"LUAR SEDUTOR"  
Amazon.com.br eBooks Kindle: A LUA E A RUA, ALMEIDA, AGAMENON

Foi no final daquela rua,
Que eu encontrei alguém,
Que se entregou sob a lua,
Me amando como ninguém.

================================

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


N.A.: As "QUADRAS PERFILADAS" serão publicadas paulatinamente sem o compromisso de datas fixadas e seguirão o mesmo entendimento das "TROVAS DO DIA", meu projeto literário encerrado em 10/10/2020". Ou seja: com o mesmo "layout" nas homenagens biográficas de personalidades da literatura mundial e brasileira, além de autores de outros campos e lados artísticos. As quadras são pequenos poemas formados por uma estrofe de quatro versos rimados ou não, mas geralmente rimando o segundo com o quarto. Diferentemente das trovas que foram opcionalmente tituladas por mim, as quadras também serão apresentadas com títulos livres, mas permitidos pelas regras no presente caso. Esse novo trabalho começará sequencialmente com o número um em romanos, mas sem a necessidade do compromisso diário em suas postagens. As publicações serão de acordo com o meu momento de criação, sempre acompanhadas da biografia e do pensamento do personagem homenageado. Isso será exposto logo após estes esclarecimentos, como vemos a seguir:
 
QUADRA PERFILADA (XXXVI) HOMENAGEADA:

Sojourner Truth | Biography, Accomplishments, & Facts | Britannica
 SOJOURNER TRUTH (1797/1883)

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX 
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX  

UM DE SEUS PENSAMENTOS:
"Fazemos tanto quanto, comemos tanto quanto, queremos tanto quanto.".

