Veja tudo com seus próprios olhos

Este lema é de Dick Peter, um detetive de ficção criado pelo romancista brasileiro Jeronymo Monteiro (1909-1970) numa série de histórias policiais bem urdidas, hoje raridades.

Dick Peter era novaiorquino, por isso Jeronymo Monteiro, que por sinal escreveu muitas histórias com personagens e ambientes nacionais, nesta série assinou com o pseudônimo de Ronnie Wells. Os leitores nem sabiam que era o Jeronymo Monteiro.

Esta frase é porque Dick Peter, detetive amador, não se impressionava com as conclusões que outros, inclusive da polícia, tiravam, muitas vezes apressadamente, eram conclusões erradas por falta de maior exame dos fatos. Dick preferia examinar ele próprio e assim descobria a verdade, contrariando as opiniões preconceituosas que poderiam até condenar inocentes.

A leitura de algumas aventuras de Dick Peter, como "A febre verde" (o assunto era uma epidemia, vejam só) serviu de inspiração para a minha vida. Hoje em dia, antes de seguir ou crer no que outros dizem (como repassar mensagens que acusam alguém, sem ter certeza do fundamento), eu examino "com meus próprios olhos" e se não puder fazer, ignoro.

Uma pena que as histórias de Dick Peter já não sejam publicadas.