Feliz e Abençoado Natal e Ano Novo
A todos os Poetas e Poetisas ,
A todos os leitores e amigos
E, à  Equipe de funcionários do nosso
Recanto das Letras... 

* *
Tempo de Natal
é toda a nossa Vida mas, termina dia 6 de janeiro com a vinda dos Reis Magos... Eles são parecidos  com o Menino, ao deixar tudo para trás e, o vir, Adorar...

Tempo  de  Natal:
"A TRISTEZA DO JECA"

   Ele nasceu nesse sertão perdido...
Perto de algum lugar e longe de tudo.
   Nem todos nascem bonitos e perfeitos, alguns nascem bem diferentes.
   Ele não era parecido com ninguém mas sua mãe o adorava.
   Porque nascera assim tão feio e desengonçado nunca pensara nisso, seu coração lhe bastava, era suficiente mas todos não o suportavam, será porquê?
   Diziam: _Fique longe, aberração! Será que isso pega? Você é horrível! E todos riam a vontade e as vezes ele também ria junto, de si mesmo... Isso consegue ser ainda mais quê, o que chamam de bulling, mas ele nem percebia...
Aquela borboleta linda estava ainda ali parada, sem voar, asa quebrada, já quase sem vida...  E as flores que a esperavam e ela precisava visitar?
   Com todo o cuidado a colocou sobre o papel, pegou um tiquinho de uma cola especial  que alguém escquecera por ali e colocou num lugar da asa pelo lado de fora dela e, o ajustou, segurando por dois momentos... 
   Não demorou quase nada, ela sentiu o carinho e tentou se  mexer um pouco, conseguiu, levantou a asa um pouco, deu certo, e logo saiu voando por todos os lados...
Ele se sentia tão feliz e pensava que todos se sentiam assim.... Será que todos sentiram a dor da borboleta machucada? Ele sentia...
   Seus maiores amigos e companheiros eram um Gatinho sem Nome que mancava duma pata mal sarada e seu viralatas Sardento que o seguia sempre pelas bandas do rio...
O tempo passou, passou muito...
Ele crescera, estava quase um moço, moreno e forte mas ainda daquele jeito todo mal formado, era de noite e fazia tanto calor...
   A casa estava tão quente, a Lua nos céus clareava tudo, ele saiu a andar pela beira do rio... O Rio nunca parava de correr, será que ele não descansava nem um pouco? Ali a beira d'água lembrou que ouvira os colegas falando sobre a Mãe D'água.... E, a água tinha uma Mãe?  Nunca pensara isso antes porque agora pensava...  Ela é será? Como a sua mãe? Parou e ficou olhando as águas passar...
   Nesse atento ele ouviu que a água se mexia, olhou e viu algo que nunca iria esquecer... Levantou-se dentre as águas uma mulher tão linda que parecia com a Lua no céu...  Ele, quieto só olhando.
   Ela o viu, olhou, examinou e disse: Você não é o meu apaixonado, aquele moço forte e moreno que procuro pela noite para ser o pai do meu filho, o príncipe Boto que irá reinar nas mais lindas noites de luar... 
   Não se acanhe, nem tenha medo, continue seu passeio quem sabe você encontra uma moça igual a você e que vá lhe querer!  Isso não o desanimou, o contrário, só lhe deu alento e continuou seu passeio, Sardento abanou seu rabinho e resmungou coisa de cães seguido por Sem Nome afirmando...
   Sem ele saber ou imaginar a Fada da Lua tinha outros planos para ele... Já fazia um tempo que ela o cuidava e protegia pois prometera a alguém que iria cuidar dele para sempre e estava chegando esse momento certo e que sem querer coincedia com o Tempo de Natal dos humanos...



