O Divã e a Orquídea - BVIW

Tema: Confissões no Divã

O divã do psicanalista Joseph Lourenço conversava com a orquídea, moradora do jardim de inverno do consultório. Dizia a ela que estava cheio da Mirtes Arantes,  porque ela girava num círculo vicioso, que o deixava com náuseas.  A orquídea também não a poupava, pois já teria que ter dado fim à humilhação que autorizava seu patrão Rodolfo há 15 anos! E ela já estava há pelo menos 6,  vivendo aquele drama no consultório. Por falar em drama, o divã passou ao caso do Patrício Portugal. Este ainda não tinha sacado que, enquanto fosse drama a relação com seu filho psicopata, a sua análise não sairia do lugar. Prosseguiu dizendo que teria que transformar em problema tal situação,  pois todo problema tem solução. E solução foi o resultado da terapia de Catarina San Marino!  Que insigt maravilhoso ela teve, ao entender que Salvador,  seu marido, devia ser colocado na posição de marido e, não de filho, como construiu desde cedo a relação de  dependência com ele. A orquídea elogiava a sagacidade e inteligência de Catarina, que em menos de seis meses recebia, ontem, a alta da psicanálise. Entre o sucesso e o fracasso dos clientes do Dr. Joseph Lourenço, o divã e a orquídea conversavam, com intimidade, sobre as vidas de todos. Mas muito pouco sabiam da vida íntima do psicanalista.  Ele era extremamente reservado e silencioso!...