MAIS ESCONDIDO QUE ORELHA DE FREIRA

"Nas Entrelinhas da Natureza: Mais Escondido que Orelha de Freira na Floresta"

Moacir José Sales Medrado[1]

 

INTRODUÇÃO

O ditado popular "Mais Escondido que Orelha de Freira" nos convida a pensar sobre a habilidade da natureza em esconder suas maravilhas e segredos, muitas vezes reservados para aqueles que se aventuram a explorar os mistérios da floresta. Neste artigo, vamos explorar as maravilhas escondidas na natureza, os tesouros e as surpresas que aguardam os curiosos e atentos exploradores da floresta.

 

DESENVOLVIMENTO

A floresta é um mundo vasto e diverso, onde a vida se manifesta em formas únicas e espetaculares. Ao adentrar na densa vegetação, muitas maravilhas estão escondidas aos olhos desavisados. Uma das belezas que pode estar oculta é a diversidade de plantas, algumas das quais podem ser raras e exclusivas daquela região específica da floresta.

 

Enquanto caminhamos pela mata, podemos encontrar animais bem adaptados ao ambiente, como aves coloridas, insetos exóticos ou pequenos mamíferos. Muitos deles são mestres em se camuflar e se misturar com o entorno, tornando-se "mais escondidos que orelha de freira", uma expressão que revela a destreza da natureza em ocultar suas criaturas.

 

As relações simbióticas entre as espécies também podem passar despercebidas à primeira vista. Formigas que protegem plantas de predadores em troca de alimento, ou pássaros que se alimentam de parasitas presentes nos corpos de grandes animais, são exemplos de interações intrigantes que podem estar escondidas no cotidiano da floresta.

 

As belezas escondidas também se estendem abaixo do solo. O complexo sistema de raízes das árvores, emaranhadas e interconectadas, formam um mundo subterrâneo que sustenta a floresta. Microrganismos e fungos associados às raízes têm papéis fundamentais na ciclagem de nutrientes, promovendo o crescimento e a saúde das árvores.

 

A noite, a floresta também revela sua mística, com sons de animais noturnos, como corujas e sapos, ecoando entre as árvores. A escuridão cria um ambiente misterioso, onde os sentidos se aguçam para apreciar a beleza oculta que só é revelada sob a luz da lua e das estrelas.

 

CONCLUSÃO

"Mais Escondido que Orelha de Freira" é um ditado popular que nos convida a desvendar os segredos e as maravilhas escondidas na natureza, especialmente na floresta. A biodiversidade, as relações simbióticas, as adaptações únicas e as paisagens espetaculares são tesouros reservados aos observadores curiosos e atentos.

 

Explorar a floresta com respeito e sensibilidade nos permite apreciar a riqueza da vida que se manifesta em formas ocultas. A cada passo, podemos encontrar algo novo e fascinante, revelando o imenso tesouro natural que se esconde entre as árvores. Valorizar e preservar essas maravilhas é fundamental para garantir que as gerações futuras também possam desfrutar dessas belezas escondidas na natureza.

 


[1] Pesquisador Sênior em Sistemas Agroflorestais (Embrapa – aposentado); Engenheiro Agrônomo (UFCE); Especialista em Planejamento Agrícola (SUDAM / SEPLAN – Ministério da Agricultura); Doutor em Agricultura (ESALQ / USP); Proprietário e Diretor Geral da MCA – Medrado e Consultores Agroflorestais.