pinterest,com
   A Fada  pensava,  o tempo da preparação de Luandro entre os humanos estava terminando e,  isso por uma interessante coincidência se aproximava do tempo do Natal... 
   Luandro era  sempre muito feliz mas ela não queria que
ele se atemorizasse com o que iria lhe acontecer como prometera a alguém na Terra a quem confiou a guarda do Menino...
   Por isso foi até o seu Quarto Crescente e abriu as portas de todos os seus tesouros luminosos  fazendo a Lua nos Céus brilhar ainda muito mais e mandou os seus arco-iris fogos -fátuos e auroras boreais irem brilhar por onde quisessem porque o momentou chegou e hoje vai começar   a maior Festa de Luzes por todo este planeta Terra... Mas nem todos conseguirão ver, só os de coração mais puro...
   Naquele momento Luandro chegou à curva do rio onde este se alargava e havia muita areia na margem, lugar 
preferido por todos dali para se banhar durante o dia...
Mas era de noite e como não havia ninguém por ali ele
se despiu e foi nadar para se refrescar...
   Na casa humilde de chão batido com as cinzas molhadas do fogão de lenha e varrido e limpo, Yara olha a Lua
formosa e brilhante no céu e pergunta à Mãe Dona Santinha: Mãe você já olhou a Lua hoje, parece que ela está muito mais viva e brilhante....  Dona Santinha não diz nada e sorri, Yara arremata.  Será algo que ainda vai acontecer e eu não estou sabendo, Mãe?
   No rio Luandro se cansa e nada em direção à areia excitado pelas luzes que percebera mesmo  dentro d'água.... Ao  ficar em pé sente que não está sozinho...
Quem é esse ser luminoso e de extrema beleza que está
ao seu lado ? Será sua Madrinha a Fada da Lua que
sua Mãe sempre lhe falou  que um dia ela viria vê-lo?
   A fada lhe dirige a palavra dizendo:   Luandro, chegou o momento de sua transformação.  Até agora você estava na Terra em preparação... Você é um Ser espacial como todos nós somos...  Não receie estou tocando seu coração e seu colar encantado da Lua que você traz sempre consigo desde que nasceu, se solte e comece a se sentir ainda mais diferente e muito mais a vontade e feliz do que sempre foi...
 
 pinterest.com
   As luzes vem felizes e intensas e, com  carinho, mergulham no corpo de Luandro vindas de todos os cantos do mundo  e ele começa a se sentir  mais e mais leve sem peso nenhum como é possível? É tanto sem peso que seus pés começam 
a deixar de tocar o chão de areia... Sem Nome e Sardento
nem miam estão maravilhados ao ver a gatinha da Fada...
   A mãe D'água que procura por ali perto se aproxima e vê as luzes chegando e se explodindo em tantas cores vivas
pelo corpo de Luandro e pensa: Nossa! Que lindo! Será que algum dia algum escritor conseguirá escrever o que estou vendo hoje e sentindo como já escrevera a minha história?
   Nas poucas casas por perto do rio, de lavradores e pescadores algumas pessoas e crianças acordam e pensam que ainda estão sonhando, é festa perguntam, a musica é linda e doce, eu quero ir ver!... As mães ordenam! É coisa
ruim! todo mundo pra debaixo das cama e vamos ficar quietos só orando baixinho sem chamar atenção! Mãe olha
é lindo, deixa a gente ir...  Obedeçam sua Mãe diz o Pai me deixem dormir, estou cansado.... Lá tem perigo, vocês vão e não voltam mais, se lembram da Luar que sumiu e era tão linda? Nós falamos a Mãe dela pra por outro nome mas ela disse que queria aquele de todo jeito!
   Em casa Yara também vê as luzes e a Lua iluminando todo o céu e pergunta à Mãe.  Mãe cadê Luandro?
Foi nadar na curva do rio tá muito calor, se eu soubesse nadar também teria ido mas me canso muito.  Mas Mãe!       É lá na curva do rio que o céu se está iluminando de tantas luzes coloridas... É alguma Festa será? Vem ver Mãe ...  Dona Santinha só sorri leve e diz: Yara, se assossegue  daqui a pouco ele volta cansado de nadar, está um homem feito...
   Yara não resiste e sai correndo, batendo as portas e corre pela beira do rio a procura de Leandro... Sua mãe chama mas não adianta, só queria lhe explicar tudo que nunca dissera antes... 
   Yara se aproxima e vê toda a cena intensa sem igual e, inimaginável... Num instante entende o que está acontecendo com seu irmão querido, ela sempre pensou que ele parecia ser alguém que não era deste nosso mundo, nada o afligia ou machucava e pior era a Mãe concordar sempre que o tudo ruim não era nada... Ela sabia!
   Luandro sorriu, abraçou a irmã junto com a Fada e no
mesmo instante estavam no Quarto Crescente da Fada da Lua... 
   Yara! Seu irmão Luandro cumpriu sua preparação da maneira mais desafiante de viver e teve sucesso... Agora ele vai partir em missão Universal como todos nós que somos assim para levar essa Luz de Felicidade a todos que dela são carentes e não conseguem alcançar...
Você logo  estará nos braços de sua Mamãe e poderá acalmá-la apesar de não ser preciso... 
   Agora todos irão saber que seu irmão é um Missionário em missão pelo mundo inteiro,  quando conseguir uma licença virá ver vocês...

   Em casa à noite Yara olha o céu e a Lua, chama Dona Santinha e diz: Mãe olha a Lua que linda, parece que vejo uma nova estrela pequenina bem junto à ela não é?
   
É sim! Diz Dona Santinha, também estou vendo e sorri feliz...

* *
Brasil - Associação Internacional de Poetas
Walter de Arruda in memorian
Enviado por Walter de Arruda in memorian em 23/12/2019
Reeditado em 29/12/2019
Código do texto: T6825507
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.