PROVÉRBIOS DO INTELECTO 22
O melhor aprendizado que tereis é este: ouvireis muito melhor, se falardes menos.
As pessoas que falam muito e ouvem pouco se tornam reféns da ignorância.
Quando vos deparardes com situações, não vos deixareis levar pelas emoções, pois elas são caminho que conduz ao erro e ao fracasso.
Permití que a vossa inteligência superei as vossas emoções, ao que vos depareis com inúmeras situações,; assim, conseguireis lidar com tais situações e as superareis tranquilamente.
Não vos consterneis por causa das pessoas que vos tentam pôr para baixo, porque elas é que estão bem abaixo de vós.
Afastai-vos das pessoas que sentem inveja de vós, para que elas não vos transformem no que elas são.
Lembrai-vos bem de que ninguém está imune às dificuldades da vida; portanto, sede fortes, para que as encareis de frente; assim, vencê-las-eis.
As pessoas que se acovardam diante das dificuldades da vida, são derrotadas por elas; e as pessoas que encaram de frentes as dificuldades da vida, vencem-nas.
Infelizes são as pessoas que se deixam levar pelo próprio ego, pois o ego a conduzirão ao topo da solidão.
Felizes são as pessoas que dominam o próprio ego, pois elas exercem sem cessar a benevolência para com as outras pessoas.
Independentemente do bem que fazeis em prol das pessoas, elas sempre vão julgar-vos.
Felizes e sábias são as pessoas que, mesmo que bebam o fel da ingratidão, seguem em frente no exercício da benevolência e do altruísmo para com as outras pessoas.
Vencedoras são as pessoas que, embora sejam propensas a que cometam muitas falhas, nunca desistem da luta.
Atentai-vos bem a isto: vós alcançareis a vitória em tudo, quando aprenderdes a lutar com coragem e perseverança contra as dificuldades.
Corajosas são as pessoas que não têm medo de correr riscos, pois sabem que o êxito é uma vitória e o fracasso é um aprendizado.
Se vós souberdes decifrar os segredos do fracasso, chegareis com tranquilidade ao sucesso.
Atentai-vos bem a isto: enquanto a ganância insaciável dos ricos for preponderante no mundo, a pobreza e a miséria serão um terrível tormento na vida das pessoas.
À proporção que os ricos insistem em obter mais e mais riquezas, mais a mais pessoas se afundam no mar da pobreza e da miséria.
Apegai-vos sempre à verdade, embora a verdade atraia inimigos, pois a verdade é conduz as pessoas à liberdade plena.
Entre apegardes à mentira e terdes muitos amigos falsos e apegardes à verdade e terdes amigos de verdade, escolhei sempre a segunda opção.
Atentai-vos bem a isto: entre agradardes às pessoas e destruirdes a vossa saúde e desagradardes às pessoas e priorizardes a vossa saúde, escolhei sempre a segunda opção.
Não é errado quererdes priorizar-vos, pois o maior que se pode cometer é este: priorizar pessoas erradas.
Se sentis dor, lembrai-vos de que busqueis a cura;
Se tendes perdas, lembrai-vos de que lhes agradeceis pelo aprendizado;
Se tendes problemas, kembrai-vos de que os solucioneis.
Atentai-vos bem a isto: se há dor, há cura; se há perdas, há aprendizado; se há problemas, há solução.
Atentai-vos bem a isto: nunca ofereçais às pessoas o que vós não queirais que elas vos ofereceis. O que faz muito bem a elas, far-vos-á muito bem; e o que faz muito mal a elas, far-vos-á muito mal.
Se vós desejais que as outras pessoas vos tratem muito bem, tendes de tratar muito bem as outras pessoas; se vós tratardes muito mal as outras pessoas, elas vos tratarão muito mal.
É melhor que tenhais pouquíssimos amigos verdadeiros do que tenhais muitíssimos amigos falsos.
As pessoas insensatas são dominadas pela necessidade de ter uma grande quantidade de amigos, enquanto as pessoas sensatas fazem questão de ter poucos amigos verdadeiros.
Sábias são as pessoas que mantêm a boca fechada diante das fofocas, os olhos bem abertos diante das ilusões e viram sempre as costas para a ignorância.
Jamais permitais que as fofocas se apoderem de vossas bocas; jamais permitais que as ilusões se apoderem de vossos olhos; jamais permitais que a ignorância se apodere de vossas mentes. Desse modo, chegareis ao ápice máximo da sabedoria plena.
Se vós quiserdes ter um futuro brilhante, tereis de lutar incessantemente por ele.
Se vós vos acovardardes diante da luta pelo futuro que quereis, o vosso futuro será medíocre.
