‘N.A.: As "QUADRAS PERFILADAS" serão publicadas
paulatinamente sem o compromisso de datas fixadas e
seguirão o mesmo entendimento das "TROVAS DO DIA",
meu projeto literário encerrado em 10/10/2020. Maiores
detalhes na quadra “ÊXTASES”, publicada em 18/06/2021.
==============================================

QUADRA PERFILADA (CXXVI)
 
A B R I G O 
Abrigo, casa, mão, ícone. Apartamento, abrigo, casa, ilustração, mão,  vetorial, desenho, ícone. | CanStock
 Ser feliz é ter um amigo, 
    Que não saia do seu lado,    
Que lhe dê aquele abrigo,
 Quando fores abandonado.
=====================================================

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

 
HOMENAGEADO:
Fernando Pessoa por Fernando Pessoa - Revista Prosa Verso e Arte
FERNANDO PESSOA (1888/1935)

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


UM DE SEUS PENSAMENTOS:
“Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.”

SEU PERFIL BIOGRÁFICO:
Fernando António Nogueira Pessoa foi um poeta, filósofo, dramaturgo, ensaísta, tradutor, publicitário, astrólogo, inventor, empresário, correspondente comercial, crítico literário e comentarista político português natural de Mártires (Lisboa). Fernando Pessoa é o mais universal poeta português. Por ter sido educado na África do Sul, numa escola católica irlandesa de Durban, chegou a ter maior familiaridade com o idioma inglês do que com o português ao escrever os seus primeiros poemas nesse idioma. O crítico literário Harold Bloom considerou Pessoa como "Whitman renascido" e o incluiu no seu cânone entre os 26 melhores escritores da civilização ocidental, não apenas da literatura portuguesa, mas também da inglesa. Das quatro obras que publicou em vida, três são na língua inglesa e apenas uma em língua portuguesa, intitulada Mensagem. Fernando Pessoa traduziu várias obras em inglês (e.g., de Shakespeare e Edgar Allan Poe) para o português, e obras portuguesas (nomeadamente de António Botto e Almada Negreiros) para o inglês e francês. Enquanto poeta, escreveu sob diversas personalidades – a que ele próprio chamou heterónimos, como Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Alberto Caeiro –, sendo estes últimos objeto da maior parte dos estudos sobre a sua vida e obra. Robert Hass, poeta americano, diz: "outros modernistas como Yeats, Pound, Eliot inventaram máscaras pelas quais falavam ocasionalmente… Pessoa inventava poetas inteiros". Buscou também inspirações nas obras dos poetas William Wordsworth, James Joyce e Walt Whitman. Com apenas cinco anos, Fernando Pessoa ficou órfão de pai, que acometido pela tuberculose, deixou a família em estado de pobreza. Nessa fase, a família decide leiloar as mobílias e passam a viver numa casa mais simples. No mesmo ano, nasce seu irmão Jorge, que veio a falecer com menos de um ano. Em 1894, com apenas seis anos, Fernando Pessoa cria seu primeiro heterônimo denominado “Chevalier de Pas”. Nesse período também escreve seu primeiro poema intitulado “À Minha Querida Mamã”, ficando claro que desde pequeno Fernando possuía uma inclinação para as letras, línguas e literatura. Em 1895, sua mãe casa-se novamente com o comandante João Miguel Rosa que fora nomeado cônsul de Portugal em Durban, na África do Sul. Assim, a família passa a viver na África. Esse fato refletiu substancialmente na sua formação. Isso porque na África recebeu uma educação inglesa, primeiramente num colégio de freiras da West Street e depois na Durban High School. Outras perdas familiares vieram refletir no estilo de Pessoa. Destacam-se a morte de suas irmãs Madalena Henriqueta, que faleceu em 1901, com apenas três anos e Maria Clara com apenas dois anos, em 1904. Em 1902, já com 14 anos, a família retorna à Lisboa. Três anos mais tarde, matricula-se na Faculdade de Letras no curso de Filosofia, porém não chega a concluir o curso. Começa a dedicar-se à literatura e a partir de 1915 junta-se a um grupo de intelectuais. Destacam-se os escritores portugueses modernistas: Mario de Sá-Carneiro (1890-1916) e Almada Negreiros (1893-1970). Fundou a "Revista Orfeu" e, em 1916, seu amigo Mário de Sá-Carneiro suicida-se. Em 1921, Pessoa funda a Editora Olisipo, onde publica poemas em inglês. Em 1924 funda a Revista “Atena”, ao lado de Ruy Vaz e em 1926, trabalha como codiretor da “Revista de Comércio e Contabilidade”. No ano seguinte, passa a colaborar com a "Revista Presença". Fernando Pessoa faleceu em sua cidade natal, dia 30 de Novembro de 1935, vítima de cirrose hepática, com 47 anos. No leito de morte sua última frase foi escrita, em inglês, com a data de 29 de Novembro de 1935: “I know not what tomorrow will bring” (Não sei o que o amanhã trará).
---------------------------------

==================================
Abraços
==================================


Interações (meus agradecimentos):

23/09/2022 20:20 - Lia Fátima
Em tempos de tormenta 
Junto a ti busquei abrigo 
Teu abraço a dor afugenta 
Vi que meu lugar é contigo.
---------------------------------- 
23/09/2022 20:30 - 
lumah
Amigo assim é utopia...
tantos, mas na hora H somem...
Contar com eles, ironia...
seja mulher ou seja homem... 
----------------------------------

24/09/2022 17:16 - Luamor
No silêncio da noite fria
Pelas ruas sigo a caminhar
Preciso tanto de uma amiga
Vou continuar a procurar 
----------------------------------

25/09/2022 15:11 - BARRETT
Um amigo é muito
Quando sincero então
Dar-nos estimulo
Afaga-nos o coração. 
----------------------------------

26/09/2022 12:45 - Antônio Souza
Um bom amigo é valioso
Sempre está de prontidão
Não deixa o tempo ocioso
Quando o tema é coração.
----------------------------------
14/10/22 21:14 - Francisco Luiz Mendes
Um amigo verdadeiro
Como se diz o ditado:
__ É melhor do  que dinheiro,
E mesmo que seja achado.
Nunca diz não para a gente,
Ele está sempre presente,
E quando é requisitado... 
-----------------------------------
POETA OLAVO
Enviado por POETA OLAVO em 23/09/2022
Reeditado em 15/10/2022
Código do texto: T7612868
Classificação de conteúdo: seguro