PROVÉRBIOS DO INTELECTO 18
Quando vós aprenderdes a viver sem fingimentos, a escutar sem julgamentos, a amar sem exigências e a falar sem ofensas, os vossos se tornarão mais felizes, mais bonitos e mais iluminados.
Quereis que os vossos dias sejam cheios de beleza, felicidade e de luz?
-Sede o que sois,
-Escutai as pessoas sem que as julgueis,
-Amai as pessoas sem que exijais que elas vos ameis,
-Falai com as outras pessoas sem que as ofendais.
É verdade que uma bofetada da verdade é dolorosa, mas a mentira provoca inúmeras feridas no coração e na pisquê.
Entre levardes uma facada da mentira e levardes uma bofetada da verdade, escolhei sempre a segunda opção. Assim, mostrareis que tendes sabedoria.
As pessoas podem até curar-se das feridas causadas por outras pessoas, mas elas não se esquecem mais de tais feridas.
As marcas das feridas permanecem nas pessoas por muito tempo, apesar de estarem curadas de todas elas.
Antes de que vos vanglorieis pelos vossos cargos, pelas vossas riquezas e pelos vossos títulos, entendei que as pessoas se lembrarão de vós pelo modo como as tratais.
Quereis fazer parte da lembrança das pessoas? Tendes de tratá-las muito bem incessantemente; e isso vale bem mais que títulos, cargos e riquezas.
Perigosos não são apenas os inimigos que vos atacam de frente, mas os falsos amigos que vos abraçam e vos atacam pelas vossas costas.
Os inimigos atacam as pessoas de frente, os falsos amigos abraçam as pessoas e, concomitantemente, atacam-nas pelas costas. Afastai-vos deles.
As religiões não são benevolentes e tampouco maledicentes. As pessoas benevolentes e maledicentes sempre estarão nas religiões.
Atentai-vos bem a isto: religiões sempre serão religiões, apesar de pessoas benevolentes e maledicentes estarem nelas.
Defendei-vos dos vossos inimigos, por meio de vosso sorriso; atacai os vossos inimigos, por meio do vosso silêncio; vencei os vossos inimigos, por meio da vossa indiferença.
Os três fundamentos da sabedoria são estes: o sorriso, o silêncio e a indiferença. O sorriso vos ajuda a defender-vos dos vossos inimigos, o silêncio vos ajuda a atacar os vossos inimigos e a indiferença vos ajuda a vencer os vossos inimigos.
Tolas são as pessoas que contam às outras pessoas o que elas querem saber.
Sábias são as pessoas que contam às outras pessoas o que elas precisam saber.
Vingai-vos das pessoas que vos têm feito mal, por meio do exercício incessante da plena felicidade.
À proporção que as pessoas maledicentes vos fazem mal, exercei a vossa felicidade para que as neutralizeis.
As pessoas podem ter todas as riquezas do mundo; entrementes, se o coração delas não forem ricos de amor e de benevolência, tornar-se-ão pessoas contristadas e amargas.
Felizes são as pessoas que cultivam no coração o amor e a benevolentes que são mais valiosos que todos os tesouros do mundo.
Em vez de implorardes que as pessoas vos dêem atenção, valorizai-vos e amai-vos. Ao assim agirdes, provareis ao mundo que sois fortes e prudentes.
Fortes e prudentes são as pessoas que não precisam implorar a atenção de outrem, pois elas se amam e se valorizam sempre.
Vós não errais por amardes as outras pessoas; vós errais muito por esperardes que as outras pessoas correspondam o vosso amor
O amor que vós sentis por outras pessoas é um erro? Não. O maior erro que vós podeis cometer é este: que haja retribuição delas ao vosso amor.
Quando vós sorrides, muitas pessoas sorrirão convosco.
Quando vós chorardes, pessoas benevolentes e verazes é que vos consolarão.
Jamais sintais vergonha de vossa vida simples, pois vergonhoso é que finjais ser o que não sois.
Felizes são as pessoas que, apesar de serem desprovidas de luxo, sempre estão em paz com a sua própria consciência.
Tendes questões que precisam de respostas? Ficai em silêncio que ele tem as respostas a vossas questões.
Aprendei a ficai em silêncio, para que ele vos de as respostas que tanto almejais a vossas questões.
Entre estardes ao lado de pessoas que vos fazem mal e desistirdes delas de vez, escolhei a segunda opção. Ao agirdes assim, provareis que tendes sabedoria.
Sábias são as pessoas que entendem que é melhor desistir de pessoas que lhes fazem mal do que insistir em estar ao lado delas.
