PROVÉRBIOS DO INTELECTO 20
É verdade que é lento o procedimento para que se alcance o objetivo; é preciso que haja muito empenho para que procedimento seja acelerado.
Não desistais dos vossos objetivos, pelo fato de o procedimento para tal ser lento; se quereis acelerar o procedimento, empenhai-vos.
Parvas são as pessoas que insistem em subestimar as pessoas benevolentes como elas fossem parvas, porquanto elas, apesar de serem benevolentes, não são parvas.
Atentai-vos bem a isto: as pessoas que são benevolentes não são parvas, e jamais o serão. Mais parvas são as outras que se esquecem disso.
É verdade que todas as pessoas do mundo têm muitos defeitos; portanto, enxergai o melhor que há nelas e, outrossim, em vós.
Em vez de enxergardes os defeitos das pessoas, lembrai-vos de que vós também tendes defeitos; se vós aprenderdes a enxergar as qualidades que elas têm, percebereis que tendes qualidades e, por conseguinte, sereis muito mais felizes.
Fazei sempre dos vossos acertos o vosso regozijo e dos vossos erros a vossa sabedoria.
Em vez de tentardes apagar os vossos erros do vosso passado, aprendei a conviver com eles, porque eles se transformaram em sabedoria no vosso presente.
Derrotadas não são as pessoas que perdem uma batalha, mas que desistem da batalha.
Vencedoras não são as pessoas que vencem uma batalha, mas que não desistem da batalha.
Estúpidas são as pessoas que imploram carinho, amor e atenção às outras pessoas, porque elas não sabem que não tem valor o que não é dado de modo espontâneo e livre.
Sábias são as pessoas que sabem que o que é dado de modo espontâneo e livre tem muito valor; por isso, nunca imploram carinho, amor e atenção às outras pessoas.
Lembrai-vos de que a vossa força não fará que tenhais imunidade à dor que sentís, mas vos instigará a enfrentá-la e a seguir em frente.
Fortes são as pessoas que sabem que não são imunes a dor que sentem, enfrentam-na e seguem em frente.
À proporção que vós esperais tudo de outras pessoas, correia mais risco de decepcionar-vos com elas.
À proporção que vós não esperais nada de outras pessoas, não correis nenhum risco de decepcionar-vos com elas.
É verdade que abrir os olhos para tudo o que vos circunda é doloroso, mas é preciso que o façais; assim, aprendereis a discernir sobre o que é benevolente e o que é maledicente.
Mantende os olhos bem abertos a tudo o que vos circunda, mesmo que vos cause muita dor; se assim o fizerdes, atingireis o ápice da sabedoria plena.
Se tiverdes uma conduta nobre e ilibada, as más influências se afastarão de vós.
Se quisersea dissipar todas as más influências, tereis de ter uma conduta excelente e inconteste.
À proporção que inspirais as pessoas a que superem as suas intempéries, mais elas vos agradecerão por isso.
Se tendes um nobre exemplo de excelente conduta, as pessoas se inspirarão em vós e, consequentemente, agradecerão a vós por isso.
Atentai-vos bem a isto: não vos importeis com os acontecimentos com os quais vos deparais; é com a vossa reação a eles é que tendes de importar-vos.
Lembrai-vos de que os acontecimentos com os quais vos deparais é que determinarão a vossa reação a eles.
É verdade que a caminhada é difícil, o que comprova que estais no caminho certo; portanto, seguí em frente.
Não vos esmoreceis por causa das dificuldades em vossa caminhada; regozijai-vos, porquanto estais no caminho certo.
Entendei de uma vez que força não significa rudeza, que humildade não significa idiotia, que gentileza não significa fraqueza.
Sabias são as pessoas que sabem discernir o que é força o que é rudeza, o que é humildade e o que é idiotia, o que é gentileza e o que é fraqueza.
Se vós desejais ter tudo o que desejais, trabalhai com afinco, para que alcanceis o vosso objetivo e, concomitantemente, sede felizes com o que tendes.
Trabalhai com o afinco e dedicação, para que consigais tudo o que tanto desejais, sem que vos esqueçais de que sejais felizes com o que tendes.
Se quereis aprender a ser fortes, encarai de frente a dor; se quereis aprender a ter coragem, encarai de frente o medo; se quereis aprender Osa exercitar a sabedoria, sede pacientes.
Atentai-vos bem a isto: não existisse dor, jamais saberieis o que é ter força; se não existisse o medo, jamais saberieis o que é ter coragem; se não existisse sabedoria, jamais saberieis o que é ter paciência.
