"NATAL SEM IGUAL"   
Hospital Santa Virginia - Institucional - Notícias

Com pandemia ou sem pandemia,
O Natal terá sempre a sua luz,
Pra reverenciar Virgem Maria,
 Mãe santíssima d'Menino Jesus.
==============================


QUADRA EXTRA
 Desejo a todos q'este Natal, 
Nunca nos traga outro igual,
Que Deus espante este mal,
E nos devolva a vida normal.

=================================

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


N.A.: As "QUADRAS PERFILADAS" serão publicadas paulatinamente sem o compromisso de datas fixadas e seguirão o mesmo entendimento das "TROVAS DO DIA",  meu projeto literário encerrado em 10/10/2020". Ou seja: com o mesmo "layout" nas homenagens biográficas de personalidades da literatura mundial e brasileira, além de autores de outros campos e lados artísticos. As quadras são pequenos poemas formados por uma estrofe de quatro versos rimados ou não, mas geralmente rimando o segundo com o quarto. Diferentemente das trovas que foram opcionalmente tituladas por mim, as quadras também serão apresentadas com títulos livres, mas permitidos pelas regras no presente caso. Esse novo trabalho começará sequencialmente com o número um em romanos, mas sem a necessidade do compromisso diário em suas postagens. As publicações serão de acordo com o meu momento de criação, sempre acompanhadas da biografia e do pensamento do personagem homenageado. Isso será exposto logo após estes esclarecimentos, como vemos a seguir:  
 
QUADRA PERFILADA (XX) HOMENAGEADA: 
Bella Akhmadulina. Russian Poems In Translations
BELLA AKHMADULINA (1937/2010)

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


UM DE SEUS PENSAMENTOS: 
"Uma mentira dá meia volta ao mundo antes que a verdade consiga se vestir."

