PROVÉRBIOS DO INTELECTO 21

Tolas são as pessoas que preferem achar um culpado para os problemas a achar uma solução para os problemas.

Sábias são as pessoas que preferem achar uma solução para os problemas a achar um culpado para os problemas.

Em vez de reclamardes ou lamentardes por causa dos problemas, empenhai-vos em que encontreis a solução.

Dedicadas são as pessoas que, em vez de reclamarem dos problemas, lutam para que os solucionem.

Entre esperardes acontecer e fazeres que aconteça, escolhei sempre a segunda opção.

Sábias são as pessoas que não esperam acontecer, porque elas mesmas fazem acontecer.

Inteligentes são as pessoas que não esperam que as oportunidades cheguem até elas, pois elas as criam.

Para que esperardes que as oportunidades cheguem até vós? Tendes de criá-las.

Sentai-vos e observai tudo o que vos circunda; assim, aprendereis a discernir o que há de bom e o que de ruim no âmago das pessoas.

Sábias são as pessoas que observa bem o âmago das pessoas, porque conseguem ver o que há de bom e o que há de ruim nas pessoas explicitamente.

Infelizes são as pessoas que insistem em praticar maldades, porque, mais cedo ou mais tarde, tais maldades voltarão para elas.

As pessoas que praticam bondades estão sempre em paz, pois elas serão recompensadas com bondades, enquanto as pessoas que praticam maldades, estão sempre em tormento, pois elas serão castigadas por tais maldades.

Benevolentes são as pessoas que fazem que outras pessoas se sintam benevolentes; assim, instigam umas às outras a que pratiquem a benevolência, em prol de todas as pessoas do mundo.

Sede sempre benevolentes para com as outras pessoas, para que elas vos retribuam sempre por meio da benevolência.

O ápice da excelência em tudo o que se faz é glorioso; o ápice da ética e da humanidade é magnânimo.

Sede sempre excelentes em tudo o que fazeis. E mais. Lembrai-vos sempre de exercitar a ética e a humanidade em tudo o que fazeis.

Quereis que o vosso amanhã seja diferente do ontem, mudai o que vós fazeis hoje.

Se vós mudardes o que fazeis hoje, o vosso amanhã será bem diferente do ontem.

É verdade que as pessoas têm predisposição para que errem; entretanto, as pessoas erram muito mais, quando não mudam o seu modo de agir para melhor.

Quando entenderdes que tendes de mudar o vosso modo de agir para melhor, muito menos erros cometereis.

As pessoas atingem o ápice da tolice, quando procuram problemas; as pessoas atingem o ápice da inteligência, quando resolvem problemas; as pessoas atingem o ápice da sabedoria, quando evitam problemas.

Tolas são as pessoas que procuram problemas; inteligentes são as pessoas que resolvem problemas e sábias são as pessoas que evitam problemas.

As pessoas perversas vos odeiam? Alegrai-vos, porque sois muito superiores a elas.

O ódio que as pessoas perversas sentem por vós comprovam isto: que elas são inferiores a vós e, pro conseguinte, infelizes.

Não vos culpeis por serdes benevolentes; a culpa é das pessoas maledicentes que não fazem jus à vossa benevolência.

Sede sempre benevolentes, mesmo que tenhais de conviver com pessoas maledicentes.

Entre pagardes um preço para que pertençais a vós e não pagardes nada e não pertencerdes a vós, escolhei sempre a primeira opção.

Se tiverdes de pagar um preço, para que pertençais a vós, tereis de fazê-lo sem hesitação.

Felizes são as pessoas que têm fluência profunda na arte do silêncio, porque elas atingiram o ápice da maturidade.

Quereis ser fluentes na arte do silêncio, amadurecei-vos.

Atentai-vos bem a isto: à proporção que mendigais o afeto de outras pessoas, mostrais que o vosso coração se transformou em lixo.

Se quereis manter o vosso coração limpo, jamais mendigueis o afeto de outras pessoas.

Quanto mais sarcásticas as pessoas são, mais as pessoas inteligentes as entenderão e, concomitantemente, as pessoas ignorantes se ofenderão.

O sarcasmo é um deleite para as pessoas inteligentes e uma ofensa para as pessoas ignorantes.

