"ESSÊNCIA"
O seu coração eu escondi,
Pra ninguém mais achar,
Foi com ele q'eu senti,
O bom gosto de te amar.
================================
O seu coração eu escondi,
Pra ninguém mais achar,
Foi com ele q'eu senti,
O bom gosto de te amar.
================================
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
N.A.: As "QUADRAS PERFILADAS" serão publicadas paulatinamente sem o compromisso de datas fixadas e seguirão o mesmo entendimento das "TROVAS DO DIA", meu projeto literário encerrado em 10/10/2020". Ou seja: com o mesmo "layout" nas homenagens biográficas de personalidades da literatura mundial e brasileira, além de autores de outros campos e lados artísticos. As quadras são pequenos poemas formados por uma estrofe de quatro versos rimados ou não, mas geralmente rimando o segundo com o quarto. Diferentemente das trovas que foram opcionalmente tituladas por mim, as quadras também serão apresentadas com títulos livres, mas permitidos pelas regras no presente caso. Esse novo trabalho começará sequencialmente com o
número um em romanos, mas sem a necessidade do compromisso diário em suas postagens. As publicações serão de acordo com o meu momento de criação, sempre acompanhadas da biografia e do pensamento do personagem homenageado. Isso será exposto logo após estes esclarecimentos, como vemos a seguir:
QUADRA PERFILADA (XXXII) HOMENAGEADA:
LADY DI (1961/1997)
LADY DI (1961/1997)
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
UM DE SEUS PENSAMENTOS:
"Gosto de ser um espírito livre, alguns não gostam disso, mas esse é o jeito que eu sou."
SEU PERFIL BIOGRÁFICO:
Diana Frances Spencer, estilizada como Diana, Princesa de Gales, foi uma aristocrata e filantropa britânica natural de Sandringham, Reino Unido. Foi um membro da Família Real Britânica entre 1981 e 1996 por seu casamento com Carlos, Príncipe de Gales, primogênito e herdeiro aparente da rainha Isabel II do Reino Unido. Ela é a mãe dos príncipes Guilherme, Duque de Cambridge, 2º na linha de sucessão ao trono e Henrique, Duque de Sussex. Lady Di, como era conhecida, foi uma influente personalidade global nas últimas décadas do século XX, sendo apelidada como “princesa do povo” devido seu carisma, simpatia, espontaneidade e dedicação a causas sociais. Sendo a terceira filha do 8º conde Spencer, nasceu da alta aristocracia britânica. Após uma juventude conturbada em uma família dividida por problemas conjugais, Diana atraiu imensa atenção do público e da mídia após o anúncio do seu casamento com o príncipe de Gales, ocorrido em 1981. Ela imediatamente se tornou uma das pessoas mais famosas do mundo, um ícone da moda e um ideal de beleza e elegância feminina. Seu estilo repercutiu e inspirou diferentes gerações de mulheres em todo mundo. Destaca-se em sua vida o envolvimento em diversas causas sociais, em especial no combate à AIDS e na campanha contra as minas terrestres, levando-a a ser muito admirada internacionalmente. Após uma série de polêmicas no casamento, o divórcio aconteceu em 1996 e, embora afastada da realeza, Diana continuou bastante amada pelo povo, com a perseguição da mídia em torno de sua imagem tornando-se cada vez mais frenética. A sua trágica e inesperada morte ocorrida após um desastre automobilístico na cidade de Paris, em 1997, gerou grande comoção mundial e culminou em um amplo luto público pelo Reino Unido. Seu funeral foi acompanhado por cerca de um milhão de pessoas em Londres e foi o evento não esportivo transmitido ao vivo para televisão mais assistido da história do país e um dos mais assistidos do mundo, com uma audiência global estimada em 2,5 bilhões de pessoas. O legado da princesa inclui a criação de um influente fundo memorial que leva o seu nome e o Nobel da Paz de 1997 para a Campanha Internacional de Proibição das Minas Terrestres. Foi considerada a “mulher mais fotografada do mundo”, nomeada como a 3ª maior personalidade britânica de todos os tempos e uma das pessoas mais importantes do século. Diana tornou-se um ícone popular e teve sua imagem mitificada por muitos após sua morte, que, embora tenha sido apontada como o resultado de um trágico acidente após anos de investigação, segue envolta de inúmeras teorias conspiratórias. Em 31 de agosto de 1997, Diana morreu em um acidente automobilístico no túnel da Ponte de l'Alma, em Paris, França, quando era perseguida por sete paparazzi em motos. Diana estava em um jantar com o milionário egípcio Dodi Al-Fayed, seu atual