Sábias são as pessoas que se empenham em fazer o que há de melhor nelas, sem que desejeis o pior para outras pessoas
Se tentardes usar o que há de pior nas outras pessoas, para que façais o que há de melhor em vós, sereis bem piores do que elas; se vos empenhardes em que façais e distanciardes do que há de pior nas outras pessoas, sereis bem melhores do que sois.
Melhor a convivência com a solidão e sentir paz por isso do que a convivência com pessoas falsas que só fazem o que é mau.
Regozijai-vos por viverdes na solidão, pois a solidão vos afastará das pessoas falsas que sabem fazer o que é mau.
Muitas pessoas anseiam adotar a sinceridade em tudo o que fazem; porém, pouquíssimas pessoas são capazes de suportam as perseguições alheias por causa da sinceridade.
Entrementes adotardes a falsidade para que agradeis às outras pessoas e adotardes a sinceridade para que desagradeis às outras pessoas, escolhei sempre a segunda opção.
Todas as pessoas têm propensão para que errem; entrementes, os erros se tornam uma escolha, quando as pessoas os cometem várias vezes.
Atentai-vos bem isto: o erro é perdoável, quando vós o cometeis uma vez; todavia, o erro se torna imperdoável, quando vós escolheis cometê-lo várias vezes.
Para que insistis em que penseis no vosso futuro? É preciso que ajais pelo vosso futuro.
Sábias são as pessoas que, em vez de pensarem no seufuturo, agem pelo seu futuro.
Em vez de reclamardes da vida que levais, lutai pela vida que tanto desejais.
Entre levardes a vida que tanto odiais e lutardes pela vida que tanto desejais, escolhei sempre a segunda opção.
Entre esperardes que a oportunidade certa surja para vós e criardes a vossa oportunidade certa, escolhei a segunda opção sem hesitação.
Corajosas são as pessoas que, em vez de esperardes que surja a oportunidade certa, criam-na.
Lembrai-vos bem disto: quem se deixa levar pelos porcos, joga-se na lama.
Afastai-vos dos porcos; assim, ficareis bem distantes da lama.
Os monstros existem? Sim, existem. E esses são as pessoas perversas que insistem em que nos atormentem.
É preciso que vós tenhais muito cuidado com os monstros espalhados em vários lugares. Tais monstros são as pessoas no ápice da perversidade.
Orgulhai-vos de que sejais o que sois, porque vós, para que vos sintais melhores, não precisais prejudicar a vida de outrem.
Sábias são as pessoas que não precisam prejudicar a vida de outrem, para que se sintam melhores. É por isso que se orgulham de serem o que são.
Tolas são as pessoas que fazem inúmeras declarações de amor, em vez de demonstrarem esse amor na prática.
Jamais declareis o vosso amor às outras pessoas. Se vosso amor é verdadeiro, tendes de demonstrá-lo a elas incessantemente.
Sábias são as pessoas que, em vez de esperarem ter tempo para que aproveitem a vida, aproveitam o tempo, porque têm a vida.
Entre esperardes ter tempo para que aproveiteis a vida e aproveitardes o tempo por terdes a vida, escolhei sempre a segunda opção.
Embora tenhais defeitos, medo e problemas, jamais desistais de lutar pelo que desejais.
Corajosas são as pessoas que lutam pelo que desejam, apesar de seus defeitos, medos e problemas.
Atentai-vos bem a isto: ninguém está imune à lei do retorno. Mais cedo ou mais tarde ela age. Se vós fazeis o bem, tranquilizai-vos; se vós fazeis o mal, preocupai-vos.
Não vos aborreçais com as pessoas que têm feito mal a vós, pois elas se vão deparar com a lei do retorno.
Não vos aborreçais por causa do ódio das outras pessoas. Tudo o que vós tendes é o que falta a elas.
À proporção que vós tendes tudo o que desejais, mais ódio desperta nas outras pessoas que não têm o que tendes.
Entre serdes iguais às outras pessoas e serdes diferentes das outras pessoas, escolhei sempre a segunda opção.
Para que quererdes ser iguais às outras pessoas, com o fito de que agradeis a elas? Sede diferentes deles e agradai-vos.
Atentai-vos bem a isto: não é necessário que vós agradeis a todo o mundo, pois isso é impossível.
É preciso que vós agradeis a todo o mundo? Não. Isso é impossível? Sim.
Entre beberdes o vinho mais caro para que vos embriagueis e beberdes água para que mateis a vossa sede, é lógico que tendes de escolher a segunda opção.
Atentai-vos bem a isto: se sentirdes muita sede, tereis de beber água para que a mateis e não o vinho mais caro que conduz à embriaguez.
Para que o vosso ano seja novo, é preciso que tenhais atitudes novas.
