DITADOS POPULARES POR UMA VISÃO FLORESTAL: "OS ÚLTIMOS SERÃO OS PRIMEIROS"

OS ÚLTIMOS SERÃO OS PRIMEIROS

"Renovação na Floresta: A Ascensão dos Últimos"

Moacir José Sales Medrado[1]

INTRODUÇÃO

O ditado popular "Os últimos serão os primeiros" nos convida a refletir sobre a possibilidade de renovação e superação. Neste texto, exploraremos a sabedoria da floresta e do sistema agroflorestal, mostrando como a natureza nos ensina sobre a ascensão daqueles que perseveram e a importância da renovação para a prosperidade.

 

DESENVOLVIMENTO

Na floresta, podemos observar a constante transformação e renovação. As árvores mais altas e robustas nem sempre foram as primeiras a brotar. Muitas vezes, são as sementes e mudas que surgem por último que têm a oportunidade de crescer e se destacar. Essa dinâmica natural nos lembra que o tempo e a perseverança podem recompensar os "últimos" com uma posição de destaque.

 

Da mesma forma, o sistema agroflorestal nos mostra como a renovação é fundamental para a prosperidade. Ao promover a diversidade de cultivos e espécies, esse sistema cria um ambiente propício para o crescimento de plantas e animais. As interações entre as espécies estimulam o equilíbrio e a fertilidade do solo, resultando em colheitas abundantes. É a renovação constante do sistema que garante a sua sustentabilidade e produtividade.

 

Na vida, também encontramos situações em que aqueles que persistem, mesmo quando parecem estar em desvantagem, têm a oportunidade de se destacar. O sucesso muitas vezes é alcançado através da resiliência, da persistência e da capacidade de se adaptar às mudanças. A natureza nos ensina que as adversidades podem ser superadas e que a renovação é essencial para o progresso.

 

É importante ressaltar que o ditado não enfatiza apenas a busca pelo sucesso individual, mas também a valorização daqueles que são deixados de lado, marginalizados ou subestimados. Assim como na floresta, onde cada espécie desempenha um papel importante, a diversidade de talentos e habilidades é fundamental para a construção de uma sociedade harmoniosa e inclusiva.

 

CONCLUSÃO

O ditado popular "Os últimos serão os primeiros" nos convida a olhar além das aparências e reconhecer o potencial de renovação e superação presente na natureza e na vida. A floresta e o sistema agroflorestal nos mostram que a perseverança, a adaptação e a renovação constante são fundamentais para alcançar a prosperidade. Que possamos nos inspirar na sabedoria da floresta, reconhecendo o valor daqueles que persistem e trabalhando para criar um mundo onde todos tenham a oportunidade de prosperar e contribuir para um futuro sustentável.

 


[1] Pesquisador Sênior em Sistemas Agroflorestais (Embrapa – aposentado); Engenheiro Agrônomo (UFCE); Especialista em Planejamento Agricola (SUDAM / SEPLAN – Ministério da Agricultura); Doutor em Agricultura (ESALQ / USP); Proprietário da MCA – Medrado e Consultores Agroflorestais