‘N.A.: As "QUADRAS PERFILADAS" serão publicadas
paulatinamente sem o compromisso de datas fixadas e
seguirão o mesmo entendimento das "TROVAS DO DIA",
meu projeto literário encerrado em 10/10/2020. Maiores
detalhes na quadra “ÊXTASES”, publicada em 18/06/2021.
==============================================

QUADRA PERFILADA (CXX) 

"MONOTONIA
monotonia-ambiente-profissional
A minha vida é um movimento,
Como se vê nas ondas do mar,
Sobe e desce a todo momento,
Mas continua no mesmo lugar.
=====================================================

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

 
HOMENAGEADO:
O teatro de Oswald de Andrade
OSWALD DE ANDRADE (1890/1954)

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


UM DE SEUS PENSAMENTOS:
“A alegria é a verdadeira prova dos nove.”

SEU PERFIL BIOGRÁFICO:
José Oswald de Sousa de Andrade apelidado de Oswald de Andrade, foi um poeta, escritor, ensaísta e dramaturgo brasileiro natural de São Paulo (SP). Era filho único de José Oswald Nogueira de Andrade e de Inês Henriqueta Inglês de Sousa de Andrade (irmã do escritor Inglês de Sousa). Formou-se em Direito no Largo São Francisco em 1919. Foi um dos promotores da Semana de Arte Moderna que ocorreu em 1922 na cidade de São Paulo, tornando-se um dos grandes nomes do modernismo literário brasileiro. Ficou conhecido pelo seu temperamento "irreverente e combativo", sendo o mais inovador entre estes. Colaborou na revista Contemporânea (1915-1926). De 1926 a 1929 foi casado com Tarsila do Amaral e de 1930 a 1935 foi marido de Pagu. Em 1912 viajou para a Europa e lá visitou vários países. - Em 1915, entrou para a da Sociedade Brasileira dos Homens de Letras. Em 1916 deu início ao livro Memórias Sentimentais de João de Miramar. Em 1917 conheceu Mario de Andrade e a partir de então, passaram a trabalhar juntos iniciando movimentos que visavam a Semana de Arte Moderna de 1922, que ocorreu em 1922. Ainda no ano de 1922, o escritor modernista Oswald de Andrade escreveu o romance Trilogia do Exílio. A partir de então, escreveu outras obras: Estrela de Absinto, A Escada Vermelha, Primeiro Caderno do Aluno de Poesia, etc. No ano de 1924, Oswald lançou na Europa o movimento nativista Pau-Brasil. Para dar continuidade a este movimento, ele fundou, em 1928, a Revista de Antropofagia com seu Manifesto Antropofágico. Em 1926 casou-se com a pintora modernista Tarsila do Amaral. Esse casamento durou até 1929. Em 1930, casou-se com a poetisa, tradutora, desenhista e militante política Patricia Galvão (mais conhecida como Pagu). O casamento durou até 1934. Dois anos depois se casou com a poetisa Julieta Bárbara. Com A Crise da Filosofia Messiânica, ele foi livre Docente de Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo. Em 1944 casou-se com Maria Antonieta D'Aikmin com quem ficou junto até a morte.
Após sofrer um infarto, faleceu em 22 de outubro de 1954, aos 64 anos, na cidade de São Paulo. Seu corpo foi sepultado no Cemitério da Consolação (São Paulo). Suas obras são expressões puras da cultura fielmente brasileira. Buscou sempre valorizar os elementos culturais e a história do nosso país, rejeitando as influências estrangeiras. Tinha uma visão crítica da colonização portuguesa e das influências que Portugal deixou em nossa literatura, arte e cultura. Renovou a linguagem literária brasileira. Neste contexto, buscou descolar-se do uso de regras gramaticais e defendeu uma escrita baseada na forma com que falamos, ou seja, coloquial. Escreveu poemas primitivistas (que valoriza a cultura indígena). Além dos livros escritos por ele, Oswald de Andrade foi o precursor de perspectivas totalmente inexploradas pelo teatro brasileiro.
----------------------------------

==================================
Abraços
==================================


Interações (meus agradecimentos):

28/07/2022 11:43 - lumah

Burlando a monotonia
Assumi o movimento
Entrei pra Academia
Caminho todo momento 
--------------------------------

29/07/2022 13:30 - Antônio Souza
Minha vida é uma graça
Às vezes penso que é brincadeira?
Mas eu acho que é de pirraça
Só me faz subir ladeira.? 
-------------------------------



 
POETA OLAVO
Enviado por POETA OLAVO em 26/07/2022
Reeditado em 30/07/2022
Código do texto: T7567874
Classificação de conteúdo: seguro