A MORTE PEDE UM ABRAÇO(ESTA É A PARA UMA MULHER SEM NOME E SEM CORAGEM)

EXPLICAÇÕES: ESTE TEXTO É TAMBÉM DE MEADOS DOS ANOS 80 E ESTÁ COMO FOI PUBLICADO EM ANTOLOGIA NO ANO DE 2000 - DIGO QUE HOJE SE FOSSE REPUBLICADO EM LIVRO SAÍRIA COM ALGUMAS MODIFICAÇÕES AUTORAIS. DITO ISTO, SEGUE O TEXTO, PROPRIAMENTE DITO.

ELA É INEVITÁVEL E IRREVOGÁVEL. UNS ATÉ DIZEM QUE JÁ A VIRAM DE PERTO, À DISTÂNCIA DE SEUS SUPERFICIAIS OLHOS... MAS ESTA NOITE, EU SEI, NINGUÉM A CONHECE E TODOS A ESPERAM, SEM JAMAIS A DESEJAR. E ATÉ QUE NAQUELES MOMENTOS DE EXTREMO DESESPERO, PAREÇAMOS DESEJÁ-LA COMO A ÚLTIMA ALTERNATIVA DE NOSSAS FRÍVOLAS VIDAS. É APENAS O ENSEJO TOLO COMO O DE UMA CRIANÇA OU O DESEJO DE UM SER DÚBIO, REALMENTE JOVEM DEMAIS PARA SABER O QUE QUER. E ELA ESTÁ A TODO INSTANTE Á PESQUISA DE SEUS PRAZERES MOMENTÂNEOS, É COMUM A TODOS OS HOMENS A E A TODOS OS ANIMAIS E DEMAIS ENTES DO UNIVERSO. ESTA INEVITÁVEL, E, SE PUDER ASSIM DIZER, POÉTICAMENTE, DERRADEIRA FORMA DE VIDA É A MORTE.

AH, MEUS AMIGOS(AS), ESTA NOITE ESTIVE PRÓXIMO A ELA COMO UMA CRIANÇA, E ELA NÃO SABE VIVER SOZINHA, EMBORA EM ESSÊNCIA SEJA A MAIS NEGLIGENCIADA E SOLITÁRIA DAS CRIATURAS. MAS ESTA QUASE SEMPRE LASTIMÁVEL, MORTE, VIVE ENTRE E COM SUAS ALMAS, ACIMA E ABAIXO E ENTRE O FIRMAMENTO - ALMAS SÓRDIDAS, ALMAS BOAS... ALMAS ATÉ MESMO DE SANTOS, POIS QUE NÃO EXISTE PARA ELA, UM SÓ SANTO. MAS SIM, POR MAIS QUE PURO, O DESEJO QUASE SEMPRE INSANO DE PECADO... SEJA PECADO GRAVE, LEVE OU ATÉ MESMO TOLO E PERDOÁVEL. DISFARÇA SUA ETERNA E INGRATA SOLIDÃO COM AS ALMAS QUE CONSEGUE AMEALHAR, COMO UM SER ERRANTE E RÉPROBO, PARA SI...

AH, MAS MEUS AMIGOS(AS), ISTO VOS DIGO... ESTA NOITE, EM QUE ESTIVE PRÓXIMO, BEM PRÓXIMO MESMO QUASE A PODENDO COM MEUS DEDOS TOCAR, SETNI-A!

COMO É FRÍVOLA E VAZIA EM SEU CONTEÚDO E SIGNIFICADO! - SER DE ESSÊNCIA INFINDAMENTE RÉPROBA QUE NÃO PODE SAIR DO LUGAR EM QUE SE ENCONTRA. E ESTANDO LÁ NÃO SABE, PORÉM O QUÃO PRÓXIMO DO PARAÍSO E DE SENTIR PRAZERES...PRAZERES EXTREMOS... NÃO COM SUA LETERA "M" DE MORTE, BASTAVA SER TÊNUE E SEM O TEMOR DE PERDER A SUA PRÓPRIA VIDA, (SE É QUE SE PODE CHAMAR ASSIM), SE É QUE O QUE TEM É VIDA.

QUERIDOS, SENHORES E SENHORAS, JOVENS E REBENTOS. AINDA E DESDE SEMPRE, SUA PRESENÇA É INEVITÁVEL,UM DIA SE APRESENTA A MAL QUISTA À TODOS. AGORA, EM SEGREDO E QUASE EQUE DESEJANDO O SILÊNCIO SUPREMO, DIGO-VOS, EM UNÍSSONO, O MILHÕES DE SERES E VOZES QUE NOS HABITAM, EMBORA PAREÇAMOS SERES QUE CAMINHAMOS INSAMENTE PARA O LAR DESTA SENHORA MALÉVOLA.. É POR TEMÊ-LA QUE QUASE NUNCA VENCÊ-MO-LA. MAS AINDA HÁ MAIS, ESTA NOITE EU VI A MORTE COMO SE FOSSE UM SER VIVO, DE CARNE E OSSO REALMENTE. SANGUE E VEIAS. E SUA APARÊNCIA ERA BELA, CONVIDATIVA ATÉ MESMO AO MAIS EXPERIENTE EXORCISTA OU SER VIVENTE. ERA COMO UMA RESPEITOSA E SINUOSA DAMA, COMO ESTAS QUE VEMOS EM FILMES INGLESES DO SÉCULO XIX. E ELA TENTOU TOCAR-ME E LEVAR-ME CONSIGO, MAS FUI FORTE E RESISTI E ATÉ MESMO AGORA RESISTO... NÃO GOSTO DO SEU CHEIRO, ENTÃO, NOTANDO MINHA RESITÊNCIA, ESTA SENHORA BALBUCIOU EM OUVIDOS D'ALMA MINHA CHORANDO LÁGRIMAS QUE NÃO ERAM SÓ SUAS, CHEIAS DE CULPA E AMARGURA.