Felizes são as pessoas que lavam os seus pratos sem reclamações, porque elas se alimentaram muito bem.
Se tendes alimentos em abundância em vossa casa, cantai e sorrí sem cessar, porque vós podeis alimentar-vos e, em seguida, lavar os vossos pratos.
Quereis provar a todo o mundo que sois fortes? Enfrentai com firmeza os tempos difíceis.
Fortes são as pessoas que não esmorecem diante dos tempos difíceis.
Para que insistirdes em procurar amigos perfeitos? Entendei que amigos perfeitos não existem e jamais existirão.
Em vez de procurardes amigos perfeitos, tende ao vosso lado amigos especiais e verdadeiros.
Vós é que mereceis um brinde, porque, apesar dos inúmeros malogros pelos quais passais, conduzis muito bem a vossa vida, sem que prejudiqueis as outras pessoas.
Sábias são as pessoas que não precisam prejudicar as outras pessoas, para que conduzam bem as suas vidas, apesar dos inúmeros malogros pelos quais têm passado.
À proporção que aproveitais o vosso tempo com proficuidades, mais a vossa vida se torna suficiente.
À proporção que desperdiçais o vosso tempo com futilidades, mais a vossa vida se torna insuficiente.
Uma família é de fato unida e feliz, quando os seus membros amam, respeitam e valorizam uns aos outros.
Uma família é de fato desunida e infeliz, quando os seus membros odeiam, desespeitam e desvalorizam uns aos outros.
Quando vós tendes momentos de alegria, muitos que se dizem vossos amigos vos balujam e brindam convosco.
Quando vós tendes momentos de tristeza, somente os estranhos vos estendem a mão e vos ajudam incondicionalmente.
Porventura, a solidão vos tem feito muito mal? Praticai sem cessar o vosso amor-próprio; assim, sentireis alívio em vosso coração.
À proporção que vós cultivais e praticais o vosso amor-próprio, mais vós aprendeis a conviver com a solidão.
Felizes são as pessoas que tratam bem as outras pessoas, uma vez que herdaram de suas famílias a afabilidade.
Infelizes são as pessoas que tratam mal as outras pessoas, uma vez que herdaram de suas famílias a inafabilidade.
Atentai-vos bem a isto: se vós fizerdes mal às outras pessoas, tereis de perdir-lhes perdão; e, além disso, esforçar-vos-eis todos os dias, para que não as machuqueis novamente.
De que adianta vós pedirdes perdão às pessoas pelo mal que fizestes a elas? Se quiserdes que as pessoas vos perdoem pelo mal que lhes fizestes, tereis de fazer o bem a elas.
Dizei sempre palavras edificantes, sábias e verdadeiras para as outras pessoas, mesmo que elas não queiram ouví-las.
Jamais agradeis às outras pessoas por meio de palavras vãs, tolas e vazias, mesmo que elas queiram ouví-las.
Entre perderdes a vossa essência para que agradeis às outras pessoas e preservardes a vossa essência, preferí sempre a segunda opção, embora as outras pessoas vos odeiem por isso.
À proporção que sois coerentes com a vossa essência, mais as pessoas vos odeiam.
As pessoas que sufocam o que pensam, trancam-se no calabouço da ignorância e do medo.
As pessoas atingem o ápice da liberdade e da sabedoria, quando têm coragem de dizer o que pensam e de agir conforme o que pensam.
À proporção que vós negais o vosso perdão às pessoas que vos fizeram mal, mais obscura se torna a vossa vida.
À proporção que perdoais às pessoas que vos fizeram mal, mais leve se torna a vossa vida.
Não vos acovardeis diante das tempestades, pois o tempo é que determina o seu fim; portanto, conduzí com firmeza o vosso barco aonde desejais estar.
Vós sempre vos deparareis com as tempestades durante a condução de vosso barco ao destino almejado por vós; logo, acalmai-vos e entendei que as tempestades são findadas pelo tempo.
Entre conhecerdes pessoas maledicentea e não conhecerdes nenhuma pessoa, escolhei sempre a segunda opção.
Tende sempre do vosso lado pessoas benevolentes para que aprendais a ser iguais a elas e, assim, tenhais paz em vosso coração e em vossa mente; e afastai-vos de pessoas maledicentes, para que não vos contamineis o vosso coração e a vossa mente.
Quando vós aprenderdes a conhecer-vos muito bem, tornar-vos-eis capazes de que conheçais profundamente as pessoas.
Se quereis conhecer profundamente as pessoas, conhecei-vos.
