N.A.: As "QUADRAS PERFILADAS" serão publicadas paulatinamente
e seguirão o mesmo entendimento das "TROVAS DO DIA",
meu projeto literário encerrado em 10/10/2020, sem o compromisso de datas fixadas. Maiores detalhes na quadra “ÊXTASES”, publicada em 18/06/2021.
==============================================

QUADRA PERFILADA (CLI)
 
 VIDA ETERNA
 
A Vida Eterna, um conhecimento - Editora A Partilha
 
Meu pensamento é alimentado,
Por lembranças e saudades,
Quando se tem um ser amado,
A vida é uma eternidade.
------------------------------------------------
 
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

HOMENAGEADA:
 
Rádio Batuta | Leila Diniz sem censura
LEILA DINIZ (1945/1972)

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


UM DE SEUS PENSAMENTOS:
“Você pode amar muito uma pessoa e ir para a cama com outra.”

SEU PERFIL BIOGRÁFICO
Leila Roque Diniz foi uma atriz brasileira natural de Niterói, no Rio de Janeiro. Formou-se em magistério e foi ser professora do jardim de infância em Ipanema, zona sul da cidade maravilhosa. Aos dezessete anos, conheceu seu primeiro marido, o cineasta Domingos de Oliveira e casou-se com ele. O relacionamento durou apenas três anos. Foi nesse momento que surgiu a oportunidade de trabalhar como atriz. Primeiro estreou no teatro em 1962 e logo depois passou a trabalhar na TV Globo, atuando em telenovelas. Mais tarde, casou-se com o cineasta moçambicano Ruy Guerra, com quem teve uma filha, Janaína. Participou, ao todo, de quatorze filmes, doze telenovelas (7 na Globo, 3 na Excelsior, 1 na Record e 1 na Tupi) e várias peças teatrais. Foi protagonista da primeira novela produzida pela Globo, "Ilusões Perdidas", em 1965. Leila Diniz quebrou tabus de uma época em que a repressão dominava o Brasil, escandalizou ao exibir a sua gravidez de biquíni na praia, para a câmera do fotógrafo Joel Maia na ilha de Paquetá, para a revista Cláudia.Também chocou o país inteiro ao proferir a frase: Transo de manhã, de tarde e de noite. Considerada uma mulher à frente de seu tempo, ousada e que detestava convenções, Leila foi invejada e criticada pela sociedade conservadora das décadas de 1960 e 1970 e por grupos feministas que consideravam que ela estava a serviço dos homens. Leila falava de sua vida pessoal sem nenhum tipo de vergonha ou constrangimento. Concedeu diversas entrevistas marcantes à imprensa, mas a que causou um grande furor no país foi a entrevista que deu ao jornal O Pasquim em 20 de novembro de 1969. Nessa entrevista, ela, a cada trecho, falava palavrões (ao todo 72) que eram substituídos por asteriscos, e ainda disse: Você pode muito bem amar uma pessoa e ir para cama com outra. Já aconteceu comigo. O exemplar foi o terceiro mais vendido da história do jornal, com 117 mil exemplares. E foi também depois dessa publicação que foi instaurada a censura prévia à imprensa, mais conhecida como Decreto Leila Diniz. Em janeiro de 1971, dois policiais compareceram aos estúdios da TV Tupi, no antigo Cassino da Urca, para cumprir a determinação judicial. Para evitar a prisão de sua jurada, o apresentador Flávio Cavalcanti aconselhou Leila a ir ao banheiro assim que o programa voltasse do intervalo comercial. Nos bastidores, Leila trocou de vestido com Laudelina Maria Alves, a Nenê, sua secretária, e fugiu. Perseguida pela polícia e Política Social, Leila se esconde em Petrópolis no sítio de Flávio Cavalcanti, no momento em que é acusada de ter ajudado militantes de esquerda. Depois, a ordem de prisão foi revogada, mas ela teve que assinar um termo de responsabilidade dizendo que não falaria mais palavrões, negando sua personalidade. Alegando razões morais, a TV Globo do Rio de Janeiro não renova o contrato com a atriz. De acordo com a emissora, não haveria papel de prostituta nas próximas telenovelas. Meses depois, Leila reabilita o teatro de revista, e começa uma curta e bem sucedida carreira de vedete. Estrela a peça tropicalista Tem banana na banda, improvisando a partir dos textos escritos por Millôr Fernandes, Luiz Carlos Maciel, José Wilker e Oduvaldo Viana Filho. Recebe de Virgínia Lane o título de Rainha das Vedetes. No carnaval de 1971, Leila foi eleita Rainha da Banda de Ipanema por Albino Pinheiro e seus companheiros. Morreu num acidente aéreo, no voo 471, da Japan Airlines, no dia 14 de junho de 1972, aos 27 anos, no auge da fama, quando voltava de uma viagem à Austrália. Suas cinzas foram sepultadas no cemitério São João Batista, em Botafogo, no Rio. Após o falecimento de Leila, sua filha Janaína foi criada pelo cantor Chico Buarque e sua então esposa, a atriz Marieta Severo. Marcelo Cerqueira, um cunhado advogado se dirigiu a Nova Délhi, na Índia, local do desastre, para tratar dos restos mortais da atriz. Acabou encontrando um diário que continha diversas anotações e uma última frase, que provavelmente estava se referindo ao acidente: Está acontecendo alguma coisa muito es.... Leila Diniz, A Mulher de Ipanema, defensora do amor livre e do prazer sexual, é sempre lembrada como símbolo da revolução feminina que rompeu conceitos e tabus com suas ideias e atitudes.  "Sem discurso nem requerimento, Leila Diniz soltou as mulheres de vinte anos presas ao tronco de uma especial escravidão."  
-------------------------------------

