DITADOS POPULARES POR UMA VISÃO FLORESTAL: QUEM TUDO QUER TUDO PERDE

QUEM TUDO QUER, TUDO PERDE

"A Sabedoria da Floresta: Equilíbrio e Gratidão"

Moacir José Sales Medrado (1)

 

INTRODUÇÃO

O ditado popular "Quem tudo quer tudo perde" nos convida a refletir sobre a importância do equilíbrio e da gratidão em nossas vidas. Neste texto, exploraremos como a floresta nos ensina a valorizar o que temos, a buscar o equilíbrio e a evitar excessos que possam levar à perda de algo precioso.

 

DESENVOLVIMENTO

 

A floresta é um exemplo vivo de equilíbrio e harmonia. Cada elemento, desde as árvores majestosas até os menores organismos do solo, desempenha um papel essencial na sustentação do ecossistema. Nenhum elemento da floresta busca mais do que é necessário para a sua sobrevivência e contribuição para o todo.

As árvores, por exemplo, absorvem a quantidade de nutrientes e água de que precisam para crescer e se desenvolver, sem exceder seus limites. Elas não competem entre si de maneira desenfreada, reconhecendo que cada uma tem seu lugar e importância no ecossistema. Essa busca pelo equilíbrio permite que a floresta se mantenha saudável e sustentável ao longo do tempo.

Da mesma forma, a floresta nos ensina sobre a gratidão. Cada elemento do ecossistema, desde os animais até as plantas, depende uns dos outros para sobreviver. As árvores fornecem abrigo e alimento para os animais, enquanto estes desempenham papéis importantes na polinização das plantas e na dispersão de sementes. Há uma interdependência que gera uma rede de gratidão mútua.

Ao buscar tudo de forma desmedida, corremos o risco de perder a capacidade de valorizar e apreciar o que já temos. A ganância e a busca incessante por mais podem nos levar a desequilíbrios e perdas significativas. Assim como a floresta, devemos reconhecer e agradecer pelas bênçãos que recebemos e buscar um equilíbrio saudável em nossas aspirações e necessidades.

 

CONCLUSÃO

O ditado popular "Quem tudo quer tudo perde" nos convida a buscar o equilíbrio e a gratidão em nossas vidas, seguindo o exemplo da sabedoria da floresta. Ao reconhecermos e valorizarmos o que temos, evitamos cair na armadilha da ganância desmedida. A floresta nos ensina sobre a importância do equilíbrio e da interdependência, mostrando-nos que a busca incessante pelo mais pode levar à perda de algo valioso. Que possamos ser gratos pelo que temos, buscar o equilíbrio em nossas aspirações e aprender com a sabedoria da floresta para vivermos vidas mais plenas e harmoniosas.

 

[1] Pesquisador Sènior em Sistemas Agroflorestais (Embrapa – aposentado); Especialista em Planejamento Agricola (SUDAM / SEPLAN – Ministério da Agricultura); Doutor em Agricultura (ESALQ / USP); Proprietário e Diretor Geral da MCA – Medrado e Consultores Agroflorestais Associados.