O perigo da chamada panelinha é este: quando as pessoas deixam de fazer parte dela, são cozidas por ela.

À proporção que vós fugis da chamada panelinha, dissipais a possibilidade de que ela vos cozinhe.

Entre terdes amigos bajuladores e interesseiros por meio da mentira, terdes poucos amigos por meio da verdade, escolhei sempre a segunda opção.

Sábias são as pessoas que têm poucos amigos, porque elas se apegam à verdade; tolas são as pessoas que têm amigos bajuladores e interesseiros, porque elas se apegam à mentira.

Quereis provar a todo o mundo que tendes caráter: falai sempre a verdade, não importa quão prejudicial isso vos seja.

Quando vós vos apegardes à verdade, atraireis o ódio de outras pessoas e fortalecereis o vosso caráter.

Deixai que as pessoas vos observem, deixai que as pessoas vos critiquem, deixai que as pessoas vos invejem. E por quê? Eis a resposta: elas vos imitarão no final.

As pessoas vão observar-vos? Sim. As pessoas vão criticar-vos? Sim. As pessoas vão invejar-vos? Sim. Não vos aborreceis com elas. Regozijai-vos, porque, no final, elas vos imitarão.

Se quereis preservar a vossa saúde mental, circundai-vos de pessoas mental e moralamente saudáveis.

Se permitirdes que pessoas mental e moralmente doentes vos circurdem, destruireis a vossa saúde mental; se vos afastardes de tais pessoas, preservareis a vossa saúde mental.

Todas as pessoas estarão sempre a mercê do orgulho; entrementes, existe o mais perigoso orgulho: a falsa humildade.

Afastai-vos dos falsos humildes, pois eles carregam dentro de si um orgulho que ultrapassa todos os limites da perversidade.

Quando vós permitis que o vosso desejo se sobressaia sobre o vosso sentimento, mais derrotado será o vosso sentimento.

Entre deixardes levar pelo vosso desejo e deixardes levar pelo vosso sentimento, escolhei sempre a segunda opção.

Entre distanciamentos honestos e aproximações hipócritas, escolhei sempre a primeira opção.

Mantende-vos distantes de aproximações hipócritas, para que não tenhais inúmeros aborrecimentos.

Sábias são as pessoas que aceitam aprender o que a vida lhes pode ensinar

Estúpidas são as pessoas que permitem que a vida as domem, porque recusam os ensinamentos da vida.

As pessoas que têm medo de envelhecer não percebem que a velhice instiga a valorizar o presente e a perder o medo do futuro.

Atentai-vos bem a isto: sábias são as pessoas que sabem que vão envelhecer, pois entendem que a velhice ensina a perder o medo do futuro e que o presente tem de ser valorizado.

Maravilhosas são as pessoas que pagaram um alto preço por serem verdadeiras, porque a recompensa delas é a consciência limpa e leve.

Ignominiosas são as pessoas que não pagaram nada por serem falsas, porque o castigo delas é a consciência suja e pesada.

Se vós desejais ter o que nunca tivestes, fazei o que nunca fizestes.

Se vós não fizerdes o que tem de ser feito, jamais tereis o que desejais ter.

Sábias são as pessoas que refletem sobre o seu passado, para que evoluam no seu presente.

Estúpidas são as pessoas que insistem em repetir no presente os mesmos erros que cometeram no passado.

Quereis aumentar e aprofundar o vosso aprendizado? Falai menos, para que ouçais melhor.

À proporção que vós ouvis melhor o que as pessoas vos dizem, aprendeis muito mais.

É verdade que não se pode voltar ao passado e fazer um novo começo, mas é possível que no presente se faça um novo fim.

Para que tentardes voltar ao passado, a fim de que tenteis fazer um novo começo? Fazei um novo fim no presente.

Atentai-vos bem a isto: as pessoas que gostam de brincar com os sentimentos de outras pessoas, um dia serão brinquedo nas mãos delas.

Se vós não quereis ser brinquedo nas mãos de outras pessoas, não brinqueis com os sentimentos delas.

Entre inúmeras pessoas que vos enganam incessantemente, decerto há pessoas que merecem a vossa atenção.

Não vos contristeis com as pessoas que vos têm enganado, porque ainda existem pessoas que merecem a vossa atenção.

