‘N.A.: As "QUADRAS PERFILADAS" serão publicadas
paulatinamente sem o compromisso de datas fixadas e
seguirão o mesmo entendimento das "TROVAS DO DIA",
meu projeto literário encerrado em 10/10/2020. Maiores
detalhes na quadra “ÊXTASES”, publicada em 18/06/2021.
=============================================
=
QUADRA PERFILADA (CXVIII)

"BONS FLUIDOS"
 Imagens Sorriso | Vetores, fotos de arquivo e PSD grátis
Seu olhar me fascina,  
Sua voz me acalenta,
Seu sorriso me domina,
Seu corpo me alimenta.
====================== 

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
 
HOMENAGEADO:
  Obras de Sófocles - Clássicos Literários
SÓFOCLES (497 a.C./406 a.C.)

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


UM DE SEUS PENSAMENTOS:
“Não conspira quem nada ambiciona.”


SEU PERFIL BIOGRÁFICO:
Sófocles foi um dramaturgo grego, um dos mais importantes escritores de tragédia ao lado de Ésquilo e Eurípedes, dentre aqueles cujo trabalho sobreviveu. Suas peças retratam personagens nobres e da realeza. Filho de um rico mercador nasceu em Colono, perto de Atenas, na época do governo de Péricles, o apogeu da cultura helênica. Suas primeiras peças foram escritas depois que as de Ésquilo e antes que as de Eurípedes. De acordo com a Suda, uma enciclopédia do século X, Sófocles escreveu 123 peças durante sua vida, mas apenas sete sobreviveram em uma forma completa. Por quase 50 anos, Sófocles foi o mais celebrado dos dramaturgos nos concursos dramáticos da cidade-estado de Atenas, que aconteciam durante as festas religiosas Leneana e Dionísia. Sófocles competiu em cerca de 30 concursos, venceu 24 e, talvez, nunca ficou abaixo do segundo lugar; em comparação, Ésquilo venceu 14 concursos e foi derrotado por Sófocles várias vezes, enquanto Eurípides ganhou apenas quatro competições. Também trabalhou como ator. Foi ordenado sacerdote de Asclépio, o deus da medicina, e eleito duas vezes para a Junta de Generais, que administrava os negócios civis e militares de Atenas. Dirigiu o departamento do Tesouro, que controlava os fundos da Confederação de Delos. Em suas tragédias, mostra dois tipos de sofrimento: o que decorre do excesso de paixão e o que é consequência de um acontecimento acidental (destino). Reduziu a importância do coro no teatro grego, relegando-o ao papel de observador do drama que se desenrola à sua frente. Também aperfeiçoou a cenografia e aumentou o número de elementos do coro de 12 para 15, porém esse número pode variar de acordo com o poeta que define a tragédia. Sua concepção teatral foi inovadora e elevou o número de atores de dois para três. Sófocles se tornou um homem de grande importância nos salões públicos de Atenas, bem como nos teatros. Foi escolhido para liderar o canto de triunfo, um canto coral a um deus, aos 16 anos, comemorando a vitória marítima decisiva dos gregos sobre os persas na Batalha de Salamina. Esta pequena informação existente sobre a vida cívica de Sófocles mostra que ele era um homem bem quisto que participava de atividades na sociedade e mostrava habilidade artística notável. Ele também foi eleito como um dos dez estrategos, altos funcionários executivos que comandavam as forças armadas, como um colega iniciante de Péricles. Sófocles nasceu extremamente rico (seu pai era um rico fabricante de armas) e recebeu excelente educação ao longo de sua vida inteira. No início de sua carreira, o político Címon pode ter sido um de seus patronos, embora se isso ocorreu, não houve nenhuma má vontade por parte de Péricles, rival de Címon, quando este foi condenado ao ostracismo em 461 a.C. Em 443 ou 442 a.C. serviu como um dos hellenotamiai (tesoureiros) de Atenas, ajudando a controlar as finanças da cidade, durante a ascensão política de Péricles. De acordo com o Vita Sophoclis, serviu como um general na campanha ateniense contra Samos, que se havia se revoltado em 441 a.C. Supostamente foi eleito para o cargo como o resultado de sua produção de Antígona. Em 420, acolheu e criou um altar para o ícone de Esculápio em sua casa, quando a divindade foi introduzida em Atenas. Por isso foi-lhe dado o epíteto póstumo Dexion (receptor) pelos atenienses. Ele também foi eleito, em 413 a.C., para ser um dos comissários com a função de elaborar uma reação à destruição catastrófica da força expedicionária de Atenas na Sicília durante o Guerra do Peloponeso. Sófocles morreu na idade de noventa ou noventa e um anos, no inverno de 406 ou 405 a.C., tendo visto durante sua vida tanto o triunfo grego nas Guerras Persas como o terrível derramamento de sangue da Guerra do Peloponeso. Como aconteceu com muitos homens famosos na antiguidade clássica, a morte de Sófocles inspirou uma série de histórias apócrifas sobre sua causa. Talvez a mais famosa seja a sugestão de que ele morreu devido ao esforço excessivo ao tentar recitar uma longa passagem de sua Antígona sem pausa para respirar. Outra versão sugere que ele se engasgou ao comer uvas no festival Antesteria em Atenas. Uma terceira história afirma que ele morreu de felicidade depois de obter a vitória final na Cidade Dionísia. Poucos meses depois, o poeta cômico escreveu este elogio em sua peça intitulada As Musas: "Bendito seja Sófocles, que teve uma vida longa, era um homem feliz e talentoso e o escritor de muitas boas tragédias, e terminou sua vida assim, sem sofrer qualquer desgraça. Isto é um tanto irônico, pois de acordo com alguns relatos seus próprios filhos tentaram declará-lo incapaz perto do fim da sua vida. Diz-se que teria refutado seu cargo na corte através da leitura de sua ainda não produzida Édipo em Colono. Tanto Iofon, um de seus filhos e um neto também chamado de Sófocles, seguiram seus passos e tornaram-se dramaturgos.
----------------------------------

==================================
Abraços
==================================


Interações (meus agradecimentos):


02/07/2022 15:42 - Lilian Vargas
Doce querência
Sou refém desta 
Falsa inocência 
Sou ré confessa 
-----------------------------------------
02/07/2022 21:50 - 
roselves Alves
Encanto no olhar
Delicadeza no falar.
Brilho a encantar. 
Ela faz sonhar. 
-----------------------------------------
03/07/2022 12:16 - 
lumah
Magnetismo atraente
É o amor encantando
É paixão eminente
Afeto envolvendo!  
-----------------------------------------
04/07/2022 10:01 - 
Uma Mulher Um Poema
Esse teu olhar me fascina,
tão doce e romântico,
é cheio de luz e alegria,
num lindo encanto. 
-----------------------------------------

04/07/2022 13:50 - Antônio Souza
É deste amor que sobrevivo
Na alegria e na tormenta
Amor que pra mim é decisivo
Minha paixão só aumenta/.  
----------------------------------------

 
POETA OLAVO
Enviado por POETA OLAVO em 02/07/2022
Reeditado em 06/07/2022
Código do texto: T7550816
Classificação de conteúdo: seguro