PROVÉRBIOS DO INTELECTO 16
Se vós vos desapegardes do que vós imaginais que sois, acordareis para o que vós sois de verdade.
Em vez de insistirdes em imaginar o que vós sois, sede verdadeiramente o que sois.
Sapientíssimas são as pessoas que sabem viver para si mesmas e entendem que não podem agradar a todo o mundo o tempo todo.
Em vez de tentardes agradar a todo o mundo, vivei somente para vós. Mais que isso. Agradai-vos sempre.
O problema das pessoas egoístas, insensíveis e insensatas é que elas entendem o que convém a elas e às suas percepções; portanto, cessai de explicar-vos a elas.
Vós só devereis explicar-vos às pessoas, quando elas se dispuserem a ouvir-vos e entender-vos o que sentís.
Construí o vosso círculo positivo, por meio de boas palavras, bons pensamentos e boas ações; se o fizerdes, tudo vos retornará em forma de felicidade, de amor e de paz.
Insistí em que leveis ao mundo felicidade, amor e paz; assim, o mundo vos retribuirá com felicidade, amor e paz.
À proporção que conheceis a natureza humana, percebeis que as pessoas são as maiores ameaças às outras pessoas.
Quanto mais entenderdes a natureza, deparar-vos-eis com a espécie mais perigosa do planeta: as pessoas.
Atentai-vos bem a isto: o tamanho da ignorância das pessoas varia conforme os assuntos com o qual elas se deparam.
A ignorância das pessoas têm múltiplas variações em múltiplos assuntos.
Lembrai-vos sempre de que sois pessoas incríveis; não permitam jamais que pessoas confusas vos magoem.
Por que pessoas incríveis e pessoas confusas não se harmonizam? Porque pessoas incríveis são seguras e felizes, enquanto pessoas confusas são inseguras e infelizes.
Privilegiadas são as pessoas que podem ostentar um tesouro de valor superlativo e incalculável que é este: a sua saúde mental.
Embora ostenteis todos os tesouros que tendes, preservai sempre a vossa saúde mental que é um tesouro de valor superlativo e incalculável.
Quereis saber o que é o amor? Tendes de sentí-lo e praticá-lo incessantemente.
Existem inúmeras concepções sobre o amor; privilegiadas são as pessoas que sentem o amor em seu coração e, concomitantemente, praticam-no.
As pessoas podem estar cobertas de muito ouro e de muita prata, mas se elas não tiverem amplo conhecimento, serão sempre paupérrimas de ignorância.
Nem sempre as pessoas que possuem muitas riquezas e muitos bens podem ser consideradas poderosas; o que torna as pessoas poderosas é o conhecimento que elas acumulam durante toda a sua existência.
A única razão para que as pessoas errem muito é esta: elas têm pensado pouco.
À proporção que as pessoas pensam menos, erram ainda mais.
De que adianta vos livrardes de pessoas maledicentes e não curardes o vosso coração de vossas feridas? Se assim agirdes, não tereis paz para que sigais adiante e os problemas se multiplicarão ainda mais em vossa vida.
Antes de que vos livreis das pessoas que vos fazem mal, curai o vosso coração de vossas feridas; assim, livrar-vos-eis de tais pessoas de modo sensato e conseguireis seguir adiante em paz.
Aprendei a usar as vossas asas para que possais alçar voos cada vez altos até que conquisteis tudo o que tanto desejais.
Por que as pessoas preferem rastejar pelos caminhos íngremes da vida que conduzem ao fracasso? Porque elas são dominadas pelo medo de voar muito mais alto até o sucesso.
Porventura, precisais de inspiração para tudo o que tendes de fazer? Silenciai-vos e escutais o vosso âmago.
À proporção que vós vos silenciais e escutais o vosso âmago, tereis inspiração em abundância para tudo o que fazeis.
É ilusória a concepção de que as pessoas fortes têm nervos de aço. Na verdade, tais pessoas, de quando em quando, cansam-se, porque são feitas de carne, osso e espírito.
As pessoas fortes demonstram nobreza incomensurável, quando admitem que ficam exaustas de serem fortes, de quando em quando.
O desespero domina os poderosos, quando o povo se torna livre e independente.
A liberdade e a independência de um povo são os maiores pavores dos poderosos.