SEU PERFIL BIOGRÁFICO:
Bella Akhatovna Akhmadulina foi uma poetisa, tradutora, escritora, dramaturga, roteirista e atriz russa natural de Moscou, reconhecida por Joseph Brodsky como uma das melhores da língua russa. Estudou no Instituto de Literatura Maxim Gorky, graduando-se em 1960. Estreou com o volume Struna em 1962. A este seguiram-se Uroki Muzyki (Lições de música, 1969), Stikhi (Versos, 1975), Svecha (Vela, 1977), Taina (Segredo, 1983) e Poberezhye (Costa, 1991), entre outros. Seu trabalho foi muito admirado por poetas de sua geração, como Joseph Brodsky (1940 – 1996), Andrei Voznesensky (1933 - 2010), Robert Rozhdestvensky (1932 – 1994), Novella Matveyeva (n. 1934), Yunna Moritz (n. 1937) e Yevgeny Yevtushenko (n. 1933), com quem foi casada. Essa geração, surgida nos anos 60, quebraria os moldes ditados pela estética estatal do realismo socialista. A maior poeta lírico do período soviético e pós-soviético, nasceu em Moscou em 10 de abril de 1937 em uma família inteligente. Seu pai, Akhmadulin Akhat Valeevich, era o vice-ministro e sua mãe, Nadezhda Makarovna Akhmadulina, trabalhava como tradutora. A menina cresceu em uma atmosfera criativa, escritores conhecidos e poetas estavam frequentemente em casa, e a pequena Bella ouvia conversas de adultos sobre arte, estreias de teatro, novos livros, tudo o que Moscou viveu nos anos cinqüenta do século passado com interesse não-infantil. O presente poético de Bella Akhmadulina manifestou-se como uma criança, ela rimou facilmente tudo o que lhe veio à cabeça e, aos 12 anos, a menina começou a escrever seus poemas em um caderno. Quando tinha 15 anos, o conhecido crítico literário D. Bykov leu os poemas de uma jovem poetisa. Em sua expressão figurativa, Bella "sentiu seu estilo de poema". Depois de se formar na escola, Bella Akhmadulina, cuja biografia abriu sua home page na época, enviou documentos para o departamento de jornalismo, mas não passou no exame. Em resposta a uma pergunta sobre o conteúdo do editorial da última edição do Komsomolskaya Pravda, Bella deu de ombros e disse que não lia o jornal. Bella Akhmadulina era uma femme fatale. E, de fato, apaixonada por todos que conversaram com ela por pelo menos cinco minutos. Os homens sentiam sua inacessibilidade, e isso só inflamava a paixão. O primeiro marido legal de Bella foi Yevgeny Yevtushenko, com quem ela estudou no Instituto Literário. A vida familiar dos dois poetas teve lugar em discussões e reconciliações, anda por Moscou e apresenta um ao outro com poemas. Yevtushenko e Akhmadulina viveram juntos por três anos. O segundo marido da poetisa foi Yuri Nagibin, um escritor. O amor de Nagubin era tal que durante a performance de Bella no palco ele não podia se sentar, se levantou contra a parede e segurou para não cair de uma fraqueza inexplicável em suas pernas. Naquela época, Bella estava no auge de sua extravagância. "Angel, linda, deusa" - disse Rimma Kazakova sobre sua namorada Akhmadulina. O casamento com Naguibin durou oito anos. A despedida foi dolorosa, Bella até escreveu poemas sobre isso. Houve Akhmadulina e romances, ela se encontrou com Vasily Shukshin, até mesmo estrelou em seu filme "There Lives a Guy", interpretando um jornalista. Por um tempo ela viveu com Eldar Kuliev, filho do famoso escritor Kaisyn Kuliev. O casamento foi civilizado, mas o casal teve uma filha, Lisa, em 1973. Então, em 1974, Bella conheceu Boris Messerer, o artista de teatro, que se tornou seu terceiro e último marido, e a poetisa viveu com ele por mais de trinta e cinco anos. De alguma forma, aconteceu por si só que o prático Boris Messerer se comprometeu a conduzir os negócios de um cônjuge disperso. Ele colocou seus poemas em ordem, escritos em qualquer coisa, incluindo guardanapos. Bella estava grata ao marido por isso. A vida e obra de Bella Akhmadulina estavam sob proteção confiável. O esposo da poetisa guardava o tesouro e o seu e toda a terra russa. Em outubro de 2010, Akhmadulina Bella se sentiu mal, o câncer piorou. A poetisa foi hospitalizada no hospital de Botkin, onde foi operada. Houve uma melhora e Akhmadulin recebeu alta em casa. No entanto, depois de quatro dias ela faleceu. O funeral foi realizado no templo dos Santos Kozma e Damião, na presença de parentes e amigos. Então, na Casa Central dos Escritores, todos aqueles a quem ela chamou de "Meus Honoráveis ​​Leitores" durante sua vida, e muitos milhares de pessoas, despediram-se dela com a poetisa. Eles enterraram Bella Akhmadulina no Cemitério Novodevichy.
-------------------------------------------

=============================== 
Abraços
===============================


Interações (meus agradecimentos):

24/12/20 16:18 - Joselita Alves Lins
Uau! Maravilhosas quadras!
Inspiradas pelo espírito do Natal.
Retribuo, o que muito me agrada,
E parabenizo pela mensagem magistral.
--------------------------------

26/12/20 10:48 - Uma Mulher Um Poema
O Menino Jesus renasceu,
Trazendo muita esperança.
Nesse mal que nos entristeceu,
Rogamos por dias de bonança.
--------------------------------

31/12/20 11:04 - Maria Augusta da Silva Caliari
Nada de Papai Noel
Será Natal só de luz
No Mundo como Babel
Louvemos Menino Jesus. 
--------------------------------

 
POETA OLAVO
Enviado por POETA OLAVO em 24/12/2020
Reeditado em 31/12/2020
Código do texto: T7143164
Classificação de conteúdo: seguro