À proporção que as pessoas exercitam a humildade, beneficiam-se das voltas dadas pelo mundo.
Lembrai-vos de que o mundo gira incessantemente; logo, praticai incessantemente a humildade.
Antes de julgardes as atitudes impulsivas das pessoas, entendei que elas o fazem por causa da maledicência de outras pessoas.
À proporção que as pessoas ficam à mercê da maledicência, deixam-se guiar pelos seus impulsos.
Quando as pessoas usam a verdade como pedra de toque, fazem que o diálogo entre elas atinja o ápice da excelência.
Se a mentira se torna preponderante entre as pessoas, o diálogo entre elas perece.
Para que vós tenhais as melhores respostas para todas as perguntas, tendes de entendê-las muito bem.
À proporção que as pessoas entendem bem todas as questões, conseguem obter as melhores respostas para elas.
Jamais acrediteis em todas as pessoas que dizem que gostam de vós, pois nem todas gostam de vós; na verdade, elas gostam do que vós fazeis a elas.
Entendei bem que dentre todas as pessoas que se aproximam de vós, pouquíssimas pessoas vos provarão que gostam de vós de verdade, ao passo que muitas pessoas apenas gostarão dos vossos favores.
Quando as pessoas não se atentam aos detalhes em tudo o que fazem, tornam-se fracassadas.
Quando as pessoas se atentam aos detalhes em tudo o que fazem, tornam-se vitoriosas.
As pessoas se tornam estúpidas, quando cometem erros e tentam justificá-los.
As pessoas se tornam sábias, quando se arrependem dos seus erros e tentam corrigí-los.
As pessoas demonstram que são fortes, quando vão para a luta sozinhas.
As pessoas demonstram que são sábias, quando sabem aguardar o momento exato de ir para a luta.
Não vos desespereis por causa da escuridão em que viveis; beneficiai-vos da escuridão, para que ela vos guie até a luz.
Sede perseverantes na escuridão; assim, conquistareis o galardão da luz.
Assim como o tempo tem o seu próprio tempo exato para chegar ao fim, lembrai-vos de que todas as intempéries pelas quais passais chegará ao fim no tempo exato.
Sábias são as pessoas que confiam no tempo, pois sabem que tudo chega ao fim no tempo exato.
Se pensais em que alceis vôos mais altos em vossa vida, tendes de ultrapassar todos os vossos limites.
À proporção que impondes limites sobre vós, jamais chegareis aonde quereis chegar.
Entre a verdade e a mentira existem as convicções. Se vossas convicções se baseiam na verdade, obtereis inúmeras vitórias; se vossas convicções se baseiam na mentira, sofrereis inúmeras derrotas.
Em vez de permitirdes que as convicções vos conduzam por caminhos fáceis da mentira que são ignominiosos, conduzí as vossas convicções por caminhos estreitos da verdade que são gloriosos.
É melhor uma pessoa de poucas palavras e de muita sabedoria do que uma pessoa de muitas palavras e sem sabedoria.
De que adianta uma pessoa que declama muitas palavras, se ela é desprovida de sabedoria? Falai somente o que tendes de falar e calai-vos quando tendes de calar-vos; assim, provareis a todo o mundo que tendes sabedoria em abundância.
Se souberdes viver a vida de modo qualitativo, a vossa vida será bem longa.
Vivei a vossa vida de modo qualitativo, para que a vossa vida seja bem longa.
Aprendei a tirar melhor proveito da vida com o melhor professor do universo: o tempo. Entrementes, tende cuidado com o tempo, pois ele tira a vida dos seus alunos.
As pessoas podem aprendem a desfrutar a vida com o tempo, mas não podem impedir que o tempo lhes tire a vida.
À proporção que os vossos velhos inimigos se transformam em vossos admiradores, deveis arranjar novos inimigos.
Arranjai novos inimigos, uma vez que os velhos inimigos se tornaram vossos admiradores.
Sábias são as pessoas que não mentem para as outras pessoas que confiam nelas.
Estúpidas são as pessoas que confiam nas pessoas que mentem para elas.
Atentai-vos bem a isto: se as pessoas malévolas mexem com vossas emoções, vós é que permitis que elas o façam.
Quanto mais as pessoas malévolas mexem com vossas emoções, mais vós sofrereis nas mãos delas.
As pessoas provam que são mais sábias que as outras pessoas, quando jamais lhes dizem que o são.
Jamais digais que são pessoas mais sábias que as outras pessoas; assim, elas perceberão a vossa sabedoria, naturalmente.