‘N.A.: As "QUADRAS PERFILADAS" serão publicadas paulatinamente
e seguirão o mesmo entendimento das "TROVAS DO DIA",
meu projeto literário encerrado em 10/10/2020, sem o compromisso de datas fixadas. Maiores detalhes na quadra “ÊXTASES”, publicada em 18/06/2021.
==============================================

QUADRA PERFILADA (CLII)
 
LAÇOS E ABRAÇOS
Tipos de abraços e o que eles revelam sobre seu relacionamento 
Agarro-te nos meus braços,
E te levo para a cama,
Amarro-te neste bom laço,
Pra mostrar como se ama.
------------------------------------------ 
 
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

HOMENAGEADO:
Jean-Paul Sartre e o existencialismo ateu - netmundi.org
JEAN-PAUL SARTRE (1905/1980)

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


UM DE SEUS PENSAMENTOS:
“Quando os ricos estão em guerra, são os pobres que morrem.”

SEU PERFIL BIOGRÁFICO:
Jean-Paul Charles Aymard Sartre foi um filósofo, escritor e crítico francês natural de Paris, conhecido como representante do existencialismo. Acreditava que os intelectuais têm de desempenhar um papel ativo na sociedade. Era um artista militante, e apoiou causas políticas de esquerda com a sua vida e a sua obra. Repeliu as distinções e as funções problemáticas e, por estes motivos, se recusou a receber o Nobel de Literatura de 1964. Sua filosofia dizia que no caso humano (e só no caso humano) a existência precede a essência, pois o homem primeiro existe, depois se define, enquanto todas as outras coisas são o que são, sem se definir, e por isso sem ter uma "essência" que suceda à existência. Ele também é conhecido por eu relacionamento aberto que durou cerca de 51 anos (até sua morte) com a filósofa e escritora francesa Simone de Beauvoir. No período mais prolífico de sua carreira escreve ainda várias peças de teatro e ensaios. Na década de 1950 assume uma postura política mais atuante, e abraça o comunismo. Torna-se ativista, e posiciona-se publicamente em defesa da libertação da Argélia do colonialismo francês. É importante frisar que Sartre, junto com Fanon, foram dois intelectuais importantes no processo de descolonização-contribuição referenciada através de textos relacionados ao tema do colonialismo e também no envolvimento manifestado no engajamento político de ambas as partes. Suas contribuições passam pelo estudo das inter-relações que se estabelecem no plano do pensamento e as interconexões que ocorrem através de inúmeras razões, entre elas a existência do colonialismo e suas interconexões. Em dezembro de 1960, Fanon, por exemplo, inicia a sua escrita apressada do que sabidamente seria o seu livro, alterando o curso da escrita de forma a sintetizar seus acúmulos teóricos antes que seu tempo esgote (pois, foi diagnosticado com leucemia, e percebe, mediante aos estágios que a medicina se encontra nesta época, que lhe resta pouco tempo de vida ). É neste contexto que será escrito em questão de meses o famoso Os Condenados da Terra. Enquanto escrevia o livro e revisava os trechos, chegou a voar para Itália a fim de encontrar Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir, para encomendar a Sartre o Prefácio do seu livro. A influência de Sartre sobre Fanon é bastante conhecida. Fanon o admirava tanto que, em ocasião do memorável encontro entre os dois, no verão de 1961 em Roma, teria dito a Claude Lanzmann: "Eu pagaria vinte mil francos para falar com Sartre da manhã à noite durante quinze dias". É sabido que Fanon se refere constantemente a obra Reflexões Sobre a Questão Judaica, publicada por Sartre em 1943. A aproximação do marxismo inaugura a segunda parte da carreira filosófica de Sartre em que tenta conciliar as ideias existencialistas de autodeterminação aos princípios marxistas. Por exemplo, a ideia de que as forças socioeconômicas, que estão acima do nosso controle individual, têm o poder de modelar as nossas vidas. Escreve então sua segunda obra filosófica de grande porte, La Critique de la raison dialectique (A crítica da razão dialética) (1960), em que defende os valores humanos presentes no marxismo, e apresenta uma versão alterada do existencialismo que ele julgava resolver as contradições entre as duas escolas. Considerado por muitos o símbolo do intelectual engajado, Sartre adaptava sempre sua ação às suas ideias, e o fazia sempre como ato político. Em 1963, Sartre escreve Les Mots (As palavras, lançado em 1964), relato autobiográfico que seria sua despedida da literatura. Após dezenas de obras literárias, ele conclui que a literatura funcionava como um substituto para o real comprometimento com o mundo. Em 1964 a Academia Sueca lhe agracia com o Nobel de Literatura, que ele, no entanto, recusa, pois segundo ele "nenhum escritor pode ser transformado em instituição". O caso se tornou um escândalo, que poderia ter sido evitado pela Academia Sueca, visto que Sartre teria descoberto antecipadamente que seu nome estava entre os indicados, e por isso enviou uma carta a Academia avisando que recusaria o prêmio caso fosse o escolhido para recebê-lo, a carta, no entanto, só chegou a mão dos Acadêmicos responsáveis pela escolha do vencedor do prêmio, dias depois de Sartre ter sido escolhido para recebê-lo. Morreu em 15 de abril de 1980 no Hospital Broussais (em Paris). Seu funeral foi acompanhado por mais de 50 000 pessoas. Está enterrado no Cemitério de Montparnasse em Paris. No mesmo túmulo jaz Simone de Beauvoir.
---------------------

================================== ”
Abraços
==================================


Interações (meus agradecimentos):

01/11/2023 18:57 - Lia Fátima
Atrevimento do Amor
Atiça minha libido
Num fogoso momento
Um frisson quando estou contigo
---------------------------------

01/11/2023 19:07 - Norma Aparecida Silveira Moraes
Na angústia do existir
A alma sofre de solidão
Mesmo querendo sorrir
Há melancolia no coração
----------------------------------

01/11/2023 19:55 - roselves Alves
No meu colo eu te amo.
A emoção se faz crescente.
Já não é mais voz solo,
tudo que a gente sente.  
---------------------------------
01/11/2023 20:33 - 
lumah
Um abraço com carinho 
de quem ser quer bem
é um convite para o ninho
fazer amor como ninguém...
---------------------------------

02/11/2023 18:57 - Guída Sá
Nos braços do meu amado....
Emocionada desfaleci....
O abraço foi apertado....
As saudades eu esqueci.

---------------------------------
02/11/2023 21:12 - GIL DE OLIVE
AMOR, NO PLURAL, AMORES
DIZEM AI, MAS NãO Á TAL
ENGANAM-SE OS PROFESSORES
POR QUE AMOR NÃO TEM PLURAL
---------------------------------

03/11/2023 04:27 - Antônio Souza
De uns bons amassos
Na cama a mulher espera
É de laços e abraços
Que o amor prospera.  
----------------------------------

11/11/23 21:03 - Uma Mulher Um Poema
Entre beijos e afagos
Nosso amor é ternura
Num carinho apimentado
Nos levando à loucura. 

----------------------------------
 
POETA OLAVO
Enviado por POETA OLAVO em 01/11/2023
Reeditado em 12/11/2023
Código do texto: T7922237
Classificação de conteúdo: seguro