ANTES SÓ DO QUE MAL ACOMPANHADO

"O Valor da Solidão na Floresta: Antes Só do que Mal Acompanhado"

Moacir José Sales Medrado[1]

 

INTRODUÇÃO

O provérbio popular "Antes Só do que Mal Acompanhado" destaca a importância da solidão e da autossuficiência em certas situações. Ao explorar a conexão entre esse provérbio e a floresta, podemos refletir sobre a tranquilidade e o equilíbrio encontrados em um ambiente natural, onde estar sozinho muitas vezes é preferível a estar em companhia inadequada. Neste artigo, discutiremos como a solidão na floresta pode ser valorizada e como os ecossistemas florestais prosperam em seu estado natural.

 

DESENVOLVIMENTO

A floresta é um lugar de serenidade e paz, onde a solidão pode ser uma experiência enriquecedora. Ao estar sozinho na floresta, somos convidados a nos conectar com a natureza, a desfrutar de sua beleza e a refletir sobre nós mesmos. Esses momentos de introspecção e comunhão com a natureza podem proporcionar um senso de calma, revitalização e inspiração.

 

Na floresta, a natureza opera em harmonia sem a interferência constante do ser humano. Os ecossistemas florestais têm a capacidade de autorregulação, mantendo o equilíbrio entre as diferentes espécies e os recursos disponíveis. A ausência de perturbações causadas pela presença humana muitas vezes é benéfica para a saúde e a diversidade dos ecossistemas florestais.

 

Além disso, a solidão na floresta nos permite apreciar a interdependência e a integração dos elementos naturais. As árvores, plantas, animais e micro-organismos da floresta formam uma teia complexa de relações, onde cada ser desempenha um papel essencial. A floresta nos ensina que a solidão não significa isolamento completo, mas sim estar em companhia da natureza e de seus diversos habitantes.

 

A floresta é um exemplo de autossuficiência e resiliência. As árvores, por exemplo, têm a capacidade de obter água, luz solar e nutrientes do solo, sem depender de intervenção externa. Elas se adaptam às condições ambientais e crescem em harmonia com o ecossistema ao seu redor. Da mesma forma, os animais selvagens encontram alimento, abrigo e reprodução na floresta, demonstrando sua habilidade de prosperar em um ambiente natural.

 

CONCLUSÃO

O provérbio "Antes Só do que Mal Acompanhado" nos lembra do valor da solidão na floresta, onde podemos encontrar paz, serenidade e conexão com a natureza. Ao estarmos sozinhos na floresta, apreciamos a autossuficiência dos ecossistemas florestais e testemunhamos a harmonia natural que existe quando deixamos a natureza seguir seu curso. Devemos valorizar esses momentos de solidão na floresta, reconhecendo a sabedoria e a beleza intrínseca encontradas na autossuficiência e na resiliência dos ecossistemas florestais.

 


[1] Pesquisador Sênior em Sistemas Agroflorestais (Embrapa – aposentado); Engenheiro Agrônomo (UFCE); Especialista em Planejamento Agrícola (SUDAM / SEPLAN – Ministério da Agricultura); Doutor em Agricultura (ESALQ / USP); Proprietário e Diretor Geral da MCA – Medrado e Consultores Agroflorestais.