namorado e herdeiro da cadeia de lojas Harrods, em um restaurante do Hotel Ritz quando decidiram sair do local, logo começou a perseguição por parte dos paparazzi. Diana entrou em uma Mercedes-Benz S280 sedan 1997, acompanhada por Dodi Al-Fayed, pelo guarda-costas de Fayed, Trevor Rees-Jones e pelo motorista Henri Paul, rumo ao apartamento de Fayed. Devido a embriaguez, o motorista Henri perdeu o controle do carro e bateu fortemente no 13° pilar do túnel abaixo da ponte numa velocidade de 170 Km/h, enquanto fugia dos paparazzi. Henri Paul e Dodi Al-Fayed morreram imediatamente. O guarda-costas Trevor Rees-Jones era o mais próximo do ponto de impacto e o único ocupante do carro que estava utilizando o cinto de segurança, que com a forte colisão da S280, o duplo airbag foi acionado na hora do impacto. Rees-Jones foi o único sobrevivente do acidente e passou por uma grande cirurgia com inúmeros ossos partidos, trauma no peito e lesão cerebral. Depois de meses em coma no hospital, disse que não tinha lembranças do acidente. Diana, que estava sentada ao banco de trás, bateu brutalmente no banco à sua frente durante o impacto, causando uma hemorragia interna, ferimentos e lesões nos pulmões e na cabeça, e quebra de ossos (bacia e braço). Lady Di foi transportada para o Hospital Pitié-Salpêtrière, onde, apesar das numerosas tentativas de reanimação cardiorrespiratória, morreu às 4 da madrugada. O seu funeral, em 6 de setembro de 1997, foi assistido por aproximadamente dois bilhões de pessoas em todo o mundo. No funeral de Diana, seu irmão Conde Spencer disse: "Acima de tudo, nós agradecemos pela vida de uma mulher que tenho muito orgulho em poder chamar de minha irmã - a única, a complexa, a extraordinária a insubstituível Diana, cuja beleza, interna e externa, jamais se extinguirá de nossas mentes". O corpo de Lady Di foi levado para Althorp House, propriedade da família Spencer onde a princesa passou sua infância, e foi sepultado numa pequena ilha no centro de um lago do grande jardim aberto da propriedade, com um pequeno monumento próximo ao local. O cantor norte-americano Michael Jackson selecionou a canção "Gone Too Soon" na compilação Diana Princess of Wales Tribute em sua nobreza, pois em diversas ocasiões Michael nunca escondeu o quanto a admirava e amizade que tinham. O cantor britânico Elton John, grande amigo de Diana, compôs a música Candle in the Wind em homenagem à princesa. Esta composição foi a reedição de uma composição homônima de 1973, que havia sido feita em homenagem a Marilyn Monroe. A nova versão foi composta em parceria com Bernie Taupin e a primeira linha da letra foi alterada de "Goodbye Norma Jean" ("Adeus, Norma Jean" - nome verdadeiro de Marilyn), para "Goodbye England's Rose" ("Adeus rosa da Inglaterra"). A versão foi cantada ao vivo uma única vez, durante o funeral de Diana. Depois da homenagem, Elton foi nomeado cavaleiro pela Rainha Isabel II, por ter oferecido apoio emocional à família pelo trágico acidente. A "princesa do povo" continua sendo uma figura relevante na imprensa britânica e, em menor escala, a nível mundial, servindo de tema para muitos livros, jornais, revistas, documentários e filmes, mesmo após duas décadas de seu falecimento. É dito que a influência da princesa, tanto em vida quanto após a morte, impactou positivamente na monarquia britânica, que modernizou-se e tornou-se mais próxima do povo, especialmente na figura dos seus filhos.
-------------------------------------
==================================
Abraços
==================================
Interações (meus agradecimentos):
10/02/21 17:05 - Antônio Souza
Não é só por precaução
Que te escondo no peito
Mas é meu seu coração
Só sei amar desse jeito.
-----------------------------------
11/02/21 19:58 - Najet Cury
Meu coração bem guardado
Num recanto escondidinho,
De mim, é pedacinho delicado
Que te dei com meu carinho!
-----------------------------------
11/02/21 20:45 - Norma Aparecida Silveira Moraes
Um amor com laços eternos
Grande união de muito amor
Sempre abraçados e ternos
Com toque da mais bela flor.
-----------------------------------
14/02/21 10:40 - Uma Mulher Um Poema
Meu coração se emociona
quando recebe um agrado,
gosta de sua presença,
bate descompassado.
-----------------------------------
20/02/21 11:35 - Joselita Alves Lins
Rapaz deixe de aperreio,
Não queira meu coração esconder,
Pois de afeto ele é cheio,
Todinho só para você!
-----------------------------------