N.A.: As "QUADRAS PERFILADAS" serão publicadas
paulatinamente sem o compromisso de datas fixadas e
seguirão o mesmo entendimento das "TROVAS DO DIA",
meu projeto literário encerrado em 10/10/2020. Maiores
detalhes na quadra “ÊXTASES”, publicada em 18/06/2021.
==============================================

QUADRA PERFILADA (LXXXVII)
 
"MUNDO EM VERSOS
I Seminrio de Formao PNAIC UEMG 20172018 FLUXOGRAMA 
O belo está na natureza,
No sorriso de cada dia,
Na verdade e na certeza,
Que o mundo é uma poesia.
=============================
 
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

 
HOMENAGEADA:
Virgínia Woolf | 13 livros para download em PDF – Farofa Filosófica
VIRGINIA WOOLF (1882/1941)

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


UM DE SEUS PENSAMENTOS:
“A vida é como um sonho; é o acordar que nos mata.”

SEU PERFIL BIOGRÁFICO:
Adeline Virginia Woolf, nascida Adeline Virginia Stephen, foi uma escritora, ensaísta e editora britânica natural de. Kensington, Londres, Reino Unido. Estreou-se na literatura em 1915 com o romance The Voyage Out, que abriu o caminho para a sua carreira como escritora e uma série de obras notáveis. Woolf foi membro do Grupo de Bloomsbury e desempenhou um papel de significância dentro da sociedade literária londrina durante o período entre guerras. Seus trabalhos mais famosos incluem os romances Mrs. Dalloway (1925), To the Lighthouse (1927), Orlando: A Biography (1928). No final dos anos 1920, tornou-se uma escritora de sucesso e foi reconhecida internacionalmente. Contudo, seus trabalhos caíram no ostracismo após a segunda guerra mundial. Woolf foi redescoberta por conta do livro-ensaio A Room of One's Own (1929), no qual se encontra a famosa citação "Uma mulher deve ter dinheiro e um teto todo seu se ela quiser escrever ficção". A partir da década de 70 os estudos sobre Woolf ganharam novo fôlego. Woolf foi uma das precursoras do uso do fluxo de consciência, técnica literária modernista que marcou o estilo de Woolf, James Joyce e William Faulkner. Com seu trabalho de vanguarda, ela é uma das autoras mais importantes do modernismo clássico, ao lado de Gertrude Stein. Virginia Woolf era filha de Julia Stephen e do editor Leslie Stephen, o qual deu-lhe uma educação esmerada, de forma que a jovem teria frequentado desde cedo o mundo literário. Em 1912 casou com Leonard Woolf, com quem fundou em 1917 a Hogarth Press, editora que revelou escritores como Katherine Mansfield e T.S. Eliot, além de publicar a tradução autorizada, feita por Jane Soames, da "A Doutrina do Fascismo" de Mussolini. Virginia Woolf apresentava crises depressivas. Em 1941, deixou um bilhete para seu marido, Leonard Woolf, e para a irmã, Vanessa Bell. Neste bilhete, ela se despede das pessoas que mais amara na vida, e comete suicídio. Virginia Woolf foi integrante do grupo de Bloomsbury, círculo de intelectuais que, após a Primeira Guerra Mundial, se posicionaria contra as tradições literárias, políticas e sociais da Era Vitoriana. Deste grupo participaram, dentre outros, os escritores Roger Fry e Duncan Grant; os historiadores e economistas Lytton Strachey e John Maynard Keynes; e os críticos Clive Bell e Desmond McCarthy. A obra de Virginia é classificada como modernista. O fluxo de consciência foi uma de suas marcas mais conhecidas e da qual é considerada uma das criadoras. Suas reflexões sobre a arte literária - da liberdade de criação ao prazer da leitura - baseadas em obras-primas de Joseph Conrad, Daniel Defoe, Dostoievski, Jane Austen, James Joyce, Montaigne, Tolstoi, Tchekov, Sterne, entre outros clássicos, foram reunidos em dois volumes publicados pela Hogarth Press em 1925 e 1932 sob o título de The Common Reader - O Leitor Comum, homenagem explícita da autora àquele que, livre de qualquer tipo de obrigação, lê para seu próprio desfrute pessoal. Uma seleta destes ensaios, reveladores da busca de Virginia Woolf por uma estética não só do texto mas de sua percepção, foi reunida em língua portuguesa em 2007 pela Graphia Editorial, com tradução de Luciana Viegas Hack. Psicanalistas e biógrafos descrevem que os meio-irmãos de Virginia, Gerald e George Duckworth, a abusaram ou, pelo menos, tocaram de forma um tanto imoral, o que poderia ter causado a doença maníaco depressiva, agora chamada de transtorno bipolar, de Virginia. A própria Virginia revela experiências sobre a rigidez do período vitoriano em sua obra autobiográfica A Sketch Of The Past (obra ainda sem tradução para o português). Hermione Lee escreve em sua biografia sobre Virginia Woolf: "A evidência é forte o suficiente, porém também ambígua o suficiente para traçar o caminho para interpretações psicobiográficas contraditórias e mostra representações bastante distintas da vida interior de Virginia Woolf. Outros pesquisadores, em oposição a um olhar psiquiátrico, trabalham com a predisposição genética de sua família. Também o pai de Virginia era conhecido por sofrer de casos de auto-dúvida e sintomas de estresse, expressados em persistentes dores de cabeça, insônia, irritação e ansiedade; reclamações parecidas com as posteriores de sua filha. No ano de 1941, com o estopim da Segunda Guerra Mundial, a destruição da sua casa em Londres durante o Blitz e a fria recepção da crítica à sua biografia do seu amigo Roger Fry, Virginia Woolf foi condicionada ao impedimento da sua escrita e caiu em uma depressão semelhante às que sofreu durante a juventude. Em 28 de março de 1941, Woolf colocou seu casaco, encheu os seus bolsos com pedras, caminhou em direção ao Rio Ouse, perto de sua casa, e se afogou. Seu corpo foi encontrado somente três semanas mais tarde, em 18 de abril de 1941, por um grupo de crianças perto da ponte de Southease.
---------------------------------- 

