DITADOS

DEUS SEJA LOUVADO !

JESUS ! NOME QUE SALVA !

QUE A GRAÇA DO SENHOR JESUS REPOUSE SOBRE TODOS NÓS !

JESUS ! ESTRELA DA MANHÃ !

“OS QUE CONFIAM NO SENHOR, RENOVARÃO AS SUAS FORÇAS ! ““ ISAÍAS 40- 31

"O SANGUE DE JESUS TEM PODER !"

*********************************************************

CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA TEL. 188

*******************************************

A palavra é viva e vem, de boca em boca, através dos tempos.

E conhecer, é sempre enriquecedor. Vejamos:

. A COBRA VAI FUMAR !

Durante o governo de Getúlio Vargas, em plena 2ª Guerra Mundial, o Brasil tentava se aproximar dos Estados Unidos e, ao mesmo tempo, da Alemanha. Então, passaram a dizer por aí que seria mais fácil uma cobra fumar que o Brasil entrar na guerra.

Mas, a verdade é que acabamos no meio do conflito, apoiando os Estados Unidos. Em resposta aos boatos desaforados, os soldados brasileiros da Força Expedicionária adotaram então como símbolo um escudo com uma cobra fumando.

"A cobra vai fumar" é um ditado popular brasileiro que significa algo difícil de ser realizado, e se acontecer, sérios problemas podem surgir.

*********************************************

TERMINAR EM PIZZA

O termo quer dizer que alguma coisa errada vai ficar sem punição e também teve origem no futebol, mais exatamente na década de 1960. Nessa época, um dos dirigentes do Palmeiras estava há 14 horas em uma reunião sobre assuntos do time quando a fome bateu e o encontro “sério” acabou em uma pizzaria.

Foi um jornalista esportivo, chamado Milton Peruzzi, que acompanhava a reunião pelo Gazeta Esportiva, que usou a expressão pela primeira vez na manchete: “Crise do Palmeiras termina em pizza”.

O termo passou a ser bastante associado à política em 1992, com o impeachment do ex-presidente Fernando Collor. Como o processo de afastamento de um presidente ainda era novidade no Brasil, a maior parte da população não conseguia dizer o termo em inglês, sem contar que muitos não acreditavam que Collor seria realmente punido e acabavam usando a expressão.

****************************************

CUSTAR OS OLHOS DA CARA

Dizem que a expressão surgiu em referência ao espanhol Diego de Almagro, que viveu entre os anos 1479 e 1538. Ele foi um dos conquistadores da América e teria perdido os olhos quando tentava invadir uma fortaleza inca.

Ele próprio teria dito que defender os interesses da coroa espanhola teria custado seus olhos da cara, ao falar sobre o assunto ao imperador Carlos I, da Espanha.

*************************************************

SALVO PELO GONGO

Ao que tudo indica, a expressão teve origem nas lutas

de boxe, já que o pugilista prestes a perder, pode ser salvo pelo soar do gongo ao fim de cada round.

Mas, claro, existe uma outra explicação possível e mais bizarra que fala sobre uma invenção chamada “caixão seguro”. Esse tipo de urna era usado por pessoas que tinham medo de ser enterradas vivas e que encomendavam caixões com uma corda ligada a um sino fora da sepultura. Se elas acordassem, poderiam dar sinal de vida e seriam retiradas das covas.

****************************************

PESQUISADO EM

Wikipédia, a Enciclopédia Livre

Portal Superinteressante,

*********************************************

Esther Lessa
Enviado por Esther Lessa em 29/09/2021
Reeditado em 30/09/2021
Código do texto: T7353041
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.