Quereis saber como será o vosso futuro? Tendes de mudar os vossos hábitos para melhor, porque os vossos hábitos é que mostrarão o vosso futuro.
Atentai-vos bem a isto: quando as pessoas têm excelentes hábitos, o futuro delas será excelente; quando as pessoas têm hábitos horríveis, o futuro delas será horrível.
Em vez de reclamardes dos problemas pelos quais passais, esforçai-vos para que os resolvais. O mundo está cheio de pessoas que reclamam de seus problemas.
Ignorantes são as pessoas que reclamam dos seus problemas; sábias são as pessoas conseguem resolver os seus problemas.
As pessoas que se dizem superiores, comprovam quão presunçosas são. Mais que isso. Comprovam quão inferiores são.
A presunção e a inferioridade das pessoas se tornam mais evidentes, quando elas se dizem superiores.
Sábias são as pessoas que ficam em silêncio e ouvem o que precisam ouvir.
Aprendei a arte do silêncio; assim, mostrareis ao mundo quão profunda é a vossa sabedoria.
Porque muitas pessoas temem a liberdade? Eis a resposta: não basta somente conquistar a liberdade; é preciso que tenha responsabilidade para com ela.
Se quereis alcançar a liberdade plena, é preciso que entendais que a liberdade exige que vós tenhais responsabilidade para com ela.
Antes de quererdes mudar o mundo para melhor, mudai a vossa mente para melhor; se não o fizerdes, qualquer mudança será impossível.
Se mudardes a vossa mente para melhor, mudareis o mundo para melhor; se não mudardes a vossa mente para melhor, não mudareis nada.
Se quereis exercer o silêncio, convivei com os faladores; se quereis exercer a tolerância, convivei com os intolerantes; se quereis exercer a benevolência, convivei com os maledicentes. Decerto, provareis a todo o mundo a vossa superioridade.
Diante dos faladores, exercei o silêncio; diante dos intolerantes, exercei a tolerância; diante dos maledicentes, exercei a benevolência. Vós sois superiores, se assim o fazeis.
Para que tenhais certeza de que estais no caminho certo, tendes de ter certeza de que tal caminho conduz ao destino que tanto desejais.
Se o caminho que pretendes seguir estiver errado, tereis de evitá-lo, porque tal caminho é o que conduz ao fracasso.
Num mundo onde as pessoas cultivam a tempestade, magnânimas são as pessoas que exercem a calmaria.
Em vez de exercerdes a tempestade e exercerdes a calmaria, escolhei sempre a segunda opção.
A mudança instiga a exercitar a paciência e a sabedora, para que se escolha a melhor direção que se quer seguir.
Não permitais que a ansiedade vos atrapalhe, para que não escolhais uma direção errada. Acalmai-vos. Assim, sabereis escolher a melhor direção que deveis seguir.
Jamais repreendeis uma pessoa por ela ser fria, porque ela não escolheu a frieza; a decepção a obrigou a ser fria.
As pessoas não se tornam frias, porque elas querem ser frias. Não. A decepção é qua as obriga a serem frias.
Lutai sem cessar por vossos objetivos, porque nem tudo pode curvar-se às vossas vontades.
Lembrai-vos de que ninguém está imune às adversidades. E nem vós estais imunes a elas. Jamais cesseis de lutar por vossos objetivos. Jamais.
Quando aprenderdes a conviver com a solidão, sabereis escolher bem quais as pessoas mereceis a vossa companhia.
Melhor estar em paz com a solidão do que estar sofrendo com pessoas maledicentes.
Atentai-vos bem a isto: contra a ignorância de outras pessoas, o silêncio é o melhor escudo.
Quereis que as pessoas ignorantes se afundem na própria ignorância, sorrí e, em seguida, ficai em silêncio.
Entre permitirdes que o medo tenha domínio sobre vós e vos leve à ruína e terdes o dominio sobre o medo para que alcanceis a glória, escolhei sempre a segunda opção.
Se permitirdes que o medo vos domine, jamais sabereis qual é o caminho que tendes de seguir. Vencei o medo e seguí o caminho que quereis seguir. Decerto que vós encontrareis o que tanto procurais.
Atentai-vos bem a isto: tudo o que vós fazeis, retornar-vos-eis. Se vós fizerdes o bem, o bem voltará para vós; se vós fizerdes o mal, o mal voltará para vós.
A paz fará parte de vós, quando fizerdes o bem; entrementes, a inquietude fará parte de vós, quando fizerdes o mal.
Atentai-vos bem a isto: quando as pessoas falam mal de vós pelas vossas costas, comprovam que elas vos são inferiores.
