Vim roçando até a cidade

No interior de Pesqueira em Pernambuco, vivia uma família grande de nome popular da Silva, seu Joaquim e dona Odete cuidavam de um sítio e por lá teve seus 12 filhos, um deles é o Messias, o matuto mais sábio e sem vergonha de todo agreste, sendo ele o penúltimo filho do casal, sua irmãzinha Ofélia passava toda infância pescando, caçando e se aventurando mais Messias. Entretanto, um certo dia, o Messias fizera 11 anos e tudo começou a mudar daí por diante.

*Por enquanto em sua casa*

Sr.Joaquim - Querida, o Messias já é bem desenrolado ele caça, pesca mais Ofélia e tudo isso só brincando inda costuma proteger sua irmã mais nova.

Dona Odete - sim, meu filho é um homem valente tão novo e já mostra garra e coragem pra viver

Sr.Joaquim - isso mermo mulé por isso mermo que vou levar ele pra trabaiar mais eu num sítio que seu Rufino mandou cuidar e fazer umas obra lá

Dona Odete - ENLOUQUECEU JOAQUIM? MESSIAS É MUITO NOVO, NÃO QUERO MEU DENGO LONGE DE MIM NÃO, NÃO!

Sr.Joaquim - relaxa mulé, é um curto período agente vai voltar e além do mai eu comecei a trabaiar cum 7 anos mai papai que Deus o tenha lá no céu

Dona Odete - Tá! Não digo é nada.

Sr.Joaquim - mulé a situação tá rim, tu num tá veno não ? Criei nossos 10 fi, tudo cresceu só João me ajuda purque ainda tem 17, depoi vira homi e vai pra Caruaru ou pra Recife, temos 7 fi sabe lá o que eles passam lá naquela cidade grande, nunca nem nos visita. Os mai próximo tão por Belo Jardim, Caruaru, a outra casou e foi pra Garanhuns e aquele afeminado do Josué deve tá frescando pelas banda de Serenhaó.

Dona Odete - como tu é ridículo, qual exemplo tu dá? Tomando essa cana ? Vou fazer minhas coisas.

Sr.Joaquim - Bebo mermo mai bebo com meu dinheiro que ralei suei e te banco mulé. Vou atrás desse menin

**Messias estava na mata com sua irmã**

Messias - ô Ofélia, tu sonha em ser o que quando crescê ?

Ofélia - rapaz, sabe que nunca pensei nisso e tu ?

Messias - Eu não sei bem ainda queria ir a escola pra aprender mais, o Pajé me ensinou a lê depois vai me ensinar a escrever.

Ofélia - Mais que legal, já é um adianto né? Acho que o pai tá vindo.

Sr.Joaquim - Messias !!! Ôô Messias!!!

Ofélia - olha o pai chamano

Messias - oi pai, bença ! Bença pai !

Sr.Joaquim - Deus abençoe! Tenho boas novas a partir de amanhã eu, tu e seu irmão João vamos pra Caruaru, trabaiar homi, trabaiar.

Messias - tá certo pai.

Respondeu ele meio desanimado.

E volta a dilaogar com sua irmã

Messias - Amanhã vou pra Caruaru trabaiar mais pai e Jão.

Ofélia - eita e quando volta ? Vou brincar com quem ? Quem vai me proteger dos meninos malvado ?

Ele abraçou ela e disse: "minha irmã queria ficar mais aqui em casa estamos quase sem comer eu quero muito poder ajudar".

Ofélia - nunca tinha reparado nisso.

Messias - Mamãe as vezes nem come pra gente comer.

Pai vai mandar dinheiro todo mês pra vocês e final de ano a gente volta.

Ofélia - sendo assim eu compreendo.

*** As malas estão prontas ***

No dia seguinte, dona Odete prepara um café daqueles e arrumou as malas para viagem do Messias e seu pai.

Odete - as malas estão prontas.

Messias - obrigado mãe!

[E deu um abraço abertado nela]

Sr. Joaquim - nóis tamo indo mulé João tá sozin no terreno.

Odete - cuida bem do meu dengo.

Ofélia - Não deixa de estudar meu irmão você não merece essa vida!

Ofélia tinha acordado quando a carroça já tava partindo.

Messias quando a viu, não pôde segurar as lágrimas.

*** É mola meu fi ***

Sr. Joaquim - João ensine seu irmão a pegar numa enxada direito que depois eu ensino ele a traçar massa.

João - tá certo pai.

Messias - tô com saudades lá de casa.

João - e quem não tá ? É assim vê se aprende.

Messias - tipo isso? Haha

João - num é que cê aprendeu rápido. Boa

Messias - Eu tenho as manha.

João - Ei mais o que é aquilo amarelo debaixo da árvore?

Messias - É um livro de fábula que pajé me deu. Sabe ler ?

João - nossa ! Não! Cê sabe ? Nossa !

Messias - o pajé me ensinou, eu ia aprender a escrever. Quer que eu te ensine ?

João - nossa! Quero!

E João teve tanta dificuldade, claro pois era iniciante e bem mais velho, mas nunca é tarde para aprender e Messias sabia ensinar e era paciente.

