Não Me Salvem, Por Favor!...

Embora eu seja dado a umas mentirinhas literárias, garanto para vocês que o fato que vou narrar aconteceu realmente.
Ocorre que, atravessando uma movimentada e perigosa rua em São Luís, distraí-me olhando para  o apetitoso traseiro de uma gostosa que cruzou o meu caminho, e um carro me pegou, jogando-me a uma certa distância, onde bati violentamente com a cabeça no asfalto. Senti uma dor aguda, ficou tudo vermelho na minha frente, e me apaguei.

Acordei numa espécie de salão oval, iluminado por uma estranha luz. Eu estava sentado numa poltrona. À minha frente, três anciões, de aspecto venerável, mas severo, conversavam em voz baixa e faziam anotações numas papeletas azuis.

O ancião do meio, que parecia ser o chefe, falou mansamente:

- Antonio, atualmente o seu corpo está numa UTI de hospital, onde estão tentando inutilmente salvá-lo. Mas isso não é mais possível, o seu espírito já está quase todo desligado. Olhe!

Uma tela grande e branca abriu-se na parede à minha frente, projetando uma cena: eu, na UTI do hospital. Vi o meu corpo inerte na cama, coberto por curativos e ataduras, e em frente, de pé, eu, ou melhor, o meu outro eu, ligado ao corpo por um cordão fluídico e de uma fraca luminosidade, mas somente num trecho de 30 cm entre o corpo e o meu outro eu. Pensei: “Espírito?”

O ancião-chefe confirmou:

- Sim, meu amigo, é o seu espírito; só faltam 30 cm para você desligar-se completamente do seu corpo. Podemos, portanto, já dar-lhe as boas vindas e dar início ao seu julgamento.

Assustei-me: - Julgamento? Por isso que sempre tive medo de morrer. O que já fiz de errado enche laudas e mais laudas de relatórios...

- Bom, mas este é um julgamento preliminar, um debate entre o seu lado bom e o seu lado mau. O seu destino, ou melhor, a sua futura localização nesta outra dimensão, a espiritual, vai depender desse resultado. Se o resultado não lhe for favorável, irá para a sua projeção mental pior, acompanhado do seu acusador; se for o contrário, irá para a sua projeção mental melhor, acompanhado do seu defensor.

- Projeção mental, que lugar é esse?

- Depois do julgamento você terá, como se vivo fosse, o melhor ou o pior que habita a sua mente

- Mas como, "se vivo fosse"?

- Toda a nossa vida é mental; são os nossos pensamentos, a nossa vida mental, que se transforma em realidade ou não na Terra. Mas, aqui, depois do seu julgamento, a projeção de sua mente se materializará para você e dela você usufruirá, residindo exatamente nisso o castigo ou o prêmio. Entendeu? E como você já está quase morto, vamos começar!

 

Balançou um sininho e uma mulher entrou.

Estava vestida de andrajos e era mais feia do que o mais feio dos diabos. Surpreso, recebi a informação do ancião:
- Esse é o seu lado mau, sua projeção mental pior.

Arrepiado de medo, ouvi a mulher berrar:

- Esse que tá aí nunca foi flor que se cheire! Andou tomando picos, bebeu todas, casou e descasou duas vezes, abusou de amantes, prostitutas, cometeu adultérios, enganou e desencaminhou mulheres sérias, prejudicou muita gente com a sua maldita cachaça. Vejam como foi a sua vida!

E uma tela se abriu na parede, projetando cenas pouco recomendáveis da minha vida. Embriaguez, brigas, complicações, cabarés, cadeias, hospitais, minhas safadas transas, mulheres - meus beijos, meus tapas. E a megera continuou, com voz esganiçada:

- Depois envelheceu, casou-se pela terceira vez, não pode mais beber, não pode mais tomar picos, não pode mais desfrutar de noitadas em puteiros, muniu-se de um PC e vive escrevendo bobagens. Parece um santinho, mas não é não. É um diabo cansado!