Sabem por que há pessoas que insistem em falar mal de vós pelas vossas costas? Eis a resposta: tais pessoas invejam a vossa superioridade a elas em tudo o que fazeis.
Pessoas sábias se alimentam de palavras sábias, com o fito de que sejam bem nutridas.
Pessoas estúpidas se alimentam de palavras estúpidas, com o fito de que sejam envenenadas.
Se vós almejais ter um futuro feliz e brilhante em tudo o que fazeis, esquecei o passado e seguí em frente no presente.
É por meio do rompimento com o passado que as pessoas conseguem seguir em frente, até que cheguem ao futuro.
Determinadas são as pessoas que fazem tudo o que queiram fazer, com o fito de que sejam felizes, independentemente de toda sorte de críticas.
Não vos aborreceis por causa das críticas de pessoas maledicentes. Segui em frente e fazei o que queirais fazer. Assim, sereis muito mais felizes.
À proporção que vós amais incessantemente as outras pessoas, mais felizes e alegres vos tornais.
À proporção que vós odiais incessantemente as outras pessoas, mais infelizes e tristes vos tornais.
À proporção que uma pessoa sábia aceita a corrção, mais sábia ela se torna.
À proporção que uma pessoa ignorante não aceita a corrção, mais ignorante ela se torna.
À proporção que vós observardes o comportamento das pessoas, entendê-las-eis muito bem.
Atentai-vos bem a isto: é pelo comportamento das pessoas que vós conseguireis entendê-las muito bem.
O caminho certo sempre será tortuoso, mas é o caminho seguro que leva ao êxito, e nele pouquíssimas pessoas andam.
O caminho errado sempre será prazeroso, mas é o pior caminho que leva ao fracasso, nele inúmeras pessoas preferem andar.
Inteligentes são as pessoas que contestam tudo o que as circunda e, concomitantemente, a sua própria inteligência e si próprias.
À proporção que aprimorais a vossa contestação diante de tudo o que vos circunda e diante de vós, mais inteligentes sois.
Entre estardes ao lado da maioria das pessoas e estardes ao lado do bom senso, escolhei a segunda opcão.
Independentemente da vociferação da maioria das pessoas, sede prudentes em tudo o que fazeis.
Corretas são as pessoas que preferem sofrer a rejeição por serem sinceras a percorrer os caminhos sedutores da hipocrisia.
Incorretas são as pessoas que se deixam levar pela hipocrisia, para que agradem às pessoas hipócritas, em vez de seguir os preceitos da verdade.
Entre serdes iguais a tudo o que igual, para que agradeis às outras pessoas que são iguais umas às outras e serdes diferentes a tudo o que é igual, para que desagradeis às pessoas que são iguais umas às outras, escolhei sempre a segunda opção.
Sede sempre diferentes e agí de modo diferente, não importa quão incomodadas e furiosas fiquem as pessoas que agem de modo igual.
Lembrai-vos de que ainda existem pessoas que merecem a vossa atenção, ainda que sejam pouquíssimas.
É verdade que há pouquíssimas pessoas nas quais podeis confiar, pois são pessoas de excelente índole.
Quereis falar sem que as outras pessoas vos interrompam? Eis a resposta: escrevei o que quereis escrever.
Livres são as pessoas que escrevem o que desejam escrever, pois é assim que elas falam ininterruptamente.
Quando vos deparais com as facilidades, não vos deixeis levar por elas, pois tudo o que se conquista de modo fácil, perde-se de modo fácil.
Quando vos deparais com as dificuldades, não vos acovardeis diante delas, pois elas vos ensinarão que tudo o que se conquista com muita luta, jamais se perderá.
Se insistirdes em lembrar-vos das pessoas que vos têm deixado tristes, mais a tristeza terá poder sobre vós.
Jamais vos esqueçais das pessoas que vos fazem felizes; assim, mais felizes sereis.
Tudo se torna impossível, quando a desistência se apodera das pessoas no primeiro obstáculo.
Quando as pessoas praticam a persistência, o que é impossível se torna possível.
Não basta que ajais com benevolência; é preciso que ajais com justiça.
Sede benevolentes para com as outras pessoas, mas lembrai-vos de que vos apegueis à justiça.
Para que vós sigais em frente com confiança, arrancai e rasgai a página que vos aborrece.
De que adianta vós virardes a página, se permitis que a tristeza vos embote? Arrancai e rasgai tal página de uma vez.
Se tiverdes vergonha do vosso passado, jamais tereis um futuro exitoso.
Para que tenhais êxito no futuro, tendes de aprender a aceitar o vosso passado.