À proporção que as pessoas insistem em buscar a paz pela força, muito distantes da paz elas estarão.
À proporção que as pessoas insistem em buscar a paz pela concórdia, muito próximas da paz estarão.
Jamais qualquer causa se torna justa, quando o método utilizado é a violência.
Quanto mais preponderante for a injustiça no mundo, mais a violência se multiplicará entre os povos.
Para que as pessoas jovens tenham um excelente porvir, têm de aprender a respeitar e a valorizar o passado.
Se vós não aprenderdes a entender melhor o passado, jamais sabereis o que é o futuro.
Aproveitai a vossa juventude, para que estudeis muito a sabedoria; assim, praticá-la-eis na vossa velhice.
As pessoas que desperdiçam a juventude por meio de vícios nocivos, viverão uma velhice vazia e inútil.
À proporção que as pessoas corrigem os seus erros, evitam de cometer novos erros.
Por que as pessoas cometem novos erros? Porque elas não conseguem corrigir os seus inúmeros erros.
As pessoas iníquas têm medo de consultar a consciência, porque a iniquidade delas é exposta pela consciência a todo o mundo.
Quanto mais as pessoas aprendem a consultar a própria consciência, menos erros cometem.
No mundo cada vez mais globalizado, a competição será justa, quando houver igualdade de condições entre as pessoas.
À proporção que há desigualdade de condições entre as pessoas, a injustiça se torna preponderante no mundo.
Jamais vos envergonheis de que corrijais os vossos erros e de que mudeis a vossa opinião, porque a maior virtude das pessoas sábias é esta: a disposição para o raciocínio e para o aprendizado.
Raciocinai incessantemente; assim, nunca mais tereis vergonha de que corrijais os vossos erros e de que mudeis de opinião.
É verdade que as pessoas que lêem muito e sabem muito são muito inteligentes; entrementes, as pessoas que conhecem muito são muito cultas.
As pessoas que conhecem muito são muito mais cultas que as pessoas muito inteligentes que lêem muito e conhecem muito.
As pessoas que se apegam à cultura moral, mantêm-se bem distantes de toda sorte de ignomínias e tornam ricas de sabedoria.
As pessoas são, moralmente, cultas, quando preferem seguir o difícil caminho da verdade a seguir o caminho fácil da mentira.
Privilegiadas são as pessoas que sabem satisfazer-se com o pouco que tem; e tais pessoas são ricas de natureza.
A maior riqueza da natureza que vós desfrutais incessantemente é esta: aprender a contentar-se com o pouco que tem.
À proporção que vós ignorais a medida de vossas necessidades, muito inferiores aos animais sois, pois os animais sabem muito bem a medida de suas necessidades.
Sábias são as pessoas que aprendem com os animais a medida de suas necessidades.
Atentai-vos bem a isto: as vossas forças naturais é que vos guiam incessantemente; se souberdes usá-las, elas decerto vos curarão de quaisquer doenças.
Felizes são as pessoas que se deixam guiar pelas suas forças naturais, pois elas as protegem contra quaisquer doenças.
Atentai-vos bem a isto: se vós tiverdes excelente saúde, vivereis com amplo prazer e sereis amplamente felicidade.
Preservai bem a vossa saúde, para que vivais com amplo prazer e, por conseguinte, sejais muito felizes.
As pessoas serão plenamente livres, quando atingirem o ápice máximo da educação plena.
À proporção que as pessoas são plenamente educadas, elas são plenamente livres.
Quando as pessoas aprendem a unir conhecimento e experiência, alcançam a ampla excelência em tudo o que fazem.
A ampla excelência será alcançada por vós, quando vós aliardes a vossa experiência ao vosso conhecimento.
Arrancai de vós a inveja, para que não vos transformeis em pessoas inferiores.
Quereis provar que sois pessoas inferiores? Jamais permitais que o sentimento de inveja vos domine.
Embora as pessoas tenham procederes diferentes, elas têm de praticar ininterruptamente o respeito entre elas, para que vivam sempre em paz.
Quando as pessoas praticam o respeito entre elas, esquecem-se de que têm pensamentos diferentes.
Felizes são as pessoas que praticam a benevolência e são recompensadas com o amor das pessoas.
