PROVÉRBIOS DO INTELECTO 19
Sábias são as pessoas que tratam as outras pessoas das quais não gostam com respeito e educação.
Lembrai-vos de que a convivência entre vós e os vossos inimigos tem de ser pacífica, respeitosa e educada; assim, sereis muito mais felizes e tereis muita paz.
Se insistirdes em permanecer num ambiente em que adoecestes, jamais vos curareis.
Se o ambiente em que estais vos deixa doentes, saí logo dele; assim vós alcançareis a cura plena e definitiva.
Tendes um problema que tanto vos aborrece? Permití que tal problema vos ensine a resolvê-lo.
Lembrai-vos de que todo problema tem solução, contanto que vós permitais que tal problema vos ensine a buscar uma solução para ele.
À proporção que insistis em que carregueis o peso de outras pessoas, mais desequilibrada será a vossa vida.
Quereis que a vossa vida seja equilibrada, cessai de carregar o peso de outras pessoas.
Aproximai-vos sempre de pessoas especiais e benevolentes, porque nos piores momentos elas farão que vós sorriais.
Distanciai-vos de pessoas estúpidas e maledicentes, porque sempre farão que vós choreis.
Apreciai o trigo, porque vós podeis transformá-lo em pão.
Repudiai o joio, porque ele pode transformar-se em veneno.
Sábias são pessoas que permitem que os momentos difíceis os instiguem a conhecer o melhor de si mesmas e o pior das outras pessoas.
É nos momentos difíceis que vós conheceis o que há de pior nas outras pessoas e o que há de melhor em vós.
Quanto mais viveis para vós e não para as outras pessoas, mais felizes sois.
Em vez de viverdes para as outras pessoas, vivei para vós; assim, sereis mais felizes.
Se vós vos deparais com uma situação adversa, não vos desespereis, pois tal situação mudará para melhor, se vós controlardes a vossa reação diante dela.
À proporção que vós controlais a vossa reação diante de toda situação, notareis que ela mudará para melhor.
Para que lamentardes pelo tempo que já se foi e pelas lembranças que nunca se repetem? Criai novas histórias que sejam melhores e maiores.
À proporção que as vossas histórias se tornam melhores e maiores, mais feliz se torna a vossa existência.
Em vez de reclamardes da vida ser injusta, erguei a vossa cabeça e seguí em frente, independentemente das dificuldades.
A vida é injusta? Sim. Deparar-vos com as dificuldades? Sim. Lembrai-vos de que nada é impossível, logo, seguí em frente.
Se quereis saber de fato quais pessoas se importam convosco, afastai-vos delas por um tempo.
Sábias são as pessoas que se afastam das outras pessoas, para que saibam se elas lhes têm importância.
Entre vós dizerdes Sim para as outras pessoas e Sim para vós, escolhei sempre a segunda opção.
Entre vós dizerdes Não para as outras pessoas e Não para vós, escolhei sempre a primeira opção.
Quereis chegar ao Ápice da Sabedoria, deixai que vossa mente seja conduzida pelo silêncio.
À proporção que vós praticais o silêncio, mais sabedoria tendes.
Tolas são as pessoas que dizem tudo o que pensam, mas não executam nada do que dizem.
Sábias são as pessoas que executam o que dizem e o que pensam.
Apegai-vos sem cessar à verdade, pois ela é um caminho seguro que conduz à paz, à felicidade e à liberdade.
Fugí de uma vez da mentira, pois ela é um caminho perigoso que conduz à discórdia, à infelicidade e a prisão.
Doentes são as pessoas que nunca se compadecem da dor de outras pessoas.
Sãs são as pessoas que sempre se compadecem da dor de outras pessoas.
Se insistirdes em terceirizar a vossa culpa dos vossos problemas, tornareis explícita a vossa imaturidade.
Se vós resolverdes os vossos problemas, mostrareis a todo o mundo que tendes maturidade.
Quando vós vos deixais levar pela vossa emoção, a vossa situação piora ainda mais.
Quando vós vos deixais levar pela vossa inteligência, encontrais a solução para a vossa situação.
Corajosas são as pessoas que tomam atitudes, para que diminuam a distância entre os seus sonhos e a conquista dos seus sonhos.
Covardes são as pessoas que permitem que a distância entre os seus sonhos e a conquista dos seus sonhos aumentem.