E repetiu, espumando de raiva:

- É um diabo cansado!

E concluiu:

- Peço, pois, veneráveis mestres, que este cabra da peste seja considerado culpado e condenado a viver comigo, na minha casinha do recanto “El Asqueroso”!

 "Vixe! Cruz Credo! Viver com aquela mulambenta mulher e em tal lugar, preferível seria morrer!"- pensei
 O ancião, que lia os meus pensamentos, atalhou:

- Mas você já está morto.

Mas, de repente, entrou a Gisele Bundchen, linda, linda, em passinhos de gazela. Gisele  ali? Teria morrido também?
O ancião informou:

- Não, essa é a projeção melhor de sua mente, que vai fazer a sua defesa.

E a minha defensora, linda, leve e solta, mandou ver:

- Nada de diabo cansado. Qualquer erro que este homem tenha cometido, o fez em estado alterado de consciência, por motivo de sua dependência química. Nunca fez o mal em circunstâncias normais. Mas libertou-se de uma dependência química das mais terríveis, que durou 30 anos de sua vida, criou e educou sozinho dois filhos e hoje, com sua experiência, ajuda aos que caem pelas sarjetas vitimados pelo alcoolismo. É de justiça, pois, veneráveis mestres, que este homem seja premiado com uma boa vida nesta outra dimensão após tão trabalhosa trajetória na Terra! Peço vênia para solicitar que venha morar comigo em minha casa do Recanto "Cielito"!
 Com mil demônios, meu coração parecia querer sacar do peito! Morar com aquele avião, tão gostosa que enlouquece de desejo os marmanjos do Brasil, era tudo que eu queria! E como a projeção seria materializada, eu poderia, é claro, usufruir dela. Danação! Por que não tinha morrido antes?

Os anciões foram lá para dentro e demoraram mais ou menos uns 30 minutos. Ao voltarem, o ancião-chefe falou, com voz grave:

- Antonio, foram pesados o seu lado bom e o seu lado mau. O lado bom ganhou com significativa diferença. Damos ganho de causa à defensora do seu lado bom e seja feito conforme ela pediu!

 

E quando eu ia dar um pulo de alegria da cadeira, talvez até para escândalo do venerável Tribunal, uma tremedeira terrível tomou conta do meu corpo inteiro e comecei a me sentir fluido, quase transparente.

- O que é isso? O que é isso? - perguntei aflito.

- Um famoso médico chegou à UTI e está tentando uma técnica nova para trazê-lo de volta. Afinal, você ainda tinha 30 cm de ligação com as suas moléculas. Estão usando um desfibrilador de última geração, medicamentos especiais, etc.

Olhando para o ousadíssimo decote e as lindas pernas da minha projeção Gisele  gritei:

- Não quero voltar, não quero voltar, façam-no parar! Não me salvem, por favor!

Então, de repente, tudo sumiu da minha vista e entrei num redemoinho e fui girando e caindo, girando e caindo...

 

Abri os olhos. Estava na cama de uma UTI, rodeado  de enfermeiras alvoroçadas:

- Deu certo, doutor, deu certo, graças a Deus! O coração voltou a bater normalmente! O homem está vivo!

Olhei para o médico que tinha cara de sabichão, aquele tipo de sujeito que está sempre  dando pitaco na vida alheia, e resmunguei:

- Seu cretino, filho da mãe, você não sabe o que fez...

Mas como a minha voz estava trêmula e fraca, ninguém entendeu. Ou melhor, uma enfermeira "achou" que tinha entendido e traduziu:

- Parece que está chamando pela mãe, doutor...

 

Cabral, Antonio Maria Santiago

Podem Crer... (contos)"/Antonio Maria Santiago Cabral

São Paulo: - SP: 2ª Ed. Agbook, 2020/ 207 páginas

 

Santiago Cabral
Enviado por Santiago Cabral em 23/04/2022
Reeditado em 23/04/2022
Código do texto: T7501283
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.