Sabadando... Assim diz a lenda: O Sábio Samurai.

Há muito tempo atrás vivia lá pelas bandas do Oriente um velho sábio samurai, que por possuir o dom da advinhação passou a ser o principal conselheiro do imperador, que sempre o consultva quando precisava tomar qualquer decisão importante, tanto na realização de negócios do império como até mesmo nos casos de batalhas contra seus adversários, já que as suas previsões sempre se concretizavam...

Até que houve um certo dia em que logo assim que ele acordou, já saiu correndo à procura do imperador para cientificá-lo da sua ultima previsão, que o deixara muito preocupado...

Só que o imperador havia saído naquela manhã com para caçar, acompanhado por um grupo de nobres que tinham sido convidados para participar da sua festa de aniversário, que aconteceria já naquele dia seguinte...

E como ele continuasse insistindo que precisava falar urgentemente falar com o imperador, dizendo que seria 'um caso de vida ou morte', designaram um grupo de soldados para levá-lo até a montanha onde possívelmente o imperador seria encontrado, sendo que logo assim que o imperador o avistou, já foi logo dele se aproximando e perguntando o que de tão grave aconteceu para que ele tivesse ido procurá-lo lá no meio daquela mata, e foi ainda ofegante que ele balbuciou; -É a sua vida meu imperador; o senhor está correndo sério perigo...

O imperador ordenou então que todos se afastassem imediatamente, e a sós com ele perguntou o que ele tinha de tão importante para lhe contar...

Foi então que o velho lhe disse que pela manhã ao acordar havia tido uma visão em que o anjo da morte lhe disse:

"Você que é amigo do imperador, fique sabendo que no dia desse próximo aniversário dele você vai presenciar ele cair morto aos seus pés, vitimado por um único golpe de espada..." Disse ele que então perguntou ao anjo da morte se alguma coisa podia ser feita para evitar esse acontecimento;

"-E então, o que foi que o tal anjo respondeu?" Perguntou, já apavorado o imperador...

E o velho sábio disse que segundo o anjo da morte, a única maneira disso não acontecer seria que no dia do seu aniversário eu ficasse bem loge do senhor e que em hipótese alguma alguém portasse uma espada no seu palácio, mas disse ele que isso jamais iria acontecer...

E como o imperador sabia muito bem que todas as previsões do velho sábio acontecia, ele mandou que não só o velho sábio, como toda a guarda armada do palácio ficassem naquele dia seguinte acampados bem distantes das cercanias do palácio, já que seria o dia do seu aniversário...

As ordens do imperador foram fielmente cumpridas e a sua festa de aniversário transcorreu tudo às mil maravilhas...

E já no dia seguinte, tendo tudo voltado à normalidade, o imperador mandou que trouxessem o velho sábio à sua presença e olhando-o de cima abaixo e disse: "-Viu velho sábio, como a minha esperteza consegui escapar desse tal anjo da morte, quebrando assim aquela sua profecia? Foi graças à minha inteligência que me livrei de estar morto, porque no dia do meu aniersário aqui no castelo o único que tinha uma espada nas mão era eu... E ergueu com tanta euforia a sua belíssima e pesada espada toda cravejada de brilhantes, que se desequilibrou e caiu escada abaixo sobre ela, que lhe trespassou o coração, matando-o ali mesmo, caindo nos braços do velho sábio...

Quando souberam que a previsão da sua morte seria no dia do seu aniversário, o que não acontece, ninguém entendeu nada...

Atá que algum tempo depois descobriu-se em um velho manuscrito, que na verdade o dia do nascimento do imperador não era aquele em que ele sempre costumava comemorar; era na verdade no dia seguinte, já que ele fora registrado em uma localidade onde 'o fuso horário' era atrasado em um dia em relação à região em que se localizava o palácio imperial dos seus pais...