Para que os vossos sonhos se realizem, sede valentes e lutai ininterruptamente por eles.
Lembrai-vos sempre disto: os vossos sonhos serão sempre sonhos, se não tiverdes coragem e disposição de lutar pela realização dos mesmos.
Vós sempre vos deparareis com inúmeras oportunidades, mas é preciso que vos arrisqueis para que as aproveiteis muito bem.
Atentai-vos bem a isto: se vós vos acovardardes diante das oportunidades, elas fugirão de vós.
Não basta que bradeis que a vossa vida vai mudar para melhor, tendes de agir para vossa vida mude para melhor.
Atentai-vos bem a isto: as vossas atitudes é que mudarão a vossa vida e não as palavras que proferis.
Não vos preocupeis com o julgamento de outras pessoas. Não. Vivei sempre em paz.
Quando as pessoas vivem em paz consigo mesmas, o julgamento de outras pessoas se torna irrelevante.
Não vos apegueis tanto aos bens materias, para que não corrais o risco de que os mesmos vos dominem.
À proporção que desapegais dos bens materias, evitais que os mesmos vos dominem.
Quereis atingir o ápice da maturidade? Sede sempre humildes e ncluí na vossa história todos os vossos erros.
As pessoas se tornam imaturas, quando insistem em omitir de suas histórias todos os seus erros.
Mesquinhas são as pessoas que ajudam outras pessoas e exigem delas recompensas por tal ajuda.
Magnânimas são as pessoas que ajudam outras pessoas, sem que exijam delas recompensas por tal ajuda.
Entre a verdade dolorosa que conduz à liberdade e a mentira prazerosa que conduz ao calabouço, escolhei sempre a primeira opção.
Muitas pessoas se dizem amantes da verdade, mas têm medo de exercê-la em tudo o que fazem, ao passo que muitas pessoas dizem que odeiam a mentira, mas se beneficiam dela conforme a sua conveniência.
Se vós desejais alcançar uma grande vitória em tudo o que fazeis, lembrai-vos de que tereis de pagar um preço alto por tal vitória.
Muitas pessoas desejam alcançar um grande vitória em tudo o que fazem, mas disposição para pagar um alto preço por tal vitória pouquíssimas pessoas têm.
Covardes são as pessoas que, em vez de protestarem contra todas as injustiças, preferem silenciar-se diante delas.
Para que vós preferis silenciar-vos diante das injustiças, em vez de protestardes contra elas? Se assim o fazeis, sois covardes.
Quereis que as vozes mais sábias vos guiem? Permití que o silêncio seja o comandante de vossa mente.
Quando vós aprenderdes a cultivar o silêncio em vossa mente, conseguireis ouvir o que as vozes mais sábias vos dizem.
Atentai-vos bem a isto: se tendes vontade de que saboreeis o doce fruto da paciência, é preciso que tomeis o seu fel amargo.
Se não conseguirdes engolir o fel amargo da paciência, jamais saboreareis o seu seu doce fruto.
Sábias são as pessoas que se empenham na correção de seus próprios erros, em vez de corrigirem os erros de outrem.
Estúpidas são as pessoas que criticam os erros de outrem, em vez de corrigirem os seus próprios erros.
O melhor modo de exercer a paciência é este: percorrer os caminhos da adversidade, para que se alcance definitivamente o êxito.
Para que vos amendrotais com as adversidades com que vos deparais? Tende paciência e enfrentai as adversidades de cabeça erguida. Assim, vencê-las-eis e o êxito será o vosso galardão.
Se insistirdes em multiplicar os vossos erros, jamais conseguireis mudar a vossa mente.
Para que vós mudeis a vossa mente, tendes de corrigir os vossos erros.
Se vós desejais alcançar o topo da montanha, tereis de cair no fundo do poço, para que aprendais a sair dele.
Corajosas são as pessoas que não se acovardam diante do fundo do poço, pois sabem que podem superá-lo e sair dele e, assim, chegar com facilidade ao topo da montanha.
Independentemente das perseguições que sofreis, jamais deixeis de ser o que sois.
À proporção que sois o que sempre sois, mais perseguições de pessoas maledicentes e invejosas sofreis.
Quereis mostrar ao mundo que tendes sabedoria plena?