SEU PERFIL BIOGRÁFICO:
Sojourner Truth (nascida Isabella Baumfree) natural de Swartekill, Nova York, Estados Unidos, foi uma famosa abolicionista negra americana e ativista dos direitos das mulheres. Emancipada da escravidão pela lei do estado de Nova York em 1827, ela serviu como pregadora itinerante antes de se envolver nos movimentos anti-escravidão e pelos direitos das mulheres. Em 1864, Truth conheceu Abraham Lincoln em seu escritório na Casa Branca. Escravizada desde o nascimento, ela nasceu em Nova York como Isabella Baumfree (após o escravizador de seu pai, Baumfree) em 1797. Seus pais eram James e Elizabeth Baumfree. Ela teve muitos escravos, e enquanto escravizada pela família John Dumont no condado de Ulster, ela se casou com Thomas, também escravizado por Dumont e muitos anos mais velho que Isabella. O casal teve cinco filhos juntos. Em 1827, a lei de Nova York emancipou todas as pessoas escravizadas. A essa altura, porém, Isabella já havia deixado o marido e levado o filho mais novo, indo trabalhar para a família de Isaac Van Wagenen. Enquanto trabalhava para os Van Wagenens - cujo nome ela usou brevemente - Isabella descobriu que um membro da família Dumont enviou um de seus filhos para a escravidão no Alabama. Como esse filho havia sido emancipado sob a lei de Nova York, Isabella entrou com uma ação judicial e obteve seu retorno. Na cidade de Nova York, Isabella trabalhou como serva e frequentou uma igreja metodista branca e uma igreja episcopal metodista africana, onde se reuniu brevemente com três de seus irmãos mais velhos. Isabella ficou sob a influência de um profeta religioso chamado Matthias em 1832. Ela então se mudou para uma comuna metodista perfeccionista, liderada por Matthias, onde ela era o único membro negro, e poucos membros eram da classe trabalhadora. A comuna desmoronou alguns anos depois, com alegações de impropriedades sexuais e até assassinato. A própria Isabella foi acusada de envenenar outro membro, e ela processou com sucesso por difamação em 1835. Ela continuou seu trabalho como empregada doméstica até 1843. William Miller, um profeta milenarista, previu que Cristo voltaria em 1843 em meio à turbulência econômica durante e após o pânico de 1837. Em primeiro de junho de 1843, Isabella assumiu o nome Sojourner Truth, acreditando que isso obedecia às instruções do Espírito Santo. Ela se tornou uma pregadora viajante (o significado de seu novo nome, Sojourner), fazendo um tour pelos acampamentos mileritas. Quando a Grande Decepção ficou clara - o mundo não terminou como previsto - ela se juntou a uma comunidade utópica, a Associação de Northampton, fundada em 1842 por pessoas interessadas no abolicionismo e nos direitos das mulheres. Depois de ingressar no movimento abolicionista, Truth tornou-se um orador popular. Ela fez seu primeiro discurso anti-escravidão em 1845 na cidade de Nova York. A comuna falhou em 1846, e ela comprou uma casa na Park Street, em Nova York. Ela ditou sua autobiografia para a ativista dos direitos das mulheres Olive Gilbert e a publicou em Boston em 1850. Truth usou a receita do livro, "The Narrative of Sojourner Truth", para pagar sua hipoteca. Em 1850, ela também começou a falar sobre o sufrágio feminino . Seu discurso mais famoso, "Ain't I a Woman?", foi proferido em 1851 em uma convenção pelos direitos das mulheres em Ohio. O discurso - que abordou as formas em que Truth foi oprimida por ser negra e mulher - continua influente até hoje. Truth acabou conhecendo Harriet Beecher Stowe , que escreveu sobre ela para o Atlantic Monthly e escreveu uma nova introdução à autobiografia de Truth. Mais tarde, Truth mudou-se para Michigan e juntou-se a outra comuna religiosa, esta associada aos Amigos. Ela chegou a ser amiga dos Milleritas, um movimento religioso que surgiu do Metodismo e mais tarde se tornou Adventista do Sétimo Dia. Durante a Guerra Civil, Truth levantou contribuições de comida e roupas para regimentos Negros, e ela conheceu Abraham Lincoln na Casa Branca em 1864 (a reunião foi organizada por Lucy N. Colman e Elizabeth Keckley ). Durante sua visita à Casa Branca, ela tentou desafiar a política discriminatória de segregar carros de rua por corrida. Truth também era um membro ativo da National Freedman's Relief Association. Após o fim da guerra, Truth viajou novamente e deu palestras, defendendo por algum tempo um "Estado Negro" no oeste. Ela falou principalmente para públicos brancos e principalmente sobre religião, os direitos dos negros americanos e das mulheres e temperança , embora imediatamente após a Guerra Civil ela tenha tentado organizar esforços para fornecer empregos para os negros refugiados da guerra. Truth permaneceu ativa na política até 1875, quando seu neto e companheiro adoeceu e morreu. Ela então voltou para Michigan, onde sua saúde piorou. Ela morreu em 1883 em um sanatório de Battle Creek com úlceras infectadas nas pernas. Truth foi enterrada em Battle Creek, Michigan, após um funeral bem frequentado. Truth foi uma figura importante no movimento abolicionista e foi amplamente celebrada por seu trabalho. Em 1981, ela foi introduzida no Hall da Fama Nacional das Mulheres e, em 1986, o Serviço Postal dos Estados Unidos emitiu um selo em sua homenagem. Em 2009, um busto da verdade foi colocado no Capitólio dos Estados Unidos. Sua autobiografia é lida em salas de aula em todo o país.
----------------------------- 

==================================
Abraços
==================================


Interações (meus agradecimentos):

27/02/21 18:16 - Joselita Alves Lins
Nosso encontro será infindo,
Enquanto existir aquela rua.
E muita luz irá espargindo,
Seja em qualquer fase da lua.
-----------------------------------

28/02/21 00:13 - Guída Sá
A lua foi testemunha...
Do nosso encontro naquela rua...
Nem de longe eu supunha...
Que tu seria meu e eu seria tua. 
-----------------------------------

03/03/21 10:19 - Uma Mulher Um Poema
A lua desponta no céu,
Observa nosso beijo doce,
Ilumina os teus olhos cor de mel, 

É nossa cúmplice nesta noite! 
-----------------------------------
06/03/21 19:15 - Antônio Souza
A lua foi a fiel testemunha
Daquela loucura bem marcante
Não tivemos a menor vergonha
Hoje ainda é minha amada amante.  
-----------------------------------

12/06/21 22:00 - lumah
Foi no final da minha rua
dando vistas para o mar
que estava você a me esperar
enamorado, sob o belo luar.... 
-----------------------------------


 
POETA OLAVO
Enviado por POETA OLAVO em 26/02/2021
Reeditado em 12/06/2021
Código do texto: T7193289
Classificação de conteúdo: seguro