AS VIAGENS DE ELZA
Se tem uma coisa que uma mulher chamada Elza, 37 anos, morena, olhos e cabelos castanho escuro, 1,68 m, introvertida mas alegre e amiga, adora fazer é caminhar na neve. E não faz tanto tempo assim que ela fez isso.
Nos últimos cinco anos, Elza vem fazendo suas caminhadas matinais na neve, no período de dezembro a janeiro, num país localizado no extremo europeu, mais precisamente na região da Eurásia, que conta com uma área de 17.000.000 de quilômetros quadrados e tem um dos invernos mais rigorosos do planeta: a Rússia.
A Rússia apresenta uma história rica e antiga, que leva milhões de pessoas a conhecê-la. Porém a maioria das pessoas, dos mais diversos e remotos lugares da Terra, vão ao país por uma razão mais específica: passear em toda Rússia ao lado do urso pardo Pavel.
Pavel é um urso pardo que existe desde sempre no país. Ele tem a missão de levar pessoas que respeitam a Rússia para agradáveis passeios por todo o país. E é lógico que Elza é uma dessas pessoas.
Elza conheceu o urso Pavel em 2014, na sua primeira viagem a Omsk, cidade localizada no oeste da Sibéria. Lá, logo começaram a caminhar juntos pela Rua Tarskaya, e depois seguiram em direção à famosa ferrovia Transiberiana, que é uma rede ferroviária que conecta a “Rússia europeia” com as províncias do extremo oriente russo, Mongólia, China e o mar do Japão. A Transiberiana fica com a rota principal entre Moscou e Vladivostok (9.288 km de extensão!). E desde esse primeiro encontro entre Elza e Pavel, nunca mais deixaram de passear juntos pela Rússia.
Após um agradável e alegre passeio nos trilhos da Transiberiana, seguiram para a cidade de Kazan, a leste de Moscou, onde visitaram a Torre Spasskaya e a belíssima Mesquita Qol Sharif. De Kazan partiram para Samara, cidade a sudeste da Rússia, e navegaram no famoso rio Volga, além de passearem pela agência aeroespacial localizada lá. Saindo de Samara logo foram para Moscou passar uma boa parte do dia andando na Praça Vermelha e na Catedral de São Basílio.
Elza se sente tão bem na presença do urso Pavel que toda vez que viaja à Rússia logo o encontra para passearem juntos. E seguindo o roteiro preferido, Elza saiu de Moscou para a cidade de São Petersburgo. Eles adoram aquele lugar! Assim, passaram um bom tempo no Museu Hermitage e no conjunto de palácios e jardins chamado Peterhof.
Depois de quase dois dias em São Petersburgo, Elza e Pavel viajaram para a cidade de Volvogrado, visitando a Estátua da Mãe Pátria (um dos símbolos da cidade) e navegando de novo no rio Volga. Elza adora sentir o vento bater em seu rosto enquanto navega no Volga!
De Volvogrado seguiram para Sochi, e entraram no Teatro de Inverno de lá chamado Zimny. Esse teatro é tão exuberante que sua arquitetura lembra o Partenon de Atenas, na Grécia.
Em Ekaterimburgo, fizeram um maravilhoso passeio pelo rio Iset e brincaram igual crianças no parque aquático Akvapark, que sempre conta com animadores e atrações para a criançada.
Iaroslavl é a cidade favorita de Pavel. Acredita-se que ele tenha surgido lá, numa data que ninguém sabe ao certo. A cidade conta com antigas, belas e coloridas construções, especialmente igrejas. Destaque para a igreja do Profeta Elias e para o Mosteiro da Transfiguração do Salvador. Elza e Pavel adoram passar horas neste mosteiro.
Em Smolensk, ambos recordam as memórias da personagem Elizabeth da série de TV norte-americana “The Americans”, por ser a cidade de nascimento da personagem. Além disso, essa cidade a oeste da Rússia tem atrações que sempre fascinam Elza e Pavel, como as construções antigas da vasta área industrial e o belo estádio de futebol Spartak.
Quando chegam a Krasnodar, no sudeste da Rússia, é sempre uma festa ao redor do chafariz mais bonito e antigo da cidade. E uma imensa alegria ao entrar no estádio de futebol Kuban. Por fim, encerram o passeio, geralmente, em Irkutsk, que é uma das maiores cidades da Sibéria e apresenta um clima de temperaturas que podem ser bastante elevadas no verão e extremamente baixas no inverno. Lá, gostam de experimentar a sensação de quase congelar no rigoroso inverno e conseguir sobreviver.
O passeio que Elza faz ao lado de Pavel geralmente termina na cidade de Irkutsk porque, quando Elza está prestes a chegar em outro lugar, seus olhos se abrem e, numa mistura de surpresa e frustração, ela diz a si mesma: “foi mais um sonho. Mais uma viagem para a Rússia sem sair de casa!”.