-Fazei que a vossa mente seja mais rica por meio assuntos difíceis;
-Fazei que o vosso corpo seja mais forte por meio exercícios difíceis;
-Fazei que o vosso coração seja mais paciente por meio de pessoas difíceis;
-Fazei que o vosso espírito seja mais evoluído por meio de tempos difíceis.
A mente se enriquece por meio de assuntos difíceis;
O corpo se fortalece por meio de exercícios difíceis;
O coração fica mais tolerante por meio de pessoas difíceis;
O espírito evolui por meio de tempos difíceis.
Sábias são as pessoas que têm a mente rica, o corpo forte, o coração paciente e o espírito evoluído.
As vossas ações é que decidirão o vosso futuro; portanto, agí sempre com muita prudência.
Se vós permitirdes que a prudência guie a vossa caminhada e as vossas ações, o vosso futuro será glorioso; se vós permitirdes que a imprudência guie a vossa caminhada e as vossas ações, o vosso futuro será ignominioso.
Sábias são as pessoas que seguem os ensinamentos do tempo; logo, tornam-se maduras
Ignorantes são as pessoas que rejeitam os ensinamentos do tempo; logo, tornam-se velhas.
Evitai as conversas maledicentes de pessoas maledicentes, para que não corrais o risco de que sejais o assunto de tais conversas.
Tolas são as pessoas que se envolvem em conversas maledicentes, pois o assunto de tais conversas podem ser elas.
Felizes são as pessoas que têm coração benevolente e que fazem o bem a outrem, embora tenham de pagar um preço altíssimo por isso.
Ainda que tendes de sofrer por causa da maledicência e da ingratidão de outrem, tende um coração benevolente, para que vivais sempre em paz.
Jamais deixeis de ser o sempre sois, independentemente das perseguições que sofreis e que ainda sofrereis.
Jamais esmoreçais diante das perseguições; persistí sempre em ser o sempre sois.
Vós que insistis em fazer o mal às outras pessoas, lembrai-vos de que não escapareis das consequências. O mal que fazeis virá a vós, mais cedo ou mais tarde.
Ninguém está livre das consequências dos seus altos, independentemente de os atos serem bons ou maus. Pensai bem antes de agirdes para com as outras pessoas.
De que adianta terdes tantas crenças, se não tomais atitudes em vossa vida? Se queres que tudo se torne realidade em vossa vida, tendes de agir.
Em vez de terdes tanto apego às vossas crenças, tomai atitude, para que se realize tudo o que desejais.
Embora tenhais dificuldades em vosso caminho, não desistais jamais de vossos sonhos, pois eles vos guiarão ao sucesso.
Transformai as dificuldades em força, para que vós realizeis todos os vossos sonhos.
Felizes, exitosas e sábias são as pessoas que não falam nada de sua vida a outrem.
Atentai-vos a bem a isto: mantende segredo sobre a vossa vida e sobre tudo o que fazeis. Assim, tereis sucesso, felicidade e paz.
O que são pessoas especiais: as que mais se destacam dentre as demais pessoas? Não. As pessoas especiais são as que sabem encerrar um ciclo de vida e despertam nas pessoas o sentimento da saudade.
Quando aprenderdes a encerrar um ciclo vitorioso de vossas vidas, as pessoas saberão sentir saudades de vós.
Melhor que vós mantenhais vazio o espaço de vossa vida do que permitirdes que o espaço de vossa vida seja ocupado por pessoas que não fazem jus a ele.
Atentai-vos muito bem a isto: para que as pessoas ocupem o espaço de vossa vida, é preciso que elas tenham boa índole; assim, elas o merecerão.
Quando decidirdes viver conforme o vosso gosto, provareis a todo o mundo que sois felizes.
Se vós gostais do que fazeis, sois muito felizes.
Quereis aprender a arrepender-vos dos erros que cometestes, permiti que a benevolência, a sabedoria, o amor e a justiça mudem a vossa atitude.
Atentai-vos bem a isto: quando vós decidis pela mudança de vossa atitude, provareis que sabeis o que é o arrependimento.
Quando as pessoas cultivam a benevolência no coração apesar da dor que há nele, benevolentes se tornam.
O melhor remédio para alívio da dor que há no coração é este: o cultivo da benevolência no coração.