‘N.A.: As "QUADRAS PERFILADAS" serão publicadas paulatinamente
e seguirão o mesmo entendimento das "TROVAS DO DIA",
meu projeto literário encerrado em 10/10/2020, sem o compromisso de datas fixadas. Maiores detalhes na quadra “ÊXTASES”, publicada em 18/06/2021.
==============================================

QUADRA PERFILADA (CLXX)
 
 “AMOR PENSADO
Casal de pensamento. homem e mulher pensativos, pergunta com ... 
Nosso amor tem sintonia,
Nos afagos e lembranças,
Penso em ti todos os dias,
Numa mente que não cansa.
---------------------------------------------

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

HOMENAGEADO:
Livro revisita trajetória (e dilemas) de Bastos Tigre | Unicamp
BASTOS TIGRE (1882/1957)

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


UM DE SEUS PENSAMENTOS:
“A saudade é calculada por algarismos, também: distância multiplicada pelo fator querer bem”.

SEU PERFIL BIOGRÁFICO:
Manuel Bastos Tigre foi um bibliotecário, jornalista, poeta, compositor, humorista e destacado publicitário brasileiro, natural de Recife, Pernambuco. Estudou no Colégio Diocesano de Olinda, onde compôs os primeiros versos e criou o jornalzinho humorístico O Vigia. Diplomou-se pela Escola Politécnica, em 1906. Trabalhou como engenheiro da General Electric e depois foi ajudante de geólogo nas Obras Contra as Secas, no Ceará.
Foi homem de múltiplos talentos, pois foi jornalista, poeta, compositor, teatrólogo, humorista, publicitário, além de engenheiro e bibliotecário. E em todas as áreas obteve sucesso, especialmente como publicitário. "É dele, por exemplo, o slogan da Bayer que correu o mundo, garantindo a qualidade dos produtos daquela empresa: "Se é Bayer é bom". Foi ele ainda quem fez a letra para Ary Barroso musicar e Orlando Silva cantar, em 1934, o "Chopp em Garrafa", inspirado no produto que a Brahma passou a engarrafar naquele ano, e veio a constituir-se no primeiro jingle publicitário, entre nós."
Prestou concurso para Bibliotecário do Museu Nacional (1915) com tese sobre a Classificação Decimal. Mais tarde, transferiu-se para a Biblioteca Central da Universidade do Brasil, onde serviu por mais de 20 anos.
Exerceu a profissão de bibliotecário por 40 anos, é considerado o primeiro bibliotecário por concurso, no Brasil.

Em 1936 foi dos que se apresentaram candidato à cadeira 6 da Academia Brasileira de Letras, para suceder a vaga de Goulart de Andrade; mas não foi eleito, o escolhido para a vaga foi o jornalista Barbosa Lima Sobrinho.
-------------------------


=================================
Abraços
==================================


Interações (meus agradecimentos):

12/06/2024 14:38 - lumah
Quando existe sintonia//
e um chamado à distância//
existe a telepatia//
e amor em consonância...  
-----------------------------------
POETA OLAVO
Enviado por POETA OLAVO em 12/06/2024
Reeditado em 15/06/2024
Código do texto: T8084279
Classificação de conteúdo: seguro