==================================
Abraços
==================================


Interações (meus agradecimentos):


14/12/21 19:20 - Marthamaria
Realmente o mundo
É eterna poesia escrita
Em versos diversos
Alegrando a vida.
--------------------------------------   

14/12/21 19:29 - Lilian Vargas
Sob o olhar poético
Desvendam se maravilhas
Absorve se o estético
Criando belas poesias.
--------------------------------------  

14/12/21 19:33 - Uma Mulher Um Poema
Mundo com beleza
Exaltado na poesia
Na sublime natureza
Enfeitando nosso dia
-------------------------------------- 

14/12/21 20:56 - roselves Alves
Quando o bem vivemos, a alma é poesia.
O mundo tem mais sabor e mais alegria.
Pura sintonia de sensibilidade e boa harmonia.
--------------------------------------  

14/12/21 21:16 - Maria Augusta da Silva Caliari
Não quero sentir  nem  ver 
Nem tão pouco acreditar 
Que tudo pode acontecer 
Nascer  poesia sob teu olhar! 
-------------------------------------
15/12/21 16:45 - Francisco de Assis Góis
Que o mundo é uma poesia 
Isso eu tenho certeza! 
Nem sempre de alegria 
Nem também só de tristeza! 
------------------------------------

15/12/21 21:12 - Antônio Souza
Que seria de nós, se um dia 
Não tivéssemos mais poetas 
A tristeza roubaria nossa alegria 
Viveríamos num mundo sem metas.
------------------------------------  

16/12/21 10:56 - Mara Cardozo
Na magia da poesia
Versamos com alegria
Toda a rara beleza
Da nossa mãe natureza. 
------------------------------------

18/12/21 08:42 - dilsonpoeta
Trovando dou meu recado;
tenho amor para lhe dar.
Se sonhar não é pecado,
com você, posso sonhar? 
------------------------------------

18/12/21 12:44 - Norma Aparecida Silveira Moraes
Um mundo de sabedoria 
Com Deus  em sintonia 
Levando em cada poesia 
Sua alma em alegria
-------------------------------------

19/12/21 21:09 - Sandra Laurita
Natureza e alegria
quem de nós não contagia?
ter a vida em harmonia
numa eterna poesia?  
-------------------------------------

20/12/21 23:03 - Joselita Alves Lins
Por sua dedicação à rima, 
O Poeta Olavo eu enalteço. 
Nem adoecendo desanima 
Igual sua página desconheço. 
-------------------------------------




 
POETA OLAVO
Enviado por POETA OLAVO em 14/12/2021
Reeditado em 21/12/2021
Código do texto: T7407355
Classificação de conteúdo: seguro