"OH, HOMEM... QUE PARECES NESTE INSTANTE DERRADEIRO QUERER RESISTIR AO DESTINO, QUE, É NO INFINITO DO UNIVERSO SUPREMO O DESTINO DE TODO E QUALQUER SER VIVENTE, RESPIRANDO OU NÃO. PORQUE ME RESISTES DESTA FORMA, E EU, A PRÓPRIA, A SUA PRÓPRIA E INEVITÁVEL DE TODOS, MORTE?...CHORO PELA SUA VIDA, QUE NA VERDADE ME PERTENCEU, DESDE O INÍCIO ATÉ ESTE QUE É O FIM".

EU NÃO RESPONDIA COM PALAVRAS, NÃO QUE NÃO AS TIVESSE. MAS NO ÍNTIMO MAIS SEGURO DO MEU SER, VILIPENDIAVA ATÉ O ÂMAGO AS PALAVRAS DAQUELA SENHORA, QUE SE FAZIA TÃO SEDUTORA. APENAS RESISTIA INCÓLUME, OLHANDO-A IMPASSÍVEL, ODIANDO-A E CRÉDULO COMO UMA CRIANÇA QUE AQUELE SONHO MAL PASSARIA, ASSIM QUE FECHASSE OS OLHOS. E, PENSANDO ASSIM, FECHEI-OS BRUSCAMENTE, BUSCANDO A REAL VIDA QUE REINAVA DENTRO DE MIM. ENTÃO NESTE INSTANTE, A SENHORA MORTE TENTOU APROXIMAR-SE, TENTANDO TOCAR-ME COM SUAS MÃOS DESESPERADAS E HABILMENTE, COM TODO O CHARME DE UMA ANCIÃ INGLESA EXPERIENTE.

"PARE! PARE! PARE JÁ! NÃO FAÇA ISSO... VOCE NÃO ENTENDE... NÃO FUJA DE MIM. ESCUTE-ME...AGORA, DEIXE-ME ABRAÇA-LO COMO A UM FILHO QUERIDO".

"NÃO!" ESQUIVEI-ME. APENAS CERREI MAIS FIRMEMENTE OS OLHOS E EVITEI AQUELE PESADELO. A MORTE ENTÃO, PARECENDO CANSADA, REVELOU-ME QUASE COMO QUEM REVELA UM GRANDE SEGREDO GUARDADO A MUITO TEMPO.

"SABE, VOCE ME MOSTROU O QUE EU JÁ NAO VIA A MUITO TEMPO. AGORA EU DESEJO INTENSAMENTE ABRAÇAR MINHA E SÓ MINHA PRÓPRIA SAUDADE".

ENTÃO UM CLARÃO INUNDOU TODO O AMBIENTE COMO UM SOL RADIANTE DA MAIS INTENSA E FIRME LUZ, E UM OUTRO VULTO QUE, A PRINCÍPIO, NÃO SE PODIA DISTINGUIR, SURGIU NAQUELE LUGAR. ERA UM SENHOR TAMBÉM COM UMA APARÊNCIA CANSADA, COMO SE ESPERASSE POR AQUELE, QUE PARECIA SER DOLOROSO, MOMENTO. E TAMBÉM PARECIA COM UM RESPEITÁVEL SENHOR INGLÊS, UM LORD, EMBORA SEUS TRAJES ESTIVESSE UM TANTO QUE ROTOS, COMO QUE DESGASTADOS PELO TEMPO. E NESTE SEGUNDO EM QUE TODOS, EU E A MORTE VISLUMBRAMOS NÍTIDA E REALMENTE AQUELE VELHO, ELE ABRIU-SE EM UM SORRISO E DISSE RADIANTEMENTE CONTENTE: "VENHA, MINHA SENHORA! ABRACE-ME COMO NUNCA. ENLACE-ME EM SEUS BRAÇOS".

E AMBOS UNIRAM-SE EM ABRAÇO APERTADO, CALOROSO... E O QUE SUCEDEU DEPOIS NÃO É TRADUZÍVEL EM EXPRESSÕES OU PALAVRAS. APENAS SÁI DAQUELE PESADELO E FINALMENTE SOUBE, MAS COM A MAIS PURA E CONCRETA CERTEZA: "A MORTE NUNCA MAIS ABATERIA UM SER VIVENTE..."

FIM

WANDERLEI R. QUEIROZ JR.

"