Infelizes são as pessoas que trilham o caminho da maledicência e que, brevemente, precisarão do amor das pessoas.
A maior prova de que as pessoas não têm mais medo da chuva é que elas enfrentaram e venceram inúmeras tempestades.
Quereis perder o vosso medo da chuva? Encarai com fervor todas as tempestades.
A grandeza de uma pessoa não está nas roupas caras e sofisticadas que elas vestem, mas na sua educação elevada e no seu caráter limpo.
Uma pessoa sem educação e sem caráter vale bem menos que as suas roupas caras e sofisticadas.
Não vos preocupeis com os problemas, quer eles tenham solução, quer eles não tenham solução.
Independentemente de os problemas terem solução ou não terem solução, não vos tortureis por causa dos problemas.
Para que lamentardes por causa de vossos defeitos? Regozijai-vos, porque os vossos defeitos mostram que sois o que sois, em vez de tentardes ser o que não sois, para o agrado das pessoas.
É melhor serdes o que sois com os vossos defeitos, do que agradardes às outras pessoas ao tentardes ser o que não sois.
Vós podeis até perdoar às pessoas pelos erros cometidos; vós podeis até retomar as vossas atitudes; mas lembrai-vos de que certas palavras não esquecidas facilmente.
Se as pessoas vos fizeram mal, perdoai-lhes; se vós tomastes certas atitudes, refletí sobre cada uma delas; mas entendei que certas palavras proferidas contra vós, dificilmente, são esquecidas.
Confiai no tempo, pois ele é exato e preciso e vos trará tudo o que vos está reservado.
Lembrai-vos de que o tempo sabe de modo inconteste tudo de que vós precisais. Confiai no tempo, e o tempo vos recompensará.
Assim como qualquer tempestade chega ao fim, quaisquer dificuldades chegam ao fim. Resistí às dificuldades e vencereis.
Sede firmes diante das dificuldades, pois elas, assim a tempestade que chega ao fim, chegarão ao fim.
Atentai-vos bem a isto: se vós não lutardes contra os monstros, transformar-vos-eis em monstros.
O mundo, infelizmente, é dominado por toda sorte de monstros; logo, tendes de lutar contra eles, para que não vos transformeis em monstros.
Inteligentes são as pessoas que aprendem com os seus próprios erros.
Sábias são as pessoas que aprendem com os erros de outras pessoas.
Atentai-vos bem a isto: se vós quiserdes saborear os doces frutos do sucessos, tereis de beber o cálice das raízes amargas do estudo e do trabalho.
É por meio do cultivo das raízes amargas do estudo e do trabalho que as pessoas poderão saborear os doces frutos do sucesso.
Jamais cesseis de caminhar, mesmo que vós o façais sem nenhuma pressa.
Independentemente de vós caminhardes, ora de modo lento, ora de modo acelerado, caminhai sem cessar.
Fazei o que tendes de fazer, independentemente dos resultados de vossas ações, porque se não houver ações, jamais haverá resultados.
Se vós agirdes, haverá resultados ora bons, ora ruins; se vós não agirdes, nunca haverá resultados.
Quando as pessoas são indecisas e inseguras, dizem "talvez"; quando as pessoas são decididas e seguras, dizem "sim" ou "não.
Quando tiverdes de dizer "sim", direis "sim"; quando tiverdes de dizer "não", direis "não"; assim, ganhareis o respeito de todo o mundo.
De todas as missões que tendes de cumprir, atentai-vos bem a tal missão: sede felizes.
Se vós não cumprirdes a missão de que sejais felizes, não conseguireis mais cumprir nenhuma missão.
Sempre agradecei por tudo o que ainda não conquistastes, pois vós, decerto, conquistareis tudo o que desejais.
Não vos contristeis, porque não conquistastes tudo o que desejais; agradecei por tudo o que, decerto, conquistareis.
É melhor fracassar em inumeras tentativa de fazer o que pode ser feito do não tentar fazê-lo.
Ainda que vós fracasseis, tentai inúmeras vezes; assim, conseguireis chegar ao vosso objetivo.
Lembrai-vos muito bem de que tudo o que vai, volta; portanto, sede sempre benevolentes para com as pessoas.
Felizes e sábias são as pessoas que praticam a benevolência, porque elas serão recompensadas com a benevolência.