E se meus pais sentirem saudade?"
Ao que a outra respondeu:
"você desce pra dançar com a gente."
E é por isso que tem estrela cadente. É a menina querendo dançar de novo na terra. E se a gente fizer um pedido, as demais estrelas escutam e querem participar da brincadeira de fazer alguém feliz.