=================================
Abraços
==================================


Interações (meus agradecimentos):

21/10/2023 18:52 - Lia Fátima
Regozige em seu enleio 
Ainda que sofra com ausências
O amor tem sua presença
Do lado esquerdo do peito.
-----------------------------------

21/10/2023 19:48 - roselves Alves
Pode haver distância,
mas o amor aconchega,
a vida amada no peito.
Saudade é deste jeito!  
-----------------------------------
22/10/2023 00:01 - 
Antônio Souza
A vida somente faz sentido
Quando se vive com o amor
De alguém q'é muito querido
A gente é feliz seja aonde for.  
-----------------------------------

23/10/2023 14:39 - lumah
Quando sentimos saudade
um grande amor existiu
e carinho de verdade
nem o tempo resistiu....  
------------------------------------

23/10/2023 23:35 - DOCE VAL
Saúde é um sentimento de duas faces
quando ele vem com clareza
na tristeza deixa rastro melancólicos
na alegria 'contagia com leveza!.. 
-------------------------------------

23/10/2023 23:43 - Guída Sá
Com coração de molho....
Já não penso mais em nada....
O silêncio eu escolho...
É melhor não falar nada....!  
--------------------------------------

24/10/2023 20:29 - Norma Aparecida Silveira Moraes
Machuca a alma a saudade
Mas consola as lembranças
Mesmo vivendo na eternidade
Sem ter mais esperança
---------
Quando um amor partiu
Deixando apenas a solidao
A alma que tanto sorriu
Vive com saudade no coração ❤️ ❤️ ❤️ ❤️
---------------------------------------

01/11/23 06:25 - Luzia Avellar
Quando se ama a vida
pra vida se tem prazer
a vida é bem vivida
e o amor só faz vencer
---------------------------------------

10/12/23 17:43 - ValRangel
Somente a boa lembrança
trás a nossa saudade
ela permanece no pensamento
por nossa eternidade
trás uma certa tristeza
mas mesmo assim compensa
porque já fez a nossa felicidade 
----------------------------------------


 
POETA OLAVO
Enviado por POETA OLAVO em 21/10/2023
Reeditado em 11/12/2023
Código do texto: T7913929
Classificação de conteúdo: seguro