Dedicou todo seu tempo até João sair dali pelo menos soletrando.

De repente!

Sr. Joaquim - mais que moleza é essa rapaz?!

João - o Messias tava me ensinando a lê!

Sr. Joaquim - o Messias? Tô surpreso nem eu sei ler

Quem danado te ensinou a ler menino ?

Messias - Foi o pajé pai, ele ia me ensinar a escrever também.

Sr. Joaquim - Não quero você com aquele maconheiro não!

Messias - Maconheiro? Mas, o que é isso pai ?

Sr. Joaquim - mai é muito inocente mermo viu! É quem fuma essa mulesta de maconha.

Messias - Mas, o pajé só fuma seu cachimbo da paz, ele diz que aquilo é cultural e que nossa sociedade segue uma tradição cultural distinta e segregam outras culturas.

Sr. Joaquim - Quê? Quê quê cê falou ?

De volta ao trabaio rapaz!

*** 3 MESES DEPOIS ***

Messias estava morrendo de saudades de casa, ali só vivia trabalhando, quando o pai dele dava moleza pegava os livros que o pajé lhe deu e fazia suas leituras debaixo das árvores ou escondido ou antes de dormir mesmo.

E como ele era um bom malandro, dava uns rolé pela cidade de Caruaru, ia a feira comprava livros usados, participava dos duelos de cordel e visitava as obras do mestre Vitalino.

Messias - pai vamos voltar quando pra Pesqueira? Olha, fiquei sabendo que por aqui tem uma escola.

Sr. Joaquim - Lá pra dezembro meu fi!

Num já disse !

Meses se passaram, Messias ia ganhando sapiência; trabalho, escola e seus estudos favoritos. O tempo passava voando, e já era hora de retornar para sua casa, próximo ao Natal. Ele lembra de sua mãe e principalmente sua irmã, então passou na feira de Caruaru e comprou roupas para presentear elas.

**** De volta ao aconchego ****

Ofélia estava sentada por volta das 16h da tarde, apreciando os cantos dos pássaros e a beleza do interior, quando de repente ouve sons de cavalgadas e o ruído da carroça, ela avista de longe dois cavalos e três homens numa carroça.

Eram eles, Messias desce e logo abraça sua irmã.

Ofélia - oh, Messias que saudades de tu! O que é isso ? Ela pergunta sobre as sacolas.

Messias - São presentes pra você e pra mamãe, Ofélia!!

Ofélia - Ahh obrigada!!! Nossa irmão, como você tá forte e grande!

Messias - E olha que foi só um ano! Hehe

Eles entram, sua mãe fica muito admirada com ele e mais ainda por ele ter ensinado seu irmão mais velho a ler. Sua mãe prepara um jantar caprichoso e estava bastante contente, porque a situação financeira da família estava prosperando e pela primeira vez iam passar o natal com fartura.

Na mesa com todos reunidos, Messias conta que está estudando e trabalhando e aprimorando seus conhecimentos para se tornar um juiz federal ou algum cargo do curso de direito.

Messias - mãe! Eu tô amando a escola e não se preocupe já me adaptei as 3 coisas ou mais que faço ao dia.

Dona Odete - Que bom, meu filho, sabia que você tem coragem e força de vontade pra vencer. Fico feliz meu príncipe!

Messias - obrigado mãe! Oh mãe, posso ir visitar o pajé ?

Seu Joaquim interrompe dizendo que não quer ele lá, mas sua mãe o rejeita.

Dona Odete - pode sim filho!! Vá!!

Mais que frescura é essa homi ?

Sr. Joaquim - eu não quero ele com esses maconheiro não rapaz!

Esses índio é tudo doido

Dona Odete - Doido é tu! Deixa disso e me dar o dinheiro que vou fazer a feira de natal. Nossos outros filhos virão nos visitar.

Sr. Joaquim - só não quero esse Josué aqui um viadão!

Dona Odete - ele vem sim!!!!

**** "Então é natal" ****

Chega a noite de natal a família toda reunida, todos irmãos ali presente, até os que estavam em Recife. Todos se espantavam com tamanha inteligência de Messias que mostra seus poemas, tarefas e livros, muitos perguntam se ele quer ser poeta, ele responde assim: acho melhor ouvirem com suas próprias palavras.

Messias - Aprendi com o pajé que a poesia já vive em mim e eu não precisei pagar, logo não faço para vender. Mas, meu sonho é estudar o bastante e ser um juiz federal com minhas economias extras posso investir em cultura para todos, criar meu acervo. Ao invés de vender, doarei meus livros, como o Chico Xavier.

Todos ali se admiravam e brindaram e comemoraram naquela noite natalina.

Já se passaram o natal e como pela primeira vez a família estava unida, eles marcaram de passar juntos o ano novo da virada para os anos 70 na praia de Boa viagem.

E era a primeira vez de Messias e da maioria numa praia.

Muito obrigado a quem leu até aqui, esse conto ainda não acabou em breve mais capítulos! Forte abraço e tenham uma boa semana cheia de luzes!

Dudu DL
Enviado por Dudu DL em 29/02/2020
Reeditado em 21/05/2020
Código do texto: T6877193
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.