DITADOS POPULARES POR UMA VISÃO FLORESTAL: "SANTO DE CASA NÃO FAZ MILAGRE"

SANTO DE CASA NÃO FAZ MILAGRE

"Tesouros Ocultos: A Magia da Floresta Conhecida"

Moacir José Sales Medrado (1)

 

INTRODUÇÃO

O ditado popular "Santo de casa não faz milagre" nos leva a refletir sobre a tendência de subestimar ou desvalorizar o que está próximo de nós. Neste texto, exploraremos a riqueza e a magia da floresta, destacando como muitas vezes ignoramos os tesouros ocultos que estão à nossa volta.

 

DESENVOLVIMENTO

A floresta é um ecossistema diverso e complexo, repleto de vida e maravilhas. No entanto, muitas vezes não valorizamos plenamente a sua importância e potencial. Assim como o ditado sugere, podemos negligenciar o "santo de casa" - a floresta próxima a nós - e buscar as maravilhas em lugares distantes.

No entanto, ao adentrarmos a floresta com olhos atentos, descobrimos verdadeiros milagres. Cada árvore, planta, animal e microrganismo desempenha um papel crucial no equilíbrio e na saúde do ecossistema. Os ciclos de vida, a interação entre as espécies e a capacidade de regeneração são verdadeiros milagres da natureza, que muitas vezes passam despercebidos.

Além disso, a floresta abriga uma rica diversidade de recursos naturais que podem trazer benefícios inestimáveis para as comunidades locais. Desde alimentos e medicamentos tradicionais até madeira para construção e energia renovável, a floresta oferece uma ampla gama de recursos que podem ser utilizados de forma sustentável.

No entanto, é necessário um olhar atento e um cuidado responsável para desvendar esses tesouros ocultos. Devemos valorizar e preservar a floresta próxima a nós, reconhecendo sua importância ecológica, social e cultural. Ao fazer isso, permitimos que a magia da floresta se manifeste e que os verdadeiros milagres aconteçam em nosso próprio ambiente.

 

CONCLUSÃO

O ditado popular "Santo de casa não faz milagre" nos lembra da tendência de subestimar o que está próximo de nós. No entanto, ao explorarmos a floresta com olhos atentos, descobrimos tesouros ocultos e a magia que ela contém. Valorizar e preservar a floresta próxima é fundamental para reconhecermos sua importância ecológica e desfrutarmos de seus benefícios. Que possamos enxergar a riqueza e a magia da floresta conhecida, valorizando os verdadeiros milagres que ela proporciona em nosso próprio ambiente.

 

 

[1] Pesquisador Sènior em Sistemas Agroflorestais (Embrapa – aposentado); Especialista em Planejamento Agricola (SUDAM / SEPLAN – Ministério da Agricultura); Doutor em Agricultura (ESALQ / USP); Proprietário e Diretor Geral da MCA – Medrado e Consultores Agroflorestais Associados.