BOMBOU NA INTERNET

Tanaka ficou consternado ao observar que os atos mais esdrúxulos se tornavam mais espetaculares no contexto atual. Para ele os episódios mais danosos estavam adquirindo uma enorme facilidade em se propagar com mais rapidez. Os fatos e relatos mais ridículos eram também os que mais recebiam “likes”.

Nas primeiras semanas suas redes atingiram milhares de visualizações. Em pouco tempo alcançaram o número de dois milhões. Aí, ele tomou consciência que há dois um mundos, um em contraponto ao outro: um mundo real, no qual as relações sociais se concretizam às duras penas e um mundo virtual, quase totalmente abstrato, em que as pessoas estão embevecidas, tangidas por um imaginário e pela magia dos byts.

Sua marcante decepção não era com a tecnologia da informação, cujos conhecimentos tinham aparecido desde que seu pai, de origem nipônica, as apresentara a ele.

Num universo de informação ditado pelas regras da mídia as pessoas pareciam não dar importância à qualidade e às relações humanas. Naquele âmbito a mente humana parecia sofrer uma crise de regressão intelectual.

Percebeu que as mentiras se transformavam rapidamente em verdades ou as pessoas davam preferências às chamadas fake.

Tanaka decidiu fechar suas redes sociais.

Foi repousar na chácara da família, a cem quilômetros dos grandes centros. Passou a dedicar-se à meditação. Começou a cultivar hortaliças e flores.

Um dia ele colheu uma dália multicolorida e decidiu numa mais voltar às “redes sociais.”

Joel de Sá
Enviado por Joel de Sá em 03/10/2019
Reeditado em 03/10/2019
Código do texto: T6759940
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.