Se permitirdes que a pressa conduza o vosso processo de mudança, correreis o risco de seguir o caminho do fracasso.

É preciso que tenhais calma na hora da mudança, porque tendes de escolher a melhor direção para isso.

Os maiores segredos para realização de qualquer sonho são estes: dedicação ao trabalho e humildade.

Se vós vos esforçardes no vosso trabalho e permanecerdes humildes, realizareis os vossos grandes sonhos com rapidez e segurança.

Vós sois o que sois. As pessoas que gostam de vós, têm de aceitar que sois o que sois. Se elas assim o fizerem, completar-vos-ão.

As pessoas provarão que gostam de vós e que vos completarão, se aceitarem que vós sois o que sois.

Maduras são as pessoas que calar-se diante de pessoas insensatas a gritar com elas.

Se vós preferis calar-vos diante da insensatez das pessoas a permitir que elas vos instiguem a gritar com elas, comprovais que tendes maturidade.

Privilegiadas e felizes são as pessoas que jamais cessam de sorrir, porque chegarão à velhice com o coração mais leve.

Entre viverdes com o coração cheio de armagura e viverdes com o coração cheio de alegria, escolhei sempre a segunda opção.

Não espereis que o tempo mude as pessoas, porque o tempo semore revelará de fato a conduta delas.

Para que supordes que as pessoas mudarão de acordo com o tempo? Lembrai-vos de que a conduta delas são sempre reveladas pelo tempo.

Assim como há inúmeros remédios que podem proteger o corpo de inúmeras doenças, o melhor remédio para curar o caráter da doença moral é este: a benevolência.

À proporção que presevais o vosso caráter por meio do altruísmo, mais forte se torna a vossa saúde moral.

Não acrediteis em qualquer bem querer, porque em qualquer bem querer se enconde o mal.

Quando o mal persistir em disfarçar-se de bem querer, afastar-vos-eis dele imediatamente, para que ele não vos conduza a ruína.

Cuidado com a falsa benevolência, pois ela é a maledicência duplamente perigosa.

A maledicência usa todos os tipos de expedientes para atingir as pessoas; e um dos expedientes mais perigosos é este: a falsa benevolência.

Guerreiras são as pessoas que ignoram a palavras "derrota", porque conhecem dois caminhos: a vitória e o aprendizado.

Existem dois caminhos pelos quais podeis andar: o da vitória e do aprendizado. Se assim agirdes, jamais conhecereis a derrota.

Evitai fazer tudo o que queiras fazer com raiva, porque de fato passareis muita vergonha.

Por que muitas pessoas passam tanta vergonha? Porque fazem tudo o que queiram fazer com raiva.

Se quereis apegar-vos à verdade, tendes de aprender a ouvir a verdade.

Se vós aguentardes ouvir a verdade, comprovareis a todo o mundo que tendes muito apego à verdade.

As pessoas erram quando se deixam dominar pelo dinheiro e pelo poder. A consequência de tal erro é quando a doença e a morte as reduzem a nada.

De que adianta as pessoas terem tanto dinheiro e tanto poder, se um dia serão reduzidas a nada pela doença e pela morte.

Felizes são as pessoas que evitam envolver-se em discussões tolas, pois preferem que estejam em paz a que estejam certas.

Infelizes são as pessoas que se envolvem em discussões tolas, pois preferem mostrar que estão certas a que estão em paz.

Quando uma nação permite que a elite se apodere da riqueza que o povo produz, mais pobre se torna.

Quando uma nação permite que o seu povo desfrute da riqueza que o mesmo produz, mais rica se torna.

As pessoas atingem o ápice da sabedoria, quando têm pleno conhecimento da sua própria ignorância.

As pessoas atingem o ápice da ignorância, quando se deixam dominar pela sua própria soberba.

Jamais confieis nas pessoas que são neutras, porque elas, na verdade, estão do lado das pessoas iníquas

Tomai cuidado com a chamada neutralidade, porque ela pende sempre para o lado da iniquidade.

À proporção que as pessoas não conseguem controlar a própria boca, mais problemas elas têm.

Se vós quereis ficar distantes dos problemas, tendes de controlar a vossa boca.

Ailton Djo (SanVicentín)
Enviado por Ailton Djo (SanVicentín) em 27/05/2024
Código do texto: T8072925
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.