COMPARANDO AS DIFERENÇAS

QUADRA POÉTICA:

Não faça cotejamento

isso é deveras desairoso

pode causar arrependimento

ou transtorno rancoroso.

PENSAMENTO:

A comparação às vezes é deselegante. Não é sensato fazê-la de forma estouvada. O homem com um pouco de tino, de juízo, de

discernimento, será acometido pelo arrependimento. O homem cuja consciência se encontra turvejada, mesmo assim será acossado pelo fantasma da reparação. Somente essa para estabelecer o equilíbrio.

EM NEÓFILOS:

Em Neófilos nada é comparado. Tudo tem a sua especificidade.

A sua linha de atuação. A sua finalidade. Os Neófilos já se cientificaram bem desses propósitos. E tudo tem um propósito.

COMPLEMENTO:

Tudo tem uma finalidade. Cada especificidade tem a sua linha de atuação, mas no final tudo se coaduna, se incorpora para a formação de um todo. Portanto não se deve buscar igualar o conteúdo com o continente, pois o que está contido nunca se afasta do que o contém. Simplesmente o conteúdo, com todas as suas peculiaridades inerentes, estando contido no todo, irá desempenhar o seu papel, atinente ao que lhe foi incumbido de realizar para o todo. Então, tentar igualar os conteúdos, comparando-os, é perder a oportunidade de aprender com os conteúdos diferentes.

Os Neófilos entenderam plenamente isso. Portanto a harmonia entre eles era plena. Entenderam o concatenamento das diferenças e o imenso aprendizado advindo desse concatenamento.

http://www.editoravirtua.com/loja/livros/ficcao-livros/neofilos