‘N.A.: As "QUADRAS PERFILADAS" serão publicadas paulatinamente e seguirão o mesmo entendimento das "TROVAS DO DIA", meu projeto literário encerrado em 10/10/2020, sem o compromisso de datas fixadas. Maiores detalhes na quadra “ÊXTASES”, publicada em 18/06/2021.
======================================= 
QUADRA PERFILADA (CXXXV)

FONTES DO VERSO
  
Alegria and Tristeza - Desenho de tailox_180 - Gartic
Sorrir ou chorar faz parte,
Do que sentimos na hora,
Da inspiração vem a arte,
Pra trazer amor pra fora.
--------------------------------------- 

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

 
HOMENAGEADA:
Lota de Macedo Soares e o projeto do Parque do Flamengo | ArchDaily Brasil
LOTTA MACEDO SOARES (1910/1967)

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
UM DE SEUS PENSAMENTOS:
“O maior castigo que um ser humano pode sofrer é o desprezo e o esquecimento.”

SEU PERFIL BIOGRÁFICO:
Maria Carlota Costallat de Macedo Soares nasceu em 16 de março de 1910, em Paris, mas foi criada no Rio de Janeiro, para onde veio aos dois anos de idade acompanhada do pai José Eduardo de Macedo Soares, jornalista, da mãe e da irmã. Foi aqui que Lotta de Macedo Soares, como ficou conhecida, ganhou destaque na arquitetura, urbanismo e paisagismo. Lotta não teve uma formação formal, foi autodidata. Frequentou aulas com Cândido Portinari e era amiga de artistas e escritores, além de ser uma leitora “furiosa”, como dizia. Lotta chegou a residir em Nova York e lá frequentou cursos no Museu de Arte Moderna. No início da década de 1960, já tendo sido reconhecida como arquiteta autodidata, foi convidada pelo então governador do Estado da Guanabara, Carlos Lacerda, a trabalhar no governo do estado. Foi quando ela começou a propor mudanças na Praia do Flamengo que acabaram resultando no Parque do Flamengo, o maior aterro urbano do mundo. Para participar do projeto, Lotta convidou o paisagista Roberto Burle Marx e o arquiteto Affonso Reidy. Outra grande obra da arquiteta foi a Casa Samambaia, construída entre 1951 e 1953 em parceria com o então jovem arquiteto carioca Sergio Bernardes (1919-2002). “Quando herdou da mãe a propriedade em Samambaia [bairro de Petrópolis] escolheu a parte mais próxima da mata. Começou a planejar uma construção ultramoderna no meio do ambiente rústico. Nem de acesso rodoviário dispunha. Era mato. Um dos atrevimentos típicos de Lotta”, conta Carmen L. Oliveira, autora de Flores Raras e Banalíssimas, livro sobre o relacionamento entre a arquiteta e a poetisa americana Elizabeth Bishop que inspirou o filme Flores Raras, de Bruno Barreto, lançado em 2013. Imagine uma mulher, nos anos 50, tentando convencer os operários a erguer aquela morada com jeito de galpão, comandando implosões, supervisionando cada detalhe. “O telhado de grades entrecruzadas só foi terminado quando Lota explicou a eles que era para o Carnaval, dali a dois meses”, revela Carmen. Telhado, aliás, pioneiro: pela primeira vez no Brasil, uma cobertura metálica treliçada com telhas de alumínio ondulado era usada numa residência. E de onde viria essa ideia? “Quando Lotta conheceu Sergio, ele finalizava o sanatório de Curicica, no Rio de Janeiro, dedicado a doentes de tuberculose. Ela ficou louca: queria um lar com aquela estrutura de pavilhão”, afirma a pesquisadora Kykah Bernardes, última esposa do arquiteto. Mais do que a estrutura, Lotta desejava a mesma liberdade de espaços e a integração com o verde daquele projeto. “Na casa de Lotta, tudo é para você estar dentro e fora. A casa é, e sempre será, um lugar de acerto visual, em que você faz o enquadramento da vista que o cerca”, declarou Sergio em depoimento ao arquiteto João Pedro Backheuser, em 1997. Os vidros que deixam a paisagem entrar vieram da Bélgica. Entre os outros materiais, estão tijolos e pedras – estas, do próprio terreno. Foi nesta casa que Lotta e Elizabeth Bishop viveram – elas foram casadas de 1951 a 1965. Ali, a poetisa inventou poemas e ganhou o Prêmio Pulitzer, em 1956. “Quando ela visitou Samambaia, em 1951, a casa estava nas fundações. A despachada Lotta resolveu alterar a ordem da construção, realizando primeiro uma acomodação para ela e sua amada. Fez ainda um estúdio para Bishop, lá embaixo, distante da folia da obra”, diz Carmen. As duas viveram ali até 1961. Desde 1977, Samambaia pertence a uma empresária carioca, cuidadosa em preservar sua elegância. “Quando a encontrei, senti que era algo que eu havia procurado toda a vida”, revela. Em 1967, Lotta foi a Nova York reencontrar Elizabeth. No entanto, a poetisa encontrou Lotta caída na cozinha com um vidro de antidepressivos na mão. Dias depois, Lotta faleceu.
---------------------------------

==================================
Abraços
==================================


Interações (meus agradecimentos):

27/12/2022 06:50 - Antônio Souza
É assim uns choram
Enquanto outros vendem lenços
Por vezes até demoram
As divinas e sábias bênçãos.  
-----------------------------------------
27/12/2022 11:35 - 
Uma Mulher Um Poema
Meus versos escritos,
Revelando um amor,
Mostram meu carinho,
Nas rimas com ardor. 
-----------------------------------------

27/12/2022 21:00 - lumah
Quando o amor acontece
Chega o sorrir ou chorar
Antes que amanhece
Traz desejo de amar.
----------------------------------------

 
POETA OLAVO
Enviado por POETA OLAVO em 26/12/2022
Reeditado em 27/12/2022
Código do texto: T7680361
Classificação de conteúdo: seguro