N.A.: As "QUADRAS PERFILADAS" serão publicadas
paulatinamente sem o compromisso de datas fixadas e
seguirão o mesmo entendimento das "TROVAS DO DIA",
meu projeto literário encerrado em 10/10/2020. Maiores
detalhes na quadra “ÊXTASES”, publicada em 18/06/2021.
==============================================

QUADRA PERFILADA (LXXIV)
 
"LAMPEJOS"
Imagem De Um Livro Aberto Com Uma Luz Amarela Bonita Em Um Fundo Preto Foto  de Stock - Imagem de raio, brilhante: 123426300
Tempo bom ou tempo feio,
Não me importa a poesia,
Desde que tudo q’eu leio,
Venha clarear o meu dia.
========================== 

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

HOMENAGEADO:

BIOGRAFIA DE PITAGORAS | QUEM FOI PITAGORAS | PITAGORAS | BIOGRAFIA DE  PITAGORAS RESUMO | BIOGRAFIA DE PITAGOR… | Quem foi pitagoras, Pitagoras,  Tales de mileto
PITÁGORAS (582 a.C./497 a.C.)


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

UM DE SEUS PENSAMENTOS:
“O homem é mortal por seus temores e imortal por seus desejos.”

SEU PERFIL BIOGRÁFICO:
Pitágoras de Samos foi um filósofo e matemático grego jônico natural de Samos, creditado como fundador do movimento chamado Pitagorismo. Na sua maioria, as informações sobre Pitágoras foram escritas séculos depois da sua morte, de modo que há pouca informação confiável sobre ele. Nasceu na ilha de Samos e viajou pelo Egito e pela Grécia. Em 520 a.C. voltou a Samos. Cerca de 530 a.C., mudou-se para Crotona, na Magna Grécia. Sua mãe teria se chamado Pítais e seu pai Mnesarco, supostamente um mercador da cidade de Tiro, que além de Pitágoras teria tido outros dois ou três filhos. Pitágoras passou a infância em Samos embora tenha viajado bastante com seu pai; ele foi treinado pelos melhores professores, alguns deles filósofos. Tocava lira, aprendeu aritmética, geometria, astronomia e poesia. Heródoto, Isócrates e outros primeiros escritores concordam que Pitágoras era filho de Mnesarco e que ele nasceu na ilha grega de Samos, no leste do mar Egeu. Diz-se que seu pai era um gravador de pedras preciosas ou um comerciante rico, mas sua ascendência é controversa e pouco clara. O nome de Pitágoras levou-o a ser associado a Apolo Pitão; Aristipo de Cirene explicou seu nome dizendo: "Ele falou a verdade não menos do que a Pítia [sic]". Apenas uma fonte tardia que é dado o nome da mãe de Pitágoras como Pythaïs. Jâmblico conta a história de que a Pítia profetizou a ela enquanto ela estava grávida de que daria à luz um homem supremamente bonito, sábio e benéfico para a humanidade. Quanto à data de seu nascimento, Aristóxenes afirmou que Pitágoras deixou Samos no reinado de Polícrates, aos 40 anos, o que daria uma data de nascimento por volta de 570 a.C.. Durante os anos de formação de Pitágoras, Samos foi um próspero centro cultural conhecido por seus feitos de engenharia arquitetônica avançada, incluindo a construção do Túnel de Eupalinos e sua cultura festiva. Era um importante centro comercial no Egeu, onde os comerciantes traziam mercadorias do Oriente Próximo. Segundo Christiane L. Joost-Gaugier, esses comerciantes quase certamente trouxeram consigo ideias e tradições do Oriente Próximo. O início da vida de Pitágoras também coincidiu com o florescimento da filosofia natural jônica inicial. Ele era contemporâneo dos filósofos Anaximandro, Anaxímenes e do historiador Hecataeu, todos os quais viviam em Mileto, do outro lado do mar de Samos. A ênfase de Pitágoras na dedicação e no ascetismo é creditada por ajudar na vitória decisiva de Crotona sobre a colônia vizinha de Síbaris, em 510 a.C.. Após a vitória, alguns cidadãos proeminentes de Crotona propuseram uma constituição democrática, que os pitagóricos rejeitaram. Os partidários da democracia, liderados por Cílon e Nínon, o primeiro dos quais se diz ter ficado irritado com sua exclusão da irmandade de Pitágoras, despertaram a população contra eles.[ Seguidores de Cílon e Nínon atacaram os pitagóricos durante uma de suas reuniões, na casa de Mílon ou em algum outro local de reunião. Relatos do ataque são frequentemente contraditórios e muitos provavelmente o confundiram com rebeliões antipitagóricas posteriores. O edifício foi aparentemente incendiado ]e muitos dos membros reunidos morreram;[ somente os membros mais jovens e mais ativos conseguiram escapar. Fontes discordam sobre se Pitágoras estava presente quando o ataque ocorreu e, se ele estava, se conseguiu ou não escapar. Em alguns relatos, Pitágoras não estava na reunião quando os pitagóricos foram atacados porque ele estava em Delos, atendendo a Ferécides em leito de morte. Segundo outro relato de Dicéarco, Pitágoras estava na reunião e conseguiu escapar,[ levando um pequeno grupo de seguidores à cidade vizinha de Lócris, onde eles pediram refúgio, mas foram negados. Eles chegaram à cidade de Metaponto, onde se abrigaram no templo das Musas e morreram de fome depois de quarenta dias sem comida. Outro conto registrado por Porfírio afirma que, enquanto os inimigos de Pitágoras estavam queimando a casa, seus devotados estudantes deitaram-se no chão para fazer um caminho para ele escapar, caminhando sobre seus corpos através das chamas como uma ponte Pitágoras conseguiu escapar, mas estava tão desanimado com a morte de seus amados alunos que ele teria cometido suicídio. Uma lenda diferente relatada por Diógenes Laércio e Jâmblico afirma que Pitágoras quase conseguiu escapar, mas que ele chegou a um campo de favas e se recusou a percorrê-lo, pois isso violaria seus ensinamentos, ele parou então e foi morto Esta história parece ter se originado do escritor Neantes, que falou sobre os pitagóricos posteriores, não sobre o próprio Pitágoras.
-------------------------------------- 

==================================
Abraços
==================================


Interações (meus agradecimentos):

08/10/21 19:56 - Antônio Souza
Ler é sempre muito bom
Se for poesia é melhor
Tal qual um lindo som
Q' encanta em tom maior.  
-----------------------------------

09/10/21 08:55 - Joselita Alves Lins
Ao ler, pego no sono.
O livro, demoro a concluir.
Contudo, nunca o abandono.
Pois leitura faz instruir.
-----------------------------------

10/10/21 17:32 - Uma Mulher Um Poema
Quando escrevo poesia,
O meu coração se alegra.
Entrego-me à fantasia,
Falo de amor em palavras singelas. 
----------------------------------
11/10/21 17:46 - Maria Augusta da Silva Caliari
Navegar em boa   leitura
Sem rumo, sem intenção
Só para viver a aventura
Que é ter um livro nas mãos!
---------------------------------
12/10/21 12:53 - Sandra Laurita
A leitura é minha amiga
Dela faço meu presente
poesia que me instiga
A seguir sempre em frente.
----------------------------------

12/10/21 21:51 - lumah
A leitura é magia
mexe com o imaginário
o hábito vira mania
como escrever o diário..  
----------------------------------

 
POETA OLAVO
Enviado por POETA OLAVO em 08/10/2021
Reeditado em 12/10/2021
Código do texto: T7359170
Classificação de conteúdo: seguro