Enquanto tiverdes as velhas atitudes, o vosso ano jamais será novo.
Quereis alcançar a paz? É preciso que vós vos depareis com inúmeros conflitos, com o fito de que os administreis em paz.
Quando aprenderdes a administrar toda sorte de conflitos, comprovareis a todo o mundo que sabeis muito bem o que é a paz.
Em vez de odiardes as pessoas que vos aborrecem, afastai-vos definitivamente delas. Ao assim agirdes, comprovareis a todo o mundo que vós vos respeitais.
Entre odiardes as pessoas que vos aborrecem e afastardes delas de uma vez, escolhei sempre a segunda opção.
Atentai-vos bem a isto: as pessoas que vos bajulam hoje são as mesmas pessoas que vos prejudicarão amanhã.
Assim como os bois são bem alimentados para que engordem e, em seguida, sejam abatidos no matadouro, as pessoas vos iludem com bajulações para que elevem o vosso ego e vos prejudiquem em seguida.
Tomai muito cuidado com os chamados amigos íntimos que sentam à vossa mesa, comem e bebem ao vosso lado, porque eles são capazes de apoderar-se de vossos segredos, para que vos traiam sumariamente.
Vós podeis até abrir a vossa porta para os vossos amigos, mas jamais reveleis os vossos segredos a eles, para que caiais na armadilha da traição.
Não temais as pessoas explosivas, porque elas, apesar de serem explosivas, não oferecem nenhum perigo. Pelo contrário. Tais pessoas são extremamente benevolentes.
Afastai-vos de pessoas que se dizem benevolentes, porque elas podem aproveitar-se da vossa confiança e da vossa distração para que vos traiam.
Privilegiadas são as pessoas que têm amigos de verdade que estão ao lado delas, ora nos momentos bons, ora nos momentos ruins.
Mantende-vos distantes dos falsos amigos, porque eles só estarão ao vosso lado nos momentos bons e nos momentos ruins vós abandonarão.
Não vos aborreçais com as pessoas que não vos entendem, porque elas vos entenderão de fato quando passarem pela mesma situação que vós.
Quando passardes pela mesma situação pelas quais as pessoas passaram, entendê-las-eis muito bem.
Atentai-vos bem a isto: vós podeis até importar-vos com as outras pessoas, mas elas não vos importam convosco.
Tolas são as pessoas que insistem em importar-vos com quem não se importa com elas.
Benevolentes são as pessoas que valorizam as qualidades de outras pessoas e entendem todos os defeitos delas.
Se, proventura, sabeis valorizar as qualidades de outras pessoas e entendem os defeitos delas, provais a todo o mundo que sois amplamente benevolentes.
As pessoas podem orgulhar-se de todas as suas conquistas; todavia, existe um conquista que é superior a todas as conquistas: a paz.
Se vós conquistardes a paz, regozijar-vos-eis, porque a paz é superior a todas as conquistas.
Para que vos vangloriardes pelo bem que tendes feito a outrem? Sede prudentes e fazei o bem a outrem sempre em silêncio.
Entre transformardes o bem que fazeis a outrem em teatro e fazerdes o bem a outrem sempre em silêncio, escolhei sempre a segunda opção.
Em vez de alardeardes que farias tudo diferente, se estivesse no lugar delas, fazei tudo diferente no vosso lugar.
Entre fazerdes tudo diferente no lugar das outras pessoas e fazerdes diferente no vosso lugar, escolhei sempre a segunda opção.
O melhor conselho que deveis dar às outras pessoas é o vosso excelente exemplo.
Muitas pessoas podem dar inúmeros conselhos às outras pessoas; entrementes, pouquíssimas pessoas têm excelente exemplo para dar às outras pessoas.
As pessoas que chegam à melhor idade com muita saúde e muita sabedoria, tornam-se pessoas clássicas.
Clássicas são as pessoas sabem envelhecer com muita saúde e muita sabedoria, porque elas sabem que o que é clássico é o ápice da excelência.
Não vos surpreendais se muitas pessoas não gostam de vós, porque vós também não tendes de gostar de muitas pessoas.
Muitas pessoas não gostam de vós? Alegrai-vos, pois sois superiores a elas. E mais. Vós não tendes qualquer obrigação de gostar de tais pessoas.
Entre agirdes sem que penseis e pensardes sem que ajais, rejeitai as duas opções, porque elas vos trarão inúmeros problemas.
Estúpidas são as pessoas que agem sem pensar e que pensam sem agir, porque os problemas as perseguirão sem cessar.
Atentai-vos bem a isto: as pessoas erram, porque elas escolheram o erro; logo, o caráter delas é pútrido.
Entre deixardes levar pelo erro e fugirdes do erro, escolhei sempre a segunda opção.