ABSURDAMENTE NORMAL

A ENTREVISTA

Bóris meticulosamente passou a flanela no par de sapatos cujo brilho preto cadilac era um verdadeiro espelho. A sola de couro porém já estava bem gasta Com o mesmo zelo escolheu o par de meias pretas, a camisa de um branco imaculado, o terno azul marinho e a gravata vermelha com figuras geométricas azuis. Há tempos cumpria essa mesma rotina. Eram seis horas quando chegou na fila que se estendia por dois quarteirões.A crise estava brava, havia muitas pessoas de idades, sonhos, motivos e necessidades diversas , alguns já conhecidos de filas anteriores.

- Olá Bóris, você por aqui? cumprimentou a moça que parecia querer ofuscar o brilho da sua beleza em um vestido sem graça, a cara limpa sem maquiagem , e os cabelos em desalinho.

- Bom dia Bia! disse Boris alegre por revē-la. Ainda na batalha da procura?

- Ainda meu amigo, um dia ainda vou deixar de ser uma garota do book-rosa!

Por volta das nove horas quando precisou atender a um chamado da natureza passou por Ronaldo um ex jogador de futebol que apesar do seu talento não conseguira chegar a um lugar de destaque, a concorrência era grande e não muito democrática, por isso tornara-se um craque na arte de procurar emprego.

Embora cada um, guardadas as devidas proporções fosse de certa forma concorrente do outro, a demora e a ansiedade da espera, o sofrimento e as agruras comuns dos desempregados os fazia solidários, e fazer amizades e trocar as figurinhas do desalento enquanto esperavam era uma necessidade.

Quando enfim entrou na sala para a entrevista o relógio digital na parede acima da entrevistadora marcava quase quinze horas.

-Boa tarde!

- Boa tarde senhor Bóris ! respondeu a entrevistadora com uma voz quase sensual.

- Há quanto tempo o senhor está procurando emprego senhor Bóris-

.- Há três anos mais ou menos.

- Incrível, com toda essa qualificação que consta no seu currículo?

-Pra senhora ver, não está fácil pra ninguém.

- Senhor Boris o senhor tem algum problema em cumprir ordens?

- Houve um tempo que eu tinha mas acabei acreditando que MANDA QUEM PODE E OBEDECE QUEM TEM JUIZO.

,- Isso não seria uma adaptação comportamental para conseguir uma vaga?

- Sim, eu adotei a tática de um camaleão e danço conforme a música, respeito as diferenças e não questiono ordens nem julgo comportamentos.

A entrevistadora subiu pela parede devorou um inseto que ficara preso na sua teia e voltou ao seu lugar.

- Senhor Bóris- me diga uma virtude sua que o faria merecer preencher essa vaga na empresa.

- Bem, eu diria que é o fato de eu ser uma pessoa muito discreta.

- Muito bem senhor Bóris-, pode passar no RH, o senhor começa na segunda feira l!

